Bundesrat

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Conselho Federal
Deutscher Bundesrat
Coat of arms or logo
Tipo
Tipo ?
Liderança
Presidente Stanislaw Tillich
Primeiro
Vice-Presidente
Volker Bouffier
Segundo
Vice-Presidente
Malu Dreyer
Estrutura
Membros 69
Sede
Bundesrat Chamber.jpg
Prussian House of Lords
Berlim, Alemanha
Site
http://www.bundesrat.de/
Notas de rodapé
Política da Alemanha
Bundestag

O Bundesrat (traduzido do alemão, Conselho Federal) é um órgão constitucional da República Federal Alemã. Representa a ordem federal na Alemanha, nos termos da chamada cláusula pétrea do Artigo 79, parágrafo 3 da constituição alemã. O Bundesrat participa das decisões concernentes a leis federais concernentes às competências dos Länder, bem como a matérias relativas à União Europeia. Sua sede é o prédio da antiga Preußisches Herrenhaus ("Câmara dos Senhores Prussianos"), em Berlim.

O Bundesrat é integrado por 69 representantes dos governos dos 16 Länder (estados federados) - cada estado tendo direito a entre 3 e 6 representantes, proporcionalmente à sua população. Esses representantes são eleitos indiretamente pelos governos estaduais e, muitas vezes, são os próprios chefes do Executivo dos estados ou seus ministros.

Comentadores da constituição alemã não o consideram como um parlamento ou como uma câmara do parlamento. O único parlamento da Alemanha é o Bundestag.

Apesar de o Bundesrat ser composto de representantes dos executivos estaduais, é considerado um ramo do Poder Legislativo, pois exerce funções majoritariamente legislativas. Dessa forma, alguns comentadores estrangeiros tendem a equiparar o Bundesrat ao Senado dos Estados Unidos ou à Câmara dos Lordes da Grã-Bretanha.

A Preußisches Herrenhaus, sede do Bundesrat.
Ícone de esboço Este artigo sobre a Alemanha é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.