Bungo Stray Dogs

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Bungo Stray Dogs
文豪ストレイドッグス
(Bungō Sutorei Doggusu)
Logotipo de Bungo Stray Dogs
Gênero Ação, Drama, Mistério, Sobrenatural[1]
Mangá
Escrito por Kafka Asagiri
Ilustrado por Sango Harukawa
Editora(s) Kadokawa Shoten
Editora(s)
lusófona(s)
Revista(s) Young Ace
Público-alvo Seinen
Data de publicação 4 de dezembro de 2012 – presente
Volumes 17 (Lista de Volumes)
Página no Anime News Network (em inglês)
Light novel
Autor(es) Kafka Asagiri
Ilustrador(es) Sango Harukawa
Editora(s) Kadokawa Shoten
Data de publicação 1 de abril de 2014 – presente
Volumes 5
Anime
Direção Takuya Igarashi
Roteiro Yōji Enokido
Música Taku Iwasaki
Estúdio Bones
Distribuição/
Licenciamento
Emissoras de televisão Japão Tokyo MX, TVS, CTC, tvk, GBS, MTV, SUN, TVQ, BS11
Exibição original 7 de abril de 2016 – 22 de dezembro de 2016
Episódios 24
OVA
Bungo Stray Dogs: Hitori Ayumu
Direção Takuya Igarashi
Roteiro Yoji Enokido
Estúdio Bones
Lançamento 4 de agosto de 2017
Número de episódios 1
Página no Anime News Network (em inglês)
Filme
Bungo Stray Dogs: Dead Apple
Direção Takuya Igarashi
Roteiro Yōji Enokido
Kafka Asagiri
Música Taku Iwasaki
Distribuição/
Licenciamento
Kadokawa Animation
Estúdio Bones
Lançamento 3 de março de 2018
Página no Anime News Network (em inglês)
Wikipe-tan face.svg Portal Animangá

Bungo Stray Dogs (文豪ストレイドッグス Bungō Sutorei Doggusu?, lit. Mestres literários errantes)[nota 1] é uma série de mangás japoneses escrita por Kafka Asagiri e ilustrada por Sango Harukawa. O mangá foca no cotidiano de uma agência de detetives e seus membros, indivíduos dotados de habilidades especiais, capazes de resolver e solucionar mistérios e casos considerados fora do alcance da polícia e dos militares.[2]

Serializada na revista Young Ace desde 2012, no ano seguinte teve seus capítulos compilados pela editora Kadokawa Shoten, recebendo posteriormente uma adaptação para anime em 2016, produzida pelo estúdio Bones, além de um OVA (Original Video Animation) e filme. O título ainda conta com uma versão em formato de romance ilustrado, conhecido como light novel. No Brasil, o mangá foi licenciado e publicado pela editora Planet Manga.[3]

Enredo[editar | editar código-fonte]

Uma série de incidentes ocorridos nas últimas semanas envolvendo um misterioso tigre branco devorador de homens é reportada à "Agência de Detetives Armados”. Inexplicavelmente, Atsushi Nakajima, um jovem recentemente expulso de um orfanato, sem comida ou dinheiro, é vítima da perseguição de tal criatura.

Ao salvar uma suposta vítima de afogamento, Atsushi conhece Osamu Dazai, um excêntrico agente que investigava tais ocorrências, em meio a sua enésima tentativa de suicídio. O jovem é então levado a participar de um plano para solucionar o caso. Após diversos misteriosos eventos, de alguma maneira, Atsushi é recebido como parte da agência e, junto de seus mais novos e, certamente, bizarros colegas de trabalho, será responsável pela investigação de inúmeros casos incomuns que nem a polícia ou os militares são capazes de resolver.

Elementos da história[editar | editar código-fonte]

Intitulada de bungō, palavra japonesa designada a grandes figuras da literatura, a história serve-se de nomes de famosos escritores do passado para seus personagens, fazendo constante referência a suas obras por meio de seus poderes especiais. Exemplos de autores são: Ryūnosuke Akutagawa, Atsushi Nakajima, Agatha Christie, Osamu Dazai, Fiódor Dostoiévski, Edogawa Ranpo, Edgar Allan Poe, Mark Twain, Natsuhiko Kyogoku, Kenji Miyazawa, Doppo Kunikida e Akiko Yosano.

