Bruce Timm

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Bruce Timm
Bruce Walter Timm
Comic image missing-pt.png

Nascimento 8 de fevereiro de 1961 (55 anos)
Nacionalidade estadunidense
Área(s) de atuação Desenhista, Animador, escritor, produtor
Trabalhos de destaque Batman: The Animated Series
Superman: The Animated Series
Batman Beyond
Liga da Justiça (desenho)
Prêmios Prêmio Eisner

Bruce Walter Timm (8 de fevereiro de 1961) é um ilustrador, animador e produtor norte-americano. Ele também escreve e desenha histórias em quadrinhos, sendo mais conhecido por ajudar a moldar o formato dos desenhos animados atuais da DC Comics. Foi produtor - supervisor de animação da DC Comics, até 2013(a seguir ao lançamento de The Dark Knight Returns).[1]

Estilo de animação e influências[editar | editar código-fonte]

Bruce Timm possui estilo minimalista e angular baseia-se fortemente ao amor e a dedicação às HQs dos anos 50 e anos 60 e implantou um estilo arquitetônico, chamado artísticamente de art déco(eles chamavam internamente de dark deco durante Batman: A Série Animada).

Timm reconhece como influências , os ilustradores e animadores Jack Kirby, Harvey Kurtzman, Jim Steranko, John Buscema, Wally Wood, Frank Frazetta, Dan DeCarlo, David Mazzuchelli e Alex Toth.

Embora tivesse dividido as funções de design de personagens em "Superman: The Animated Series" e "Liga da Justiça" com James Tucker, Timm fez quase todos os personagens de "Batman: A Série Animada"(excetuando-se Mr. Freeze(Senhor Frio) e Charada, que foram desenhados por Mike Mignola, caracteres do Batman e o Chapeleiro Maluco por Kevin Nowlan).

Animação[editar | editar código-fonte]

Primeiros anos[editar | editar código-fonte]

Bruce Timm praticamente começou sua carreira de animador em 1981 quando ele obteve um emprego na Filmation como um artista de layout trabalhando no Blackstar e The Lone Ranger. Em 1982, ele foi trabalhar na Don Bluth Productions como um animador assistente no The Secret of N.I.M.H. Timm então retornou à Filmation para trabalhar no He-Man e os Mestres do Universo e She-Ra a Princesa do Poder. Em 1984, Timm integrou a Marvel Productions como um desenhista de personagens nas séries As Novas Aventuras do Super Mouse de Ralph Bakshi Productions em 1987 e The Beany and Cecil Show para DIC em 1988.

Sua animação na Warner Bros[editar | editar código-fonte]

Em 1989, Timm foi trabalhar na Warner Bros. Television como roteirista e desenhista de personagens para Steven Spielberg Presents Tiny Toon Adventures. Mais tarde, ele foi promovido a produtor de Batman: The Animated Series.

Ele também trabalhou em Super-Homem, que estreou em 1996, e no Batman, que foi o próximo exemplar das séries com o personagem e que estreou em 1997. Timm continuou seu trabalho como produtor da Warner Bros. Tendo ajudado a criar a mais nova personificação de Batman, o futurista Batman Beyond, atualmente exibido no Cartoon Network. Timm também foi produtor do longa-metragem Batman Beyond: Return of the Joker antes de assumir a posição de criador e produtor da Liga da Justiça para o Cartoon Network. No rastro veio Batman: O Cavaleiro de Gotham, Superman: Doomsday e colaborou com diretor de filme de Man of Steel Zack Snyder, criando um curta de 75º aniversário do Superman. Em 2014, escreve e produz, Justice League: Gods and Monsters e Justice League: Gods and Monsters Chronicles.[2] Em 2014 ele realizou "Batman: Strange Days". Consiste num curta celebrando o 75º aniversário do Batman e é uma homenagem a uma aparição de Hugo Strange(primeira aparição nos quadrinhos).

Quadrinhos[editar | editar código-fonte]

Embora Timm seja mais conhecido por seu trabalho em animação, seu primeiro sonho foi se converter num artista de quadrinhos da Marvel. Embora o sonho dele não se realizasse, produziu minisséries, principalmente para DC que tornou-se interessada em seu trabalho artístico.

Em 1994, Timm e o escritor Paul Dini(escreveram e dirigiram a premiada Coração de Gelo, na série animada do Batman) ganharam o Prêmio Eisner 1994 para a "melhor história individual" ("melhor história única"). [3] com a história de comédia Mad Love, que conta a origem da Arlequina, criada pela parceria Timm e Dini. Timm ganhou o mesmo prêmio no ano seguinte com um especial de Natal do Batman ("Batman Adventures Holiday Special") com Dini, Ronnie del Carmen e outros.

Em 2005, Timm contribuiu com seus desenhos para duas histórias em quadrinhos. Um era uma história curta em Conan #18, intitulado "Conan's Favorite Joke" ("A favorita piada de Conan"). O outro era uma história curta de Canário Negro de Birds of Prey #86.

Dublagem[editar | editar código-fonte]

Embora Timm não exercesse normalmente função como dublador, ele forneceu sua voz para vários personagens da série de animação em que ele trabalhou. Suas mais notáveis aparições incluem o episódio "Beware the Gray Ghost"(Cuidado com o Fantasma Cinzento) de "Batman: A Série Animada", no qual interpreta o dono de uma loja de brinquedos; "Holiday Knights", de " As Novas Aventuras de Batman", em que aparece uma versão animada de si mesmo; e "Batman do Futuro" que interpreta o líder Jokerz.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre autor ou ilustrador de banda desenhada é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Ícone de esboço Este artigo sobre animador é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
  1. Melrose, Kevin. "BRUCE TIMM STEPS DOWN AS DC DVD PRODUCER". Newsarama. Consult. May 27, 2013. 
  2. "Machinima Lands Exclusive Animated ‘Justice League’ Series". Variety. September 17, 2014. Consult. September 17, 2014. 
  3. :// a www.comic-con.org/cci/cci_eisners_pastwinners.php#1994 1994 Eisner Awards