Sumak Kawsay

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Buen vivir)
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Disambig grey.svg Nota: Buen vivir redireciona para este artigo. Para outros significados, veja Bem viver (desambiguação).

Sumak Kawsay é uma expressão originária da língua quíchua, idioma tradicional dos Andes. "Sumak" significa plenitude e "Kawsay", viver,[1] e a expressão é usada como referência ao modelo de desenvolvimento que se tenta aplicar no Equador a longo prazo e que implica um conjunto organizado, sustentável e dinâmico dos sistemas económicos, políticos, sócio-culturais e ambientais, que garantem a realização do bem viver.[2] Este modelo vem a romper com os postulados do desenvolvimento capitalista. Efetivamente, na Constituição do Equador de 2008 pode-se ler que “reconhece-se o direito da população de viver num ambiente são e ecologicamente equilibrado, que assegure a sustentabilidade e o bom viver, sumak kawsay”.[3]

Em guarani, um conceito semelhante é designado como Teko Porã.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «AMAIVOS - Inteligência e tecnologia a serviço do amor.». amaivos.uol.com.br. Consultado em 27 de novembro de 2016. 
  2. «Aprovada em referendo, Constituição equatoriana completa um ano - BOL Notícias». noticias.bol.uol.com.br. Consultado em 25 de novembro de 2016. 
  3. Constituición de la República de Ecuador, 2008.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.