Personagens[editar | editar código-fonte]

Agência de Detetives Armados[editar | editar código-fonte]

Atsushi Nakajima (中島敦 'Nakajima, Atsushi'?)

  • Seiyū: Yūto Uemura (上村祐翔 'Uemura Yūto'?), Lynn (jovem).
  • Dublador: Diego Marques (português)
  • Habilidade: Fera sob o luar (月下獣 'Gekkajū'?)
Nomeado em homenagem ao escritor japonês Atsushi Nakajima. Tem 18 anos e é o protagonista da série. Sua habilidade, chamada Fera sob o luar (月下獣, Gekkajū), transforma-o em um tigre branco com uma força monstruosa e uma rápida regeneração, apesar de ele perder o controle quando está completamente transformado. Ele quase sempre fica aturdido por causa das excentricidades de seus colegas. Ele não tem muita confiança em si próprio porque passou a vida inteira sendo chamado de inútil; isso só começou a mudar quando ele se juntou à agência. Este depois conseguiu a confiança de Dazai.

Doppo Kunikida (国木田独歩 Kunikida Doppo?)

  • Seiyū: Yoshimasa Hosoya (細谷佳正 'Hosoya, Yoshimasa'?)
  • Dublador: Fábio Azevedo (português)
  • Habilidade: Poeta Doppo (独歩吟客 'Doppo ginkaku'?)
Parceiro de Dazai, Kunikida é responsável pelo direcionamento das missões da agência. Metódico e pragmático, tem sempre consigo um caderno, parte essencial de sua habilidade. Através de seu caderno, Kunikida pode recriar qualquer objeto desde que tenha visto ao menos uma vez e saiba seu funcionamento. Para isso, ele escreve o nome do objeto que deseja recriar, arrancando a página, para que ela se transforme no objeto. Tal característica se mostra um ponto fraco de sua habilidade: o tamanho do objeto está limitado às dimensões do caderno. Antes de se juntar à Agência, Kunikida foi professor de matemática.

Osamu Dazai (太宰治 'Dazai Osamu'?)

  • Seiyū: Mamoru Miyano (宮野真守 'Miyano, Mamoru'?)
  • Dublador: Diego Lima (português)
  • Habilidade: Não mais humano (人間失格 'Ningen shikkaku'?)
Misterioso, excêntrico e aficionado por suicídio. Está sempre à procura de uma bela mulher para um duplo suicídio. Além disso, é frequentemente visto carregando seu livro “Guia completo de suicídio (完全自殺読本 'kanzen jisatsu dokuhon'?)”, de onde tira as ideias para seus experimentos. Possui a habilidade de anular outras habilidades com apenas um toque. Dazai é visto frequentemente ao lado de Kunikida nas missões. Antes de se juntar à Agência, Dazai foi membro da máfia, mais especificamente do famoso grupo denominado Máfia do Porto. Ele parece ter confiança nos membros da agência, especialmente em Atsushi.

Jun'ichiro Tanizaki (谷崎潤一郎 'Tanizaki, Jun'ichiro'?)

  • seiyū: Toshiyuki Toyonaga (豊永利行 'Toyonaga, Toshiyuki'?)
  • Dublador: Adrian Tatini (português)
  • Habilidade: Neve Fina (細雪 'Sasameyuki'?)
Membro da Agência, por volta da mesma idade de Atsushi e irmão mais velho de Naomi. Tanizaki possui uma personalidade bastante pacífica e submissa, sendo visto constantemente provocado ou arrastado por sua irmã. Possui a habilidade conhecida por "Neve Fina" que lhe permite criar ilusões com alcance a uma pequena área ao seu redor.

Naomi Tanizaki (谷崎 ナオミ 'Tanizaki, Naomi'?)

