Brian Friedman

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Brian L. Friedman, (nascido em 28 de maio de 1977) é um dançarino e coreógrafo americano, e criou coreografias para muitos artistas da música populares - como Britney Spears, Beyoncé Knowles e Mariah Carey, bem como para vídeos musicais, turnês e produções para televisão e cinema.

Início de vida[editar | editar código-fonte]

Friedman nasceu em Highland Park (Illinois), Estados Unidos. Ele é judeu. Ele começou a dançar aos 11 anos de idade em sua cidade de Scottsdale, Arizona, e apareceu em vários shows de dança incluindo Newsies e Kids Incorporated. Com a 16 anos de idade, ele foi responsável pelo seu próprio estúdio de dança. Friedman treinou sob Joe Tremaine, Kenny Ortega, Patterson Vince, e Twyla Tharp. Como um jovem dançarino, Friedman trabalhou com artistas como Michael Jackson, Paula Abdul, Celine Dion, Melissa Etheridge, Salt N Pepa, Patti LaBelle e Britney Spears. Ele foi creditado para a prestação de coreografia de filmes como As Panteras e As Panteras: Detonando, entre outros.

Friedman também apareceu em um grupo de canto: "Blessed With Soul", com Brittany Murphy, mas deixou de seguir uma carreira na dança. Friedman também é co-proprietário de um estúdio de uma dança com a mãe, Judi Friedman, chamado The Dance Source, que encerrou em 2000 para que ele pudesse se dedicar integralmente a coreografia.

Prêmios[editar | editar código-fonte]

Friedman foi quatro vezes indicado no MTV Video Music Awards, duas vezes no Music Video Production Awards e cinco vezes no American Choreography Awards.

Ícone de esboço Este artigo sobre dança é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.