Bremen

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Brema)
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Disambig grey.svg Nota: Para outros significados, veja Bremen (desambiguação).
Bremen
Bremen aerial view 9.JPG
Vista aérea de Bremen a partir da catedral da cidade, no outono)
Brasão Mapa
Brasão de Bremen
Mapa da Alemanha, posição de Bremen acentuada
Administração
País  Alemanha
Estado Bremen
Distrito cidade independente
Prefeito Andreas Bovenschulte (SPD)
Estatística
Coordenadas geográficas 53° 4' 33" N 8° 4' 27" E
Área 325,42 km²
Altitude 11,5 m
População 568 006 (estimativa em 31.12.2017[1])
Densidade populacional 1 745 hab./km²
Outras Informações
Código postal 28001–28779 (antigo: 2800 e 2820)
Código telefônico 0421
Endereço da prefeitura Am Markt 21
28195 Bremen
Website sítio oficial


Bremen (em alemão, Stadtgemeinde Bremen; na forma aportuguesada, raramente usada, Brema[2]) é uma cidade do noroeste da Alemanha, capital do Estado de Bremen (oficialmente Estado da Cidade Hanseática Livre de Bremen, nome que faz referência à sua participação na Liga Hanseática, associação de cidades-estados criada no Medievo), o menor dos estados federais alemães, do qual fazem parte apenas a sua capital homônima e a cidade portuária de Bremerhaven, um exclave situado na foz do Weser, no Mar do Norte, a 60 km da capital.

A cidade de Bremen se formou às margens do rio Weser. É uma das mais importantes da Alemanha e da Europa Central, sendo um grande polo turístico, cultural, comercial e industrial do norte do país. Bremen tem fama de cidade da classe trabalhadora e abriga um grande número de empresas multinacionais e centros de produção.[3] Também é dotada de dezenas de galerias e grandes museus de arte, como o Übersee-Museum Bremen[4] e, dentre os pontos turísticos mais representativos destaca-se a Rathaus (prefeitura), construída entre 1405 e 1410 e considerada como um dos principais exemplares da arquitetura gótica de tijolos (Steingotik). Também são pontos de destaque a estátua de Rolando, erigida no século XIV, um símbolo de justiça e liberdade da cidade independente; as construções medievais da Altstadt (cidade antiga); a estátua alusiva aos músicos de Bremen (Stadtmusikanten) e as ruelas estreitas do Schnoor, o histórico bairro cujas edificações, datadas do século XVI ao século XIX, milagrosamente escaparam da destruição, durante a Segunda Guerra Mundial.

É uma cidade independente (Kreisfreie Städte) ou distrito urbano (Stadtkreis) e integra a Região Metropolitana de Bremen/Oldenburg (em alemão, Metropolregion Bremen/Oldenburg), uma das 11 regiões metropolitanas da Alemanha. Com cerca de 2,5 milhões de habitantes, a RM de Bremen/Oldenburg inclui, além da área da Cidade Hanseática Livre de Bremen (Bremen e Bremerhaven), algumas cidades do estado da Baixa Saxônia.

Em 2017, Bremen tinha uma população estimada de 568 mil habitantes, o que a tornava a 11ª cidade mais populosa do país.[1]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. a b «Germany: States and Major Cities». www.citypopulation.de 
  2. Fernandes, Ivo Xavier (1941). Topónimos e Gentílicos. I. Porto: Editora Educação Nacional, Lda. 
  3. «Commerce». https://www.bremen.eu/commerce 
  4. «Culture and Leisure». www.bremen.de 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]


Imagem: Câmara Municipal e estátua de Rolando no Mercado de Bremen Bremen inclui o sítio "Câmara Municipal e estátua de Rolando no Mercado de Bremen", Património Mundial da UNESCO. Welterbe.svg
Ícone de esboço Este artigo sobre geografia da Alemanha é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.