Brutal death metal

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Brutal Death Metal)
Ir para: navegação, pesquisa
Brutal Death Metal
Dying Fetus, John Gallagher at Party.San Open Air 2013 05.jpg
John Gallagher, com o Dying Fetus, no Party.San Open Air 2013
Origens estilísticas Death metal
Contexto cultural Fim da década de 1990 nos EUA
Instrumentos típicos Bateria, Baixo, Guitarra, Vocal gutural
Popularidade Underground
Formas derivadas Technical Brutal Death Metal
Gêneros de fusão
Deathgrind, Porngrind, Technical Death Metal
Formas regionais
EUA, Canadá, Alemanha, Rússia, Suécia, Brasil

Brutal death metal é um subgênero musical do Death metal[1], cuja música é mais agressiva, veloz e pesada. O gênero é considerado por muitos como o mais extremo da música em geral.

Características[editar | editar código-fonte]

O brutal death metal é baseado numa bateria extremamente rápida, com uma grande predileção pelo blast beat e guitarras vibrantes, muitas vezes com 7 cordas, ou com 6 cordas onde estas são ajustadas vários tons abaixo da afinação normal ou "padrão", frequentemente combinadas com tons agudos dos riffs que a torna mais estridente. O baixo se caracteriza pela sincronia que faz com o bumbo duplo e pedal duplo da bateria. No geral, o Brutal death metal se caracteriza pelos velozes blast beats, as guitarras muito pesadas, e o vocalista cantando de forma lenta, destacando-se com gritos graves e intervenções agudas, o que o torna no gênero mais extremo da música atualmente. As letras geralmente tem a temática gore e niilista.

O Brutal Death Metal surge no fim dos anos 80 inicio dos anos 90 solidificando-se em meados da década de 90, como derivação do Death metal. As bandas que deram início a esse movimento mais extremo do subgênero foram: Cannibal Corpse, Deicide, Morbid Angel, Suffocation e Dying Fetus. Também pode-se mencionar grupos como Glossectomy, que é um dos maiores expoentes asiáticos.

Conforme foi evoluindo e se tornando um sub-estilo notável de death metal, o som tornou-se mais lento e os vocais guturais foram ficando cada vez mais extremos.

Principais bandas[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Lee Du-Caine e Joel McIver (2010). «A history of death metal: Brutal death metal». musicradar.com. Consultado em 7 de agosto de 2012