Buffalo Bill

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Buffalo Bill Cody)
 Nota: Este artigo é sobre a personalidade. Para o filme com Joel McCrea, veja Buffalo Bill (filme).
 Nota: Não confundir com Buffalo Bills.
Buffalo Bill
Buffalo Bill
Nome completo William Frederick Cody
Nascimento 26 de fevereiro de 1846
próximo de Le Claire, Iowa, Estados Unidos
Morte 10 de janeiro de 1917 (70 anos)
Denver, Colorado, Estados Unidos
Nacionalidade estadunidense

William Frederick Cody (Iowa, 26 de fevereiro de 1846Denver, 10 de janeiro de 1917), ou simplesmente Buffalo Bill, foi um aventureiro americano nascido na região próxima de Le Claire, Iowa, Estados Unidos. Matou milhares de búfalos num curto espaço de tempo, ficando por isso com a alcunha de "Buffalo Bill". Além de caçar búfalos, Cody teve inúmeros empregos: batedor da cavalaria americana (1868-1872), mensageiro do Pony Express (1860), gerente de hotel, ferroviário e condutor de diligências.

Uma lenda em seu país, Buffalo Bill se tornou também mundialmente famoso graças ao show sobre o Oeste Selvagem (Buffalo Bill's Wild West show) que passou a estrelar a partir de 1883. O show incluía uma parada de cavaleiros, participação de índios americanos, e grandes atiradores. O show contava ainda com Turcos, Árabes, Mongóis e Cossacos, com cavalos e roupas típicas, e com participações de Jane Calamidade e Touro Sentado.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Buffalo Bill.

Foi um ícone notável no Velho Oeste, e ficou famoso principalmente por ser um dos criadores dos espetáculos sobre o gênero.

Ele nasceu em 1846, nos Estados Unidos, no estado de Iowa. Seu verdadeiro nome é William Frederick Cody. Quando ainda era jovem, uma estrada de ferro começou a ser construída através das planícies do estado.

Então, o jovem, ainda conhecido como William Cody, começou a trabalhar como fornecedor de carne para os operários da estrada de ferro. Daí veio sua alcunha, pois a carne que ele fornecia era de búfalo.[1] Era um exímio caçador e, em um ano, chegou a matar cerca de cinco mil búfalos.

Nos anos que se seguiram, com o gradual extermínio dos búfalos, tornou-se cada vez mais difícil encontrar manadas do animal. Búfalo Bill, já com grande fama, resolve então mudar de profissão. Em 1883, contratou alguns índios e mais alguns vaqueiros para atuar uma espécie de circo itinerante pelo leste dos Estados Unidos, cuja temática era o Oeste selvagem. Assim, passando de cidade em cidade, exibia o espetáculo, do qual também faziam parte as suas demonstrações de habilidade de cavaleiro.[1] Ganhou fama e dinheiro, e, sessenta anos depois, inspirou filmes de faroeste.

Willian também teve uma grande participação na Guerra de Secessão, onde se tornou um grande espião dos Estados do Norte e chegou a alimentar batalhões inteiros com a carne dos búfalos que ele caçava.

Buffalo Bill faleceu no dia 10 de Janeiro de 1917 com seus 70 anos, na cidade de Denver, em Colorado, localizada no Estados Unidos.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. a b «William "Buffalo Bill" Cody». World Digital Library. 1907. Consultado em 2 de junho de 2013 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Buffalo Bill


Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.