Membro da Agência, por volta da mesma idade de Atsushi e irmã caçula de Tanizaki. Em sua primeira missão é quase morta pela Máfia do Porto, até ela e seu irmão serem protegidos por Atsushi e seus companheiros da agência. Ela também é envolvida na trama d'A Guilda em que teve seu corpo arrastado por uma paranormal que usa uma boneca que os trancafia junto das outras vítimas, salvo por Atsushi e seu irmão e quando A Guilda ilude Atsushi através do poder de Kyusaku, até serem salvos por Dazai. Atsushi depois se desculpa com ela e Haruno após os eventos, tal conversa que Tanizaki não gostou muito.

Ranpo Edogawa (江戸川乱歩 'Edogawa Ranpo'?)

  • Seiyū: Hiroshi Kamiya (神谷浩史 'Kamiya, Hiroshi'?)
  • Dublador: Raphael Ferreira (português)
  • Habilidade: Ultra-dedução (超推理 'Chō suiri'?)
Auto-proclamado "O Grande Detetive", Ranpo é o único detetive de fato da Agência, além de um humano sem habilidades especiais. A sua chamada "Ultra-dedução" é, na verdade, resultado de pura argúcia e inigualável capacidade de observação e dedução. A única pessoa que Ranpo respeita na Agência é o presidente.

Kenji Miyazawa (宮沢賢治 'Miyazawa Kenji'?)

  • Seiyū: Hiroyuki Kagura (花倉洸幸 'Kagura Hiroyuki'?)
  • Dublador: Felipe Volpato (português)
  • Habilidade: Invicto pela chuva (雨ニモマケズ 'Ame ni mo makezu'?)
Vindo do interior, amigável e despreocupado, Kenji é conhecido pelos moradores da vizinhança por seu modo quase ingênuo e de fácil amizade. Sua habilidade, "Invicto pela chuva", confere a ele uma força extra-humana quando com fome. Porém, uma vez satisfeito, Kenji cai no sono logo em seguida.

Akiko Yosano (与謝野晶子 'Yosano Akiko'?)

  • Seiyū: Yū Shimamura (嶋村侑 'Shimamura Yū'?)
  • Dublador: Tatiane Keplmair (português)
  • Habilidade: Não serás morto (君死給勿 'Kimi shinita mō koto nakare'?)
Forte e decidida, Yosano possui um lado sádico servindo bem aos propósitos de sua habilidade "Não serás morto". Com ela, Yosano é capaz de curar qualquer pessoa desde que esta esteja à beira da morte.

Yukichi Fukuzawa (福沢諭吉 'Fukuzawa Yukichi'?)

  • Seiyū: Rikiya Koyama (小山力也 'Koyama Rikiya'?)
  • Dublador: Dláigelles Riba (português)
  • Habilidade: Todos são iguais (人上人不造 'Hito no ue ni hito wo tsukurazu'?)
Presidente da Agência de Detetives Armados, Yukichi é um homem maduro, sério e firme. Visto sempre em roupas tradicionais japonesas, é admirado e respeito por todos os agentes. Sua habilidade, "Todos são iguais" permite-lhe restringir e controlar o poder de outros agentes, sendo útil para ajudar àqueles que necessitam moderar seu uso. Parece gostar de gatos, diferente do Mori que fica minando a Elise. Ele carrega uma espada japonesa samurai e possui um movimento capaz de levar os outros ao chão, como Kunikida demonstrou ao Atsushi.

Kyōka Izumi (泉 鏡花 'Izumi Kyōka'?)

