Buell

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Buell Motorcycles Company Inc.
Tipo subsidiária
Indústria Motocicleta
Fundação 1983
Fundador(es) Erik Buell
Encerramento 2009
Sede East Troy, Wisconsin,  Estados Unidos
Produtos Motocicleta
Acionistas Harley Davidson
Website oficial Buell Brasil
Buell USA


A Buell Motorcycle Company é uma fabricante de motocicleta americana sediada em East Troy, Wisconsin e foi fundada pelo engenheiro Erik Buell que trabalhou como engenheiro na Harley-Davidson. Em 1993 a Harley-Davidson adquiriu 49% da empresa e a Buell tornou-se uma subsidiária integral até 2003. Em 17 de novembro de 2006, a Buell anunciou que tinha produzido 100.000 motocicletas.

Em 15 de outubro de 2009, a Harley-Davidson anunciou a descontinuação da linha de produtos Buell como parte de sua estratégia para se concentrar na marca Harley-Davidson. A última moto Buell foi produzida em 30 de outubro de 2009, trazendo o número fabricado para 136.923.

Em novembro de 2009, Erik Buell anunciou o lançamento da Erik Buell Racing, uma empresa independente administrada por ele mesmo, que inicialmente produziu versões apenas para a corrida do modelo 1125R, e posteriormente ofereceu um modelo 1190RS atualizado para a rua ou a pista e atualmente produzindo um modelo 1190RX ainda melhorado, que também se destina ao uso de rua ou pista.

História[editar | editar código-fonte]

Buell Ulysses

A primeira motocicleta Buell, a RW750, foi construído em 1983 exclusivamente para competir no campeonato motociclismo AMA. Naquela época, Erik Buell era um piloto de moto top alegando corsário. Após a conclusão das duas primeiras unidades da RW750, um dos quais foi vendido a outra equipe de corrida. Buell depois virou seu foco para a corrida como inspiração, na versão de rua as motos usam motores fabricados pela Harley.

Em 1993, a Harley-Davidson juntou-se em parceria com a Buell Motor Company como um parceiro minoritário, e da sociedade constituída foi rebatizado "Buell Motorcycle Company". Em 1998, a Harley-Davidson adquiriu o controle majoritário da Buell, e que tem sido uma filial desde então. Em outubro de 2009, devido a crise financeira internacional, o grupo Harley Davidson optou por encerrar a fabricação das motocicletas Buell. Erick Buell agora se dedica a Buell Racing, um segmento somente de motos de competição, não vendendo mais motos para o público.

Ícone de esboço Este artigo sobre uma empresa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.