Brigham Young (filme)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Brigham Young
No Brasil O Filho dos Deuses[1][2]
 Estados Unidos
1940 •  pb •  114 min 
Direção Henry Hathaway
Roteiro Louis Bromfield
Elenco Tyrone Power
Linda Darnell
Dean Jagger
Género filme de drama
filme biográfico
filme de bangue-bangue
filme de romance
Idioma inglês
Página no IMDb (em inglês)

Brigham Young (bra: O Filho dos Deuses) é um filme estadunidense de 1940, dos gêneros drama, biografia, romance e faroeste, dirigido por Henry Hathaway para a 20th Century Fox. O roteiro romantiza a jornada dos mórmons liderados por Brigham Young, de Illinois até o local onde fundariam Salt Lake City, no século 19.

Michael e Henry Medved citaram Brigham Young em livro de 1984, The Hollywood Hall of Shame, ou o Hall da Vergonha (no sentido de fracassos financeiros) de Hollywood, afirmando que a "Twentieth Century-Fox tentou enfatizar a força dos protagonistas e colocar em segundo plano os elementos religiosos (renomeando depois o filme para Brigham Young, Frontiersman), mas o filme fracassou, até em Utah".[3]

Elenco[editar | editar código-fonte]

Sinopse[editar | editar código-fonte]

No ano de 1844, o religioso Joseph Smith, Jr. e seus seguidores Mórmons vivem na cidade de Nauvoo (Illinois), quando são atacados pela população que quer expulsá-los do local. No ataque os pais de Jonathan Kent e de sua vizinha católica Zina Webb são mortos. Sem ter para onde ir, Zina fica morando com Jonathan e sua mãe e os dois jovens acabam se apaixonando mas Zina resiste em se converter e eventualmente, se casar com ele. Enquanto isso Joseph Smith é preso e assassinado e Brigham Young resolve assumir o comando da igreja, levando os fieis por uma jornada em meio ao Oeste Selvagem, à espera de uma revelação de Deus que indique para onde devem ir e se estabelecer.

Portal A Wikipédia tem os portais:

Referências

  1. «O Filho dos Deuses». Brasil: CinePlayers. Consultado em 7 de janeiro de 2019 
  2. «O Filho dos Deuses». Brasil: AdoroCinema. Consultado em 7 de janeiro de 2019 
  3. Medved & Medved, The Hollywood Hall of Shame (1984), p. 205
Ícone de esboço Este artigo sobre um filme estadunidense é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.