Caitlyn Jenner

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Bruce Jenner)
Ir para: navegação, pesquisa
Caitlyn Jenner
Jenner em 2015.
Atletismo
Nome completo William Bruce Jenner (batismo)
Caitlyn Marie Jenner (pós transição)
Modalidade decatlo
Nascimento 28 de outubro de 1949 (66 anos)
Nova Iorque, Estados Unidos
Nacionalidade Povo dos Estados Unidos norte-americana
Compleição Peso: 88 kg Altura: 1,88 m
Medalhas
Jogos Olímpicos
Ouro Montreal 1976 Decatlo
Jogos Pan-Americanos
Ouro Cidade do México 1975 Decatlo

Caitlyn Marie Jenner, nascida William Bruce Jenner (Mount Kisco, 28 de outubro de 1949), é uma atriz, modelo, socialite e ex-atleta transexual norte americana.[1] Conquistou fama em seu país após vencer uma medalha de ouro no decatlo durante os Jogos Olímpicos de Verão de 1976, e anos depois teve proeminência mundial ao participar juntamente com sua família do reality show Keeping Up with the Kardashians.

Carreira esportiva[editar | editar código-fonte]

Jenner jogou futebol americano na faculdade, parando após uma lesão no joelho. O treinador de atletismo da instituição viu seu potencial para o decatlo, no qual Jenner estreou em 1970. Após terminar em quinto lugar nos Jogos Olímpicos de Verão de 1972, Jenner iniciou um treinamento intenso, vencendo o torneio nacional em 1974, a medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos de 1975, e um recorde mundial nas eliminatórias americanas para as Olimpíadas. Após vencer o ouro no decatlo dos Jogos Olímpicos de Verão de 1976, foi aclamado como "maior atleta do mundo" nos Estados Unidos.[2]

Transição[editar | editar código-fonte]

Em 2015, a mãe de Caitlyn Jenner confirmou que a ex-atleta estava em processo de transição de gênero, já que se identificava como uma mulher. Entretanto Caitlyn pediu ao público a ser tratada com pronomes masculinos e como 'Bruce' (seu nome de registro) até o término de sua transição.[3]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «Ex-atleta olímpica americana Bruce Jenner se declara mulher» (em inglês). G1. 25 de abril de 2015. Consultado em 25 de abril de 2015. 
  2. «Bruce Jenner: The world's greatest athlete» ESPN [S.l.] July 7, 2015. 
  3. «'I have never been more proud of him': Bruce Jenner's mother confirms that the reality TV star IS transitioning into a woman». Daily Mail. 3 de fevereiro de 2015. Consultado em 5 de fevereiro de 2015. 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Athletics pictogram.svg Este artigo sobre um(a) atleta, integrado ao Projeto Desporto, é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.