  • Seiyū: Sumire Morohoshi (すみれ もろほし 'Morohoshi Sumire'?)
  • Dublador: Priscila Franco (português)
  • Habilidade: Demônio da Neve (夜叉白雪 'Yasha Shirayuki'?)
Na infância, um poder que a foi atribuído, Demônio da Neve, foi capaz de matar seus pais. Ela depois é acolhida por Akutagawa e depois ela recebe um celular para controlar seu poder, contra vontade para matar pessoas. Ela depois se encontra com Atsushi no trem em que ela o confronta através do celular. Atsushi descobre que Kyōka carregava uma bomba e tenta salvá-la depois de perceber o sofrimento que ela passou e que queria nunca mais matar pessoas. Ele passa um tempo com Kyōka até ela se entregar na polícia, até Akutagawa alvejar Atsushi e fazer Kyōka prisioneira. Atsushi confronta Akutagawa novamente e o derrota e salva Kyōka. Ela depois é acolhida pela agência e usa parte do treinamento, que não chega dar em nada, mas a Máfia do Porto vai atrás de Kyōka com um outro membro que possui as mesmas habilidades de Kyōka, Kouyou Ozaki que usa o Demônio Dourado. Contudo, Agilda fica entre a agência e a Máfia do Porto que faz com que todos se tornem vítimas da Agilda e Kyōka foge. Ela tenta salvar Atsushi da Agilda em que ele é capturado e ela é atuada pela polícia em que fica no ar num avião com seu pé acorrentado. Ela é levada a fazer o último teste da agência em que teve de operar um avião para se colidir na Moby Dick, poder que era controlado por Herman Melville para salvar a cidade, mesmo sendo a custa de sua vida, mas ela se salva graças ao seu poder Demônio da Neve e depois aceita na agência. Ela parece gostar do Atsushi.

Máfia do Porto[editar | editar código-fonte]

Ougai Mori (森 鴎外 'Mori Ōgai'?)

  • Seiyū: Mitsuru Miyamoto (みつる みやもと ' Miyamoto Mitsuru'?)
  • Dublador: Márcio Marconato, Yuri Chesman (português)
  • Habilidade: Vita Sexualis (夜叉白雪 'Uita sekusuarisu'?)
Se torna chefe da Máfia do Porto ao matar o antigo chefe com um bisturi. Este possui um hobbie de se divertir com Elise, uma menininha que gosta de fazer desenhos e faz ela colocar todo tipo de roupa nela como divertimento. Ele acaba envolvido pelo poder de Lucy e ajuda Atsushi a salvar Naomi e Tanizaki. Este depois é restringido em pequenas aparições. Era chefe do Dazai antes dele deixar a Máfia do Porto. Como no passado ele era um médico, este ainda guarda um bisturi.

Ryūnosuke Akutagawa (芥川 龍之介 'Akutagawa Ryūnosuke'?)

  • Seiyū: Kenshō Ono (大野健翔 'Ono Kenshō'?)
  • Dublador: Márcio Araújo (português)
  • Habilidade: Rashomon (羅生門?)
Ele possui um poder chamado Rashomon que pode produzir ataques ou até mesmo armadura. Ele emboscou a agência através da Higushi e pegou Naomi e Tanizaki e enfrentou Atsushi e arrancou a perna dele, mas enfrenta o poder de Atsushi Fera sob o luar que equivale ao poder de Akutagawa, mas a luta é interrompida por Dazai, que no passado tinha uma história com ele. Ele enfrenta Atsushi novamente para salvar Kyōka e é derrotado. Ele depois ajuda Atsushi para salvar a cidade do chefe da Agilda que usa o poder do dinheiro em que tem êxito, a aliança da agência e a Máfia do Porto. Possui uma grande rivalidade com Atsushi e o chama de Homem Tigre.

Chūya Nakahara (中原 中也 'Nakahara Chūya'?)

  • Seiyū: Kishō Taniyama (谷山紀章 'Taniyama Kishō'?)
  • Dublador:
  • Habilidade: Gravidade (汚れつちまつた悲しみに Yogoretsu Chimatsuta Kanashimi ni?)
Poder que pode controlar a gravidade. Este chegava a fazer parceria com Dazai no passado, entretanto, parece não gostar dele. Contudo, este parece tentado a provocar Dazai, mas parece não ter êxito.

Sakunosuke Oda Odasaku (織田 作之助 'Oda Sakunosuke'?)

