Britannic (filme)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Disambig grey.svg Nota: "Força de Elite" redireciona para este artigo. Para a unidade militar, veja Força especial.
Question book-4.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo, o que compromete a verificabilidade (desde outubro de 2018). Por favor, insira mais referências no texto. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Ambox grammar.svg
Esta página ou secção precisa de correção ortográfico-gramatical.
Pode conter incorreções textuais, e ainda pode necessitar de melhoria em termos de vocabulário ou coesão, para atingir um nível de qualidade superior conforme o livro de estilo da Wikipédia. Se tem conhecimentos linguísticos, sinta-se à vontade para ajudar.
Britannic
Força de Elite[1] (PT)
 Estados Unidos
2000 •  95 min 
Direção Brian Trenchard-Smith
Produção Paul Colichman
Elenco Edward Atterton
Amanda Ryan
Jacqueline Bisset
Ben Daniels
John Rhys-Davies
Bruce Payne
Gênero filme de drama
filme de espionagem
filme de romance
filme de ação
filme de aventura
filme de suspense
Companhia(s) produtora(s) Flashpoint
Lançamento Estados Unidos 10 de janeiro de 2000[2]
Idioma língua inglesa

Britannic (POR Força de Elite) é um telefilme estadunidense de 2000, dos gêneros drama, guerra, romance, ação, aventura e suspense, dirigido por Brian Trenchard- Smith.

É uma história de fictícia baseada no naufrágio real do HMHS Britannic em novembro de 1916; ela apresenta um agente alemão sabotando o transatlântico, que servia como navio-hospital para o exército britânico. O filme é estrelado por Edward Atterton e Amanda Ryan, com Jacqueline Bisset, Ben Daniels, John Rhys-Davies e Bruce Payne como co-estrelas.

Enredo[editar | editar código-fonte]

Gtk-paste.svg Aviso: Este artigo ou se(c)ção contém revelações sobre o enredo.

Em Southampton no ano de 1916, o HMHS Britannic, navio irmão do RMS Titanic, foi reformado como navio-hospital para transportar soldados feridos na Campanha de Galípoli. Entre as enfermeiras que devem servir a bordo está Lady Lewis (Jacqueline Bisset). Viajando com ela está Vera Campbell (Amanda Ryan), uma agente da Inteligência Britânica posando como governanta de Lady Lewis. Campbell fica nervosa com a viagem, tendo sobrevivido ao naufrágio do Titanic quatro anos antes, perdendo também o marido. Ela relata sua missão ao capitão Bartlett (John Rhys-Davies), que tem dúvidas de que uma mulher possa fazer tal trabalho.

Um espião alemão embarcou no Britannic disfarçado como o capelão do navio, o capelão Reynolds (Edward Atterton), e logo descobre que o Britannic está carregando secretamente uma grande quantidade de armas pequenas e munições com destino ao Cairo. Sob os artigos de guerra, Reynolds considera suas ações contra o Britannic legais e inicia uma série de tentativas de sabotagem para assumir a embarcação ou afundá-la, inclusive incitando os rebeldes irlandeses, todos os membros da Irmandade Republicana Irlandesa, a um motim.

Cada tentativa de sabotagem é impedida por Vera Campbell - com a eventual cooperação da tripulação do navio. Sem saber que Campbell é a responsável, Reynolds se vê atraído por ela enquanto a viagem prosseguia. Enquanto os dois passam tempo juntos, eles se apaixonam e Campbell faz sexo com Reynolds antes de descobrir sua verdadeira identidade.

Reynolds faz um buraco na proa ao lado da porta do navio. O Britannic, gravemente danificado, tenta navegar para a ilha de Kea a 11 quilômetros de distância, mas a operação de atracação faz com que o navio-hospital afunde ainda mais rápido. Campbell descobre que William, um dos filhos de Lady Lewis, desapareceu. Reynolds a ajuda e eles conseguem levar o menino a um bote salva-vidas antes que o mesmo seja abaixado. Outra explosão maciça faz com que Reynolds fique preso em uma sala inundada. Campbell ajuda Reynolds a escapar e os dois fazem o seu caminho através do navio, nadando através de salas inundadas, grades e corredores, acabando por sair nadando através de uma escotilha e subindo a bordo de um bote salva-vidas vazio que já estava na água, mas com as cordas presas ao navio.

Campbell e Reynolds notam um bote salva-vidas cheio de pessoas sendo puxadas para dentro das hélices ainda em movimento. Eles observam com horror o bote salva-vidas e seus ocupantes serem despedaçados pelas lâminas da hélice. Reynolds amarra Campbell a uma linha que lhes foi atirada de um bote salva-vidas próximo. Reynolds a joga no mar depois de beijá-la. Logo depois, as cordas do bote salva-vidas se rompem e ele também começa a ser sugado pelas hélices. Reynods decide cometer suicídio, permanecendo a bordo do bote salva-vidas enquanto é esmagado pelas pás da hélice. Alguns momentos depois, o navio se vira, fazendo com que as chaminés caiam no mar enquanto o Britannic afunda sob as ondas. Um navio de guerra, HMS Victoria, chega para resgatar os sobreviventes. Refletindo sobre sua experiência, Vera cita o poema "Rola, Oceano..." da A Peregrinação de Childe Harold por Lord Byron.

Gtk-paste.svg Aviso: Terminam aqui as revelações sobre o enredo.

Elenco[editar | editar código-fonte]

  • Edward Atterton como o capelão Reynolds
  • Amanda Ryan como Vera Campbell
  • Jacqueline Bisset como sra. Lewis
  • Ben Daniels como Townsend
  • John Rhys-Davies como o capitão Charles Alfred Bartlett
  • Bruce Payne como o dr. Baker
  • Alex Ferns como Stoker Evans
  • Eleanor Oakley como Sarah Lewis
  • Archie Davies como William Lewis
  • Ed Stobart como Mayfield
  • Adam Bareham como o radiotelegrafista do Britannic
  • David Lumsden como o radiotelegrafista alemão
  • Wolf Kahler como o capitão Kruger
  • Philip Rham como Jurgens
  • Daniel Coonan como Seamus
  • Daniel Tatatrsky como Martin
  • Martin Savage como Sweeney
  • Francis Magee como Reilly
  • Niven Boyd como o capitão Helm
Portal A Wikipédia tem os portais:

Referências

  1. Força de Elite no SapoMag (Portugal)
  2. «Britannic - TV Movie». TV Tango. Consultado em 7 de setembro de 2012 
Ícone de esboço Este artigo sobre um telefilme, integrado ao projeto sobre televisão, é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.