Bruno Fortunato

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Bruno Fortunato
Informação geral
Nascimento 23 de junho de 1956 (61 anos)
Origem Rio de Janeiro,RJ
País  Brasil
Gênero(s) Rock brasileiro
Pop rock
Instrumento(s) Violão
Guitarra
Bandolim
Período em atividade 1981 - atualmente
Outras ocupações Músico
Instrumentista
Compositor
Afiliação(ões) Kid Abelha

Bruno Fortunato (Rio de Janeiro, 23 de junho de 1956) é um guitarrista brasileiro, conhecido por ser integrante da banda Kid Abelha.

Infância[editar | editar código-fonte]

Aos 7 anos ganhou seu primeiro violão. Aos 8, começou a ouvir os Beatles. Recortava cartolinas no formato de guitarras e fingia tocar como os ídolos.

Por influência de amigos que se uniam em grupos, começou a estudar violão clássico, mas se considerava rebelde para a disciplina que o estudo exigia. Às vésperas de completar um ano de estudos, desanimou e parou de ter aulas.

Já adolescente, fez uma escolha que, mais tarde, se revelaria decisiva em sua vida adulta: de presente de aniversário preferiu uma guitarra (de marca japonesa) a uma prancha de surf.

Nessa época, ouvia muito blues e rock. Depois de um tempo, influenciado por amigos intelectuais, começou a gostar de jazz.

Influências[editar | editar código-fonte]

Os discos mais frequentes em sua vitrola eram os do Cream, Beatles, Jimi Hendrix, Led Zeppelin (rock) e Miles Davis (jazz). Quando criança, Bruno ouvia muita música clássica, e cultiva, ainda hoje, o gosto pelos compositores Beethoven, Scarlatti e Monteverdi.

A dúvida entre o caminho acadêmico, mais convencional e respeitado pela família e pela sociedade, e a carreira artística, na época com poucas chances de dar certo e considerada "delírio juvenil" e "coisa de doidão", permeou, a exemplo de quase toda uma geração, sua trajetória durante os anos 70 e início dos 80. Nesse período, estudou Arquitetura e História, não chegando a concluir nenhum dos dois cursos.

A formação universitária aliada à curiosidade pelo universo hippie setentista do bairro de Ipanema, estimulou seu interesse pela literatura filosófica oriental. Bruno é vegetariano convicto, e adora chocolates.

Tecnologia[editar | editar código-fonte]

Um de seus hobbies favoritos é colecionar equipamentos de áudio e vídeo de última geração e registrar os bastidores de gravações e shows do Kid Abelha. Também se diverte gravando, em casa, solos e arranjos de guitarra dos discos da banda.

Accordrelativo20060224.png Este artigo sobre um(a) músico(a) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.