  • Seiyū: Junichi Suwabe (谷山紀章 'Suwabe Junichi'?)
  • Dublador:
  • Habilidade: Prever o Futuro (天衣無縫 Ten'imuhō?)
No passado ele se reunia com Dazai e Ango Sakaguchi no bar. Este almejava ser escritor e odiava matar. Ele tinha o poder de prever o futuro por no máximo 10 segundos. Ele chega a enfrentar Gide que possui a mesma habilidade e o induz a tentar matá-lo a ponto de matar o homem quem ele era associado e crianças. Ele acaba sendo morto junto com Gide e este faz Dazai deixar a Máfia do Porto para entrar na Agência de Detetives Armados retirando a atadura que cobria seu olho direito.

A Guilda[editar | editar código-fonte]

Francis Scott Key Fitzgerald (フランシス・スコット・キー・フィッツジェラルド 'Furanshisu Sukotto Kī Fittsujerarudo'?)

  • Seiyū: Takahiro Sakurai (たかひろ さくらい 'Sakurai Takahiro'?)
  • Dublador: Robson Kumode (português)
  • Habilidade: Poder do Dinheiro
Através do Poder do Dinheiro ele possui um poder capaz de ir muito além como também enfrentou Atsushi e Akutagawa, mas acaba sendo derrotado.

Lucy Maud Montgomery (ルーシー・モード・モンゴメリ 'Rūshī Mōdo Mongomeri'?)

  • Seiyū: Kana Hanazawa (花澤 香菜 'Hanazawa Kana'?)
  • Dublador: Samira Fernandes (português)
  • Habilidade: Marionete
Fez sua aparição na agência em que faz Kenji vítima de seu poder. Ela confronta Atsushi e Tanizaki para salvar Kenji, Naomi e as outras pessoas que foram vítimas de seu poder de marionete e seu boneco é uma ursa gigante chamada Anne. Ela depois é derrotada por Tanizaki, Atsushi e Mori. Ela aparece para Atsuhi preso na Moby Dick e fala de seu passado, mas Atsushi também tem uma história similar ao dela que depois a leva a libertá-lo.

Howard Phillips Lovecraft (ハワード・フィリップス・ラヴクラフト 'Hawādo Firippusu Ravukurafuto'?)

  • Seiyū: Shunsuke Takeuchi (武内 駿輔 'Takeuchi Shunsuke'?)
  • Dublador: Cesar Marchetti (português)
  • Habilidade: Produção de Ramificações
Ele faz aparição e possui a habilidade de produzir ramificações nos braços e pernas, uma árvore ambulante que chegou a prender Kyūsaku a ponto de forçá-lo a liberar seu poder a ponto de enlouquecer a cidade. Fez Chūya a ir ao limite para poder derrotá-lo.

John Steinbeck (ジョン・スタインベック 'Jon Sutainbekku'?)

Este parece ser diferente de Lovecraft, mas ao colocar uma semente dentro de si, é capaz de produzir ramificações de árvore. Ele enfrenta Dazai e Chūya, mas este acaba sendo preso.

Mídias[editar | editar código-fonte]

Mangá[editar | editar código-fonte]

A série teve seus capítulos publicados inicialmente na revista Young Ace em 4 de dezembro de 2012, sendo compilado em formato tankōbon no ano seguinte pela editora japonesa Kadokawa Shoten, em 2 de abril de 2013.[2] No Brasil, o mangá foi licenciado pela editora Planet Manga.[3]

Uma versão especial foi produzida e lançada simultaneamente ao volume 16 do mangá original, em dezembro de 2018, baseada no romance ilustrado da história paralela ou gaiden intitulado Bungō Stray Dogs Gaiden - Kyōgoku Natsuhiko VS Ayatsuji Yukito (文豪ストレイドッグス外伝 京極夏彦VS綾辻行人?), contando as histórias dos escritores japoneses Natsuhiko Kyōgoku e Yukito Ayatsuji.[4]

