Bruce Timm

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Bruce Timm
Bruce Walter Timm
Comic image missing-pt.png

Nascimento 8 de fevereiro de 1961 (55 anos)
Nacionalidade estadunidense
Área(s) de atuação Desenhista, Animador, escritor, produtor
Trabalhos de destaque Batman: The Animated Series
Superman: The Animated Series
Batman Beyond
Liga da Justiça (desenho)
Prêmios Prêmio Eisner

Bruce Walter Timm (8 de fevereiro de 1961) é um ilustrador, animador e produtor norte-americano. Ele também escreve e desenha histórias em quadrinhos, sendo mais conhecido por ajudar a moldar o formato dos desenhos animados atuais da DC Comics. Foi produtor - supervisor de animação da DC Comics, até 2013(a seguir ao lançamento de The Dark Knight Returns).[1]

Estilo de animação e influências[editar | editar código-fonte]

Bruce Timm possui estilo minimalista e angular baseia-se fortemente ao amor e a dedicação às HQs dos anos 50 e anos 60 e implantou um estilo arquitetônico, chamado artísticamente de art déco(eles chamavam internamente de dark deco durante Batman: A Série Animada).

Timm reconhece como influências , os ilustradores e animadores Jack Kirby, Harvey Kurtzman, Jim Steranko, John Buscema, Wally Wood, Frank Frazetta, Dan DeCarlo, David Mazzuchelli e Alex Toth.

Embora tivesse dividido as funções de design de personagens em "Superman: The Animated Series" e "Liga da Justiça" com James Tucker, Timm fez quase todos os personagens de "Batman: A Série Animada"(excetuando-se Mr. Freeze(Senhor Frio) e Charada, que foram desenhados por Mike Mignola, caracteres do Batman e o Chapeleiro Maluco por Kevin Nowlan).

Animação[editar | editar código-fonte]

Primeiros anos[editar | editar código-fonte]

Bruce Timm praticamente começou sua carreira de animador em 1981 quando ele obteve um emprego na Filmation como um artista de layout trabalhando no Blackstar e The Lone Ranger. Em 1982, ele foi trabalhar na Don Bluth Productions como um animador assistente no The Secret of N.I.M.H. Timm então retornou à Filmation para trabalhar no He-Man e os Mestres do Universo e She-Ra a Princesa do Poder. Em 1984, Timm integrou a Marvel Productions como um desenhista de personagens nas séries As Novas Aventuras do Super Mouse de Ralph Bakshi Productions em 1987 e The Beany and Cecil Show para DIC em 1988.

Sua animação na Warner Bros[editar | editar código-fonte]

Em 1989, Timm foi trabalhar na Warner Bros. Television como roteirista e desenhista de personagens para Steven Spielberg Presents Tiny Toon Adventures. Mais tarde, ele foi promovido a produtor de Batman: The Animated Series.

Ele também trabalhou em Super-Homem, que estreou em 1996, e no Batman, que foi o próximo exemplar das séries com o personagem e que estreou em 1997. Timm continuou seu trabalho como produtor da Warner Bros. Tendo ajudado a criar a mais nova personificação de Batman, o futurista Batman Beyond, atualmente exibido no Cartoon Network. Timm também foi produtor do longa-metragem Batman Beyond: Return of the Joker antes de assumir a posição de criador e produtor da Liga da Justiça para o Cartoon Network. No rastro veio Batman: O Cavaleiro de Gotham, Superman: Doomsday e colaborou com diretor de filme de Man of Steel Zack Snyder, criando um curta de 75º aniversário do Superman. Em 2014, escreve e produz, Justice League: Gods and Monsters e Justice League: Gods and Monsters Chronicles.[2] Em 2014 ele realizou "Batman: Strange Days". Consiste num curta celebrando o 75º aniversário do Batman e é uma homenagem a uma aparição de Hugo Strange(primeira aparição nos quadrinhos).

Quadrinhos[editar | editar código-fonte]

Embora Timm seja mais conhecido por seu trabalho em animação, seu primeiro sonho foi se converter num artista de quadrinhos da Marvel. Embora o sonho dele não se realizasse, produziu minisséries, principalmente para DC que tornou-se interessada em seu trabalho artístico.

Em 1994, Timm e o escritor Paul Dini(escreveram e dirigiram a premiada Coração de Gelo, na série animada do Batman) ganharam o Prêmio Eisner 1994 para a "melhor história individual" ("melhor história única"). [3] com a história de comédia Mad Love, que conta a origem da Arlequina, criada pela parceria Timm e Dini. Timm ganhou o mesmo prêmio no ano seguinte com um especial de Natal do Batman ("Batman Adventures Holiday Special") com Dini, Ronnie del Carmen e outros.

Em 2005, Timm contribuiu com seus desenhos para duas histórias em quadrinhos. Um era uma história curta em Conan #18, intitulado "Conan's Favorite Joke" ("A favorita piada de Conan"). O outro era uma história curta de Canário Negro de Birds of Prey #86.

Dublagem[editar | editar código-fonte]

Embora Timm não exercesse normalmente função como dublador, ele forneceu sua voz para vários personagens da série de animação em que ele trabalhou. Suas mais notáveis aparições incluem o episódio "Beware the Gray Ghost"(Cuidado com o Fantasma Cinzento) de "Batman: A Série Animada", no qual interpreta o dono de uma loja de brinquedos; "Holiday Knights", de " As Novas Aventuras de Batman", em que aparece uma versão animada de si mesmo; e "Batman do Futuro" que interpreta o líder Jokerz.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre autor ou ilustrador de banda desenhada é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Ícone de esboço Este artigo sobre animador é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
  1. Melrose, Kevin. «BRUCE TIMM STEPS DOWN AS DC DVD PRODUCER». Newsarama. Consultado em May 27, 2013. 
  2. «Machinima Lands Exclusive Animated ‘Justice League’ Series». Variety. September 17, 2014. Consultado em September 17, 2014. 
  3. :// a www.comic-con.org/cci/cci_eisners_pastwinners.php#1994 1994 Eisner Awards