Brynjólfur Sveinsson

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Bispo Brynjólfur Sveinsson

Brynjólfur Sveinsson (1605-1675) foi um bispo luterano da vila de Skálholt no sul da Islândia. Ele aparece na nota islandesa de 1000 krónur.

Brynjólfur nasceu em Holti í Önundarfirði, e estudou na Universidade de Copenhaga entre 1624 e 1629. Ele tinha um interesse especial por ciências naturais e ciências humanas; juntou vários manuscritos antigos pelos quais ele se interessava mais. Tentou conseguir uma permissão para ter uma prensa, mas ele encontrou apenas a resistência do bispo de Hólar, Þorlákur Skúlason.

Descendência[editar | editar código-fonte]

Brynjólfur e sua mulher, Margrét Halldórsdóttir, tiveram sete filhos, mas apenas dois deles cresceram. Halldór, um de seus filhos, morreu nos seus vinte anos quando estava em Yarmouth, na Inglaterra, no ano de 1666. Ragnheiður Brynjólfsdóttir, filha deles, teve um filho quando estava doente e morreu um ano após o nascimento da criança, com apenas vinte e dois anos. Brynjólfur pegou o filho dela e deixou todos os seus bens para ele no seu testamento. Como a criança morreu aos onze anos, Brynjólfur não teve nenhum herdeiro.

Obra[editar | editar código-fonte]

Brynjólfur era um poeta latino e traduziu, entre outras coisas, o Novo Testamento diretamente do grego, mas não conseguiu imprimi-lo. Seus trabalhos conhecidos hoje incluem: Um meðgöngutíma kvenna (Sobre o tempo de gestação da mulher), Um eiða og undanfærslu í legorðsmálum, Æviminning Vigfúsar Hákonarsonar í Bræðratungu (Obituário de Vigfúss Hákonarson em Bræðratunga), Ritgerð um nafnið Svíþjóð (Ensaio sobre o nome "Suécia") e Historica relatio de rebus Islandiæ (Relato histórico das coisas da Islândia).

Foi Brynjólfur que encontrou, em Skálholt, no ano de 1643, o Códex Regio, manuscrito que contém toda a Edda Poética. Após encontrá-lo, entregou-o ao rei Frederico III da Dinamarca. Brynjólfur atribui a autoria do manuscrito a Semundo, o Sábio, mas essa teoria é hoje rejeitada por estudiosos.

Brynjólfur também é conhecido pelo seu papel na vida do poeta Hallgrímur Pétursson.

Precedido por
Gísli Oddson
Bispo de Skálholt
15 de março de 16391674
Sucedido por
Þórður Þorláksson