Bruce Campbell

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Text document with red question mark.svg
Este artigo ou secção contém uma ou mais fontes no fim do texto, mas nenhuma é citada no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações. (desde janeiro de 2012)
Por favor, melhore este artigo introduzindo notas de rodapé citando as fontes, inserindo-as no corpo do texto quando necessário.
Bruce Campbell.
Bruce Campbell.
Nome completo Bruce Lorne Campbell
Nascimento 22 de Junho de 1958 (55 anos)
Nacionalidade Estados Unidos norte-americano
IMDb: (inglês) (português)

Bruce Lorne Campbell (Miami, 22 de junho de 1958) é um ator norte-americano. Dentre seus trabalhos estão a trilogia The Evil Dead e inúmeras aparições nas séries Xena: Warrior Princess e Hercules: The Legendary Journeys ele também estrelou A Série The Adventures of Brisco County, Jr.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Vida pessoal[editar | editar código-fonte]

Campbell se formou em uma universidade em Michigan. Na juventude, teve uma briga muito séria com seu irmão, Don, e trás uma cicatriz em forma de L no queixo até hoje como lembrança. Antes de ser ator, Bruce era baby-sitter, e chegou a cuidar de Ted Raimi, com o qual viria a contracenar no futuro.

Casou-se e teve dos filhos com Christine Deveau, de quem se divorciou em 1983, mas voltou a casar em 1991, com Ida Gearon.

Carreira[editar | editar código-fonte]

Bruce queria ser ator desde os oito anos de idade, quando viu seu pai atuando em um teatro da comunidade local. Brevemente já estaria seguindo os passos de seu pai, atuando no mesmo teatro. Começou sua carreira como ator aos 14 anos, interpretando King na produção King and I. Depois, apareceu em várias produções do teatro da comunidade, incluindo South Pacific e Sweet Bird of Youth.

Enquanto iniciava sua carreira de ator, começou a fazer filmes em Super-8 com um amigo. Após alguns trabalhos em sala de aula, Bruce se tornou um amigo próximo de Sam Raimi em 1975. Resolveram fazer alguns filmes em Super-8 juntos apenas por diversão. Em 1976, Bruce se tornou um aprendiz voluntário na produtora Traverse City's Cherry County, em Michigan, trabalhando longas horas nos bastidores de produções, no desenvolvimento de sets, como assistente e até garoto de recados.

Campell em 2005

Depois de aproximadamente seis meses na Universidade Western Michigan, Bruce desistiu para seguir uma carreira em realização de filmes, conseguindo um emprego como assistente de produção de uma produtora de comerciais em Detroit. Em 1979, junto com seu colega Sam Raimi e seu parceiro Robert Tapert, Bruce criou um curta em Super-8 chamado Within the Woods. Esse curta foi usado como inspiração e arrecadação de fundos de investidores para a realização do maior filme de horror de todos os tempos, The Evil Dead. Eles conseguiram arrecadar $350,000, com Bruce estrelando e tornando-se Co-Produtor Executivo do filme. The Evil Dead se tornou um cult e foi o filme mais vendido em 1983 na Inglaterra. Foi enviado para o Festival de Cannes, onde recebeu elogios do escritor Stephen King, o que atraiu a atenção de distribuidoras como a New Line Cinema, que espalhou a produção para os EUA.

Seu filme seguinte foi Dois Heróis Bem Trapalhões, que foi co-escrito por Sam Raimi & Ethan e Joel Coen. Dino DeLaurentis produziu Evil Dead II, seqüência para o clássico, com um valor maior $3,5 milhões. Bruce se mudou para Los Angeles e começou a aparecer em diversas produções de baixo-orçamento como Missão Lua - A Viagem Do Terror e Maniac Cop. Nesse período, conheceu e se casou com sua segunda esposa, a figurinista Ida Gearon, durante as filmagens de Pesadelo Futuro em 1990.

Atuando durante um período série The Adventures of Brisco County, Jr, Bruce começou a fazer pontas em diversas séries populares como Lois & Clark: The new Adventures of Super-Man, começou a fazer diversas aparições nas séries Hercules: The Legendary Journeys e Xena: Warrior Princess, como o memorável Autólycus, um personagem muito lembrado dele. Também fez alguns filmes de vez em quando com pequenas participações como Congo, Gold Rush!, Fuga de Los Angeles e McHale's Navy. O ator também emprestou sua voz em vários jogos em CD-Rom como Pitfall 3-D.

Seus interesses também se voltaram para a direção, o que o fez em séries como Hercules: The Legendary Journeys e Xena: Warrior Princess e V.I.P, além de alguns filmes como Man with the Screaming Brain e o aguardado My Name is Bruce. Bruce continua fazendo filmes a todo vapor. Nos últimos anos, esteve no interessante A Floresta, no ótimo Bubba Ho-Tep e na sequência Bubba Nosferatu and the Curse of the She-Vampires, além de suas notórias pontas nos blockbusters na trilogia Homem-Aranha, como um apresentador de lutas, um porteiro e um garçom.

Foi anunciado que o filme My Name is Bruce teria uma continuação. O titulo dado foi My Name is Still Bruce (Na tradução livre, Meu Nome Ainda é Bruce), mas foi trocado por Bruce vs Frankenstein. O filme ainda não tem data para ser lançado.

Escritor[editar | editar código-fonte]

Bruce possui uma interessante autobiografia intitulada If Chins Could Kill: Confessions of a 'B' Movie Actor, com sucesso de vendas em 2001. Também escreveu: Man with the Screaming Brain e Make Love the Bruce Campbell Way e joje numa biografia pessoal.

Citações[editar | editar código-fonte]

  • Por um longo tempo eu ficava constrangido ao dizer que eu era um ator de filme "B", mas agora eu sei o que Hollywood quis dizer. Eu descobri que o "B" quer dizer better(trad.: melhor).
  • Os filmes mais fáceis de se fazer são os mais difíceis de serem assistidos.
  • Os atores que dizem viver os personagens são loucos, ou exibicionistas.

Prêmios[editar | editar código-fonte]

Venceu a categoria de melhor ator em 2003 por seu papel em Bubba Ho-tep, e recebeu mais duas indicações, e em 2003 por The Evil Dead e em 2004 por Bubba To-Tep.

Curiosidades[editar | editar código-fonte]

Broom icon.svg
Seções de curiosidades são desencorajadas pelas políticas da Wikipédia.
Ajude a melhorar este artigo, integrando ao corpo do texto os itens relevantes e removendo os supérfluos ou impróprios.
  • Em 2003, sofreu um pequeno acidente em Oregon, mas saiu com ferimentos leves.
  • Foi considerado para o papel do Agente Doggett em Arquivo X.
  • Foi considerado para protagonizar Darkman, mas acabou ficando apenas com a ponta no final.
  • Fez testes para atuar em Ghost.
  • Foi a primeira escolha para o papel de Louis Creed, em Cemitério Maldito, mas foi descartado.
  • È considerado o ator mais azarado de Hollywood.

Filmografia[editar | editar código-fonte]

Televisão e cinema[editar | editar código-fonte]

Produtor[editar | editar código-fonte]

Diretor[editar | editar código-fonte]

Escritor[editar | editar código-fonte]

Soundtrack[editar | editar código-fonte]

Editor[editar | editar código-fonte]

Fotografia[editar | editar código-fonte]

Voz[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]