Bundestag

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Assembleia Federal da Alemanha
Deutscher Bundestag
Deutscher Bundestag logo.svg
Tipo
Tipo Unicameral
Liderança
Norbert Lammert, (CDU)
Estrutura
Membros 630
Bundestag 2015.svg
Sede
Reichstag building Berlin view from west before sunset.jpg
Berlim, Alemanha
Site
www.bundestag.de
Plenário do Bundestag.

O Bundestag (traduzido do alemão : Parlamento Federal) é o parlamento da República Federal da Alemanha, estabelecido pela constituição alemã de 1949 (Grundgesetz) e sucessor do Reichstag. Seu atual presidente é Norbert Lammert.[1] Constitui a câmara baixa do corpo legislativo federal da Alemanha. A outra câmara é o Bundesrat.

Desde 1999, o Bundestag se reúne no prédio do antigo Reichstag, em Berlim, que foi profundamente renovado com uma grande cúpula de vidro.[2]

Os deputados[editar | editar código-fonte]

Os representantes do povo alemão são eleitos de quatro em quatro anos por meio de eleições livres e secretas. O Bundestag elege o Bundeskanzler (Chanceler Federal), tem funções consultivas e legisla sobre projetos de lei. O Bundestag em Berlim consiste atualmente de 630 deputados. São tecnicamente eleitos pelas listas estaduais dos partidos (Zweitstimme, segundo voto) e a outra metade pelo voto individual em 299 distritos eleitorais (Erststimme, primeiro voto). Esta distribuição não interfere na posição-chave dos partidos no sistema eleitoral. Somente os candidatos de um distrito eleitoral filiados a um partido têm possibilidades de sucesso. A filiação partidária dos deputados do Bundestag deve refletir a distribuição dos votos dos eleitores.

Seus deputados organizam-se em bancadas e escolhem entre seus integrantes um presidente. O Bundestag tem a tarefa de eleger o Chanceler da Alemanha e de mantê-lo no governo apoiando sua política de governo. O Parlamento Federal pode destituir o chanceler, negando-lhe a sua confiança. Nesse ponto ele se assemelha a outros parlamentos.

Comissões parlamentares[editar | editar código-fonte]

As comissões parlamentares do Parlamento Federal debatem, intensivamente e com competência na matéria, os projetos de lei apresentados ao Parlamento. A terceira maior tarefa do Bundestag é o controle do governo. O controle parlamentar visível ao público é praticado pela oposição.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. (em alemão) Norbert Lammert, Präsident des Deutschen Bundestages, norbert-lammert.de, pagina visitada em 1 de Outubro 2015
  2. O novo Bundestag, deutschland.de, 21 de outubro 2013

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre a Alemanha é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.