Brunilda da Austrásia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Brunilda
Rainha da Austrásia
Casamento de Brunilda e Sigeberto. Iluminura do século XV.
Cônjuge Sigeberto I
Meroveu
Descendência Ingunda
Clodosindo
Childeberto II
Dinastia Merovíngia (por casamento)
Nascimento c. 545/50
  Toledo, Espanha
Morte 613 (68 anos) ou (63 anos)
  Renève, Borgonha, França
Enterro Abadia de São Martim de Autun, Borgonha, França
Religião Catolicismo
Arianismo (anteriormente)
Pai Atanagildo
Mãe Gosuinda


Brunilda da Austrásia (em espanhol: Brunegilda; Toledo, c. 545/50Renève, 613)[1] foi uma rainha do reino merovíngio da Austrásia. Brunilda era filha do rei visigodo Atanagildo e Gosuinda, e tornou-se rainha da Austrásia por meio do seu casamento com o rei Sigeberto I.

Brunilda foi ferrenha inimiga de Fredegunda, rainha na corte vizinha da Nêustria, e a rivalidade entre as duas soberanas foi a fonte de guerras civis e grande instabilidade política nos reinos francos da época. Sua vida é conhecida, em parte, pela obra de Gregório de Tours.

Vida[editar | editar código-fonte]

Brunilda nasceu em Toledo, a capital da Hispânia visigoda, filha do rei Atanagildo e da rainha Gosuinda, por volta do ano 550. Ela veio da corte toledana à Austrásia para casar-se com Sigeberto I, que buscava unir-se a uma mulher de origem nobre. Brunilda, assim como a corte visigoda, era originalmente uma cristã ariana, mas converteu-se ao Catolicismo antes de chegar à corte merovíngia. Brunilda chegou com grande riqueza e deu à corte de Austrásia um grande prestígio, quando comparado a outros reinos francos.

A chegada da nobre visigoda à corte da Austrásia causou imensa inveja ao rei Chilperico I, irmão de Sigeberto que governava a vizinha Nêustria (também chamada reino de Soissons). Chilperico arranjou um casamento com a irmã de Brunilda, Galsuinta, que durou pouco devido às intrigas de Fredegunda, uma concubina de Chilperico de origem humilde. Galsuinta foi assassinada e Fredegunda tornou-se rainha da Nêustria ao casar-se com Chilperico.

A morte da irmã desencadeou o ódio entre Brunilda e Fredegunda e uma guerra civil entre a Nêustria e a Austrásia. Em meio à guerra, Sigeberto foi assassinado em 575 por emissários enviados pela Nêustria, e Chilperico tomou os bens da Austrásia. Brunilda foi banida a Ruão e foi separada de seu filho, Childeberto.

Suplício de Brunilda. Iluminura nas Grandes Crónicas de França, século XV

O ostracismo político de Brunilda durou até a década de 580, quando casou-se com Meroveu, filho de Chilperico e de sua primeira mulher, Audovera. Esse casamento também terminou de maneira trágica, uma vez que Meroveu foi morto quando escapava de seu pai. Porém, a morte de Chilperico em 584 e a maioridade de Childeberto II, filho e herdeiro de Brunilda e Sigeberto, melhoraram as perspectivas de Brunilda. Childeberto foi reconhecido como rei por outros soberanos francos, como Gontrão de Borgonha, o que garantiu a influência de Brunilda nas décadas seguintes.

Durante os reinados de seu filho e também de seu neto, Teodorico II da Borgonha, Brunilda foi uma mulher influente que co-governou a Austrásia, estabelecendo alianças importantes com o reino visigodo ibérico e com o Papado. Em 612, ela fez com que Teodorico atacasse o reino de seu irmão Teodeberto II, que foi capturado e morto.

A sorte de Brunilda mudou com a morte de Teodorico de disenteria, em 613. Clotário II, filho de Chilperico e Fredegunda e rei da Nêustria, conseguiu desencadear uma revolta contra ela, que foi aprisionada e acusada da morte de vários reis. Brunilda foi considerada culpada e executada de maneira cruel: foi atada a um cavalo e arrastada até morrer.

Referências

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Brunilda na Encyclopedia of barbarian Europe: society in transformation. Michael Frassetto. ABC-CLIO, 2003. ISBN 1576072630 [1]
  • Guida Myrl Jackson-Laufer. Women rulers throughout the ages: an illustrated guide. ABC-CLIO, 1999. ISBN 1576070913 [2]
Ícone de esboço Este artigo sobre História ou um(a) historiador(a) é um esboço relacionado ao Projeto História. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.


O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Brunilda da Austrásia