Lista de mangás
Núm.JapãoJaponêsBrasilPortuguês
Data de lançamentoISBNData de lançamentoISBN
01 2 de abril de 2013[5]ISBN 978-40-4120-673-7
02 1 de agosto de 2013[6]ISBN 978-40-4120-835-9
03 4 de dezembro de 2013[7]ISBN 978-40-4120-952-3
04 4 de abril de 2014[8]ISBN 978-40-4121-093-2
05 4 de agosto de 2014[9]ISBN 978-40-4101-539-1
06 4 de dezembro de 2014[10]ISBN 978-40-4101-540-7
07 2 de maio de 2015[11]ISBN 978-40-4102-915-2
08 4 de setembro de 2015[12]ISBN 978-40-4102-916-9
09 29 de dezembro de 2015[13]ISBN 978-40-4102-917-6
10 4 de junho de 2016[14]ISBN 978-40-4104-283-0
11 4 de outubro de 2016[15]ISBN 978-40-4104-286-1
12 4 de abril de 2017[16]ISBN 978-40-4104-287-8
13 4 de agosto de 2017[17]ISBN 978-40-4105-041-5
14 4 de dezembro de 2017[18]ISBN 978-40-4106-394-1
15 4 de junho de 2018[19]ISBN 978-40-4106-935-6
16 4 de dezembro de 2018[20]ISBN 978-40-4106-936-3


Volumes Especiais
Núm.TítuloData de lançamento (JapãoJaponês) ISBN (JapãoJaponês)
01*[nota 2]Bungō Stray Dogs Gaiden - Kyōgoku Natsuhiko VS Ayatsuji Yukito (文豪ストレイドッグス外伝 京極夏彦VS綾辻行人)4 de dezembro de 2018[4]ISBN 978-40-4106-940-0[4]


Anime[editar | editar código-fonte]

O mangá recebeu uma adaptação para anime pelo estúdio Bones. A primeira temporada foi ao ar entre 6 de abril de 2016 e 22 de junho de 2016[21] e a segunda, entre 6 de outubro de 2016 e 22 de dezembro de 2016.[22] No Brasil, o título é exibido no canal Rede Brasil desde agosto de 2018.[1]

Lista de episódios - Temporada 1[nota 3]
Núm. Episódios Exibição original Exibição lusófona
01 "A Fortuna é Imprevisível e Mutável."
"Jinsei Banji Saiō ga Tora. (人生万事塞翁が虎?)"
7 de abril de 201610 de agosto de 2018[23]
Um jovem se encontra morrendo de fome após ter sido expulso de um orfanato. 
02 "Uma Certa Bomba."
"Aru Bakudan (或る爆弾?)"
14 de abril de 201617 de agosto de 2018[24]
Apesar de se juntar à Agência de Detetives Armados, Nakajima não acredita lhes ser útil. No momento em que ele está prestes a anunciar sua despedida da agência, um homem-bomba a invade e toma um dos funcionários como refém! 
03 "Paraíso Gângster Yokohama."
"Yokohama Gyangusuta Paradaisu (ヨコハマ ギャングスタア パラダヰス?)"
21 de abril de 201624 de agosto de 2018[25]
A cidade é controlada por uma máfia e a agência dos detetives é peixe pequeno perto dela. 
04 "A Tragédia do Fatalista."
"Unmeironsha no Himi. (運命論者の悲み?)"
28 de abril de 201631 de agosto de 2018[26]
Após a abordagem da máfia, Atsushi toma uma decisão e mal sabe ele o que o espera. 
05 "Assassinato na Rua D."
"Murder on D Street"
5 de maio de 20167 de setembro de 2018[27]
Figuras com e sem poderes habitam a agência e o novo funcionário dela não para de se espantar com elas. 
06 "O mensageiro azul."
"Ao no Shito. (蒼の使徒?)"
12 de maio de 201614 de setembro de 2018[28]
Uma dupla de investigadores levam Atsushi junto a uma caso para ensiná-lo um pouco mais da arte da investigação. 
07 "O amor pelas enfermidades dos ideais."
"Risō to Iu Yamai wo Aisu. (理想という病を愛す?)"
19 de maio de 201621 de setembro de 2018[29]
O taxista foi pego, porém mal sabem eles que ele faz parte de algo muito maior. 
08 "Ensine-os a matar e, em seguida, a morrer."
"Hito wo Koroshite Shine yo tote. (人を殺して死ねよとて?)"
26 de maio de 201628 de setembro de 2018[30]
O Atsushi descobre o há de tão temido da Dr.a Yosano. 
09 "Ensine-os a matar e, em seguida, a morrer."
"Utsukushiki Hito wa Sabi to Shite Sekizō no Gotoku. (うつくしき人は寂として石像の如く?)"
2 de junho de 20165 de outubro de 2018[31]
Após desvendar o mistério daquela jovem, Atsushi e a agência são pegos desprevenidos por uma uma nova manobra da máfia. 
10 "Rashoumon e Tigre."
"Rashōmon to Tora. (羅生門と虎?)"
9 de junho de 201612 de outubro de 2018[32]
Uma batalha intensa se dá quando Atsushi se vê forçado a defender a sua recém conhecida, enquanto a agência corre atrás dele. 
11 "“Primeiro, uma profissão imprópria para ela; segundo, uma agência de detetives estática”"
"Sono Ichi, "Kanojo ni Mukanai Shokugyō". Sono Ni, "Uchōten Tanteisha" (其の一『彼女には向かない職業』。 其の二『有頂天探偵社』?)"
16 de junho de 201619 de outubro de 2018[33]
A tensão começa a aumentar dentro da própria máfia em virtude da situação de Akutagawa. 
12 "Induzidos incessantemente ao passado"
"Taemanaku Kako e Oshimodosare nagara (たえまなく過去へ押し戻されながら?)"
23 de junho de 201626 de outubro de 2018[34]
Com a chegada d'A Guilda, mais uma organização a somar com a Máfia e a Agência, todos ficam em estado de pânico. 


Lista de episódios - Temporada 2[nota 3]
Núm. Episódios Exibição original Exibição lusófona
13 "Idade das Trevas"
"Kuro no Jidai (黒の時代?)"
6 de outubro de 201630 de novembro de 2018[35]
Um grupo de amigos na sua roda de bar têm os seus encontros interrompidos por uma organização. Dazai sai em busca deles e do seu objetivo. 
14 "Sem para onde voltar"
"Modorenai Basho (戻れない場所?)"
13 de outubro de 201630 de novembro de 2018[36]
A história dos três amigos de bar chega ao seu desfecho. A Máfia do Porto finalmente experimenta um pouco do que é a Mímico. 
15 "Um dia, num lugar com vista para o mar"
"Itsuka Umi no Mieru Heya de (いつか海の見える部屋で?)"
20 de outubro de 201630 de novembro de 2018[37]
Mais uma organização além da Mímico e da Máfia do Porto parece estar em cena. Dazai sabe dela e junto de Odasaku saem à noite à procura de mais informações acerca dela. 
16 "Cães sem dono"
"Bungō Sutorei Doggusu (文豪ストレイドッグス?)"
27 de outubro de 201630 de novembro de 2018[38]
Chega-se ao desfecho da briga das três organizações. Dazai finalmente descobre o segredo por trás de tudo. 
17 "Embate de três organizações"
"San Shakyōgō (社競合?)"
3 de novembro de 20164 de dezembro de 2018[39]
Atsushi dá um trabalho para Kyouka com esperanças de fazê-la se encaixar mais à nova vida, porém o embate entre a Máfia do Porto e a agência se acirra com a nova organização estrangeira em terras japonesas. 
18 "Conflito de estratégia"
"Funsō no Senryaku (紛争の戦略?)"
10 de novembro de 20166 de dezembro de 2018[40]
Mais ativos do que nunca, a Máfia do Porto parte para a ofensiva sordida e sorrateiramente. O que será d'A Guilda e da Agência dos Detetives Armados? 
19 "A vontade do taikun"
"Wiru Obu Taikūn (ウィル・オブ・タイクーン?)"
17 de novembro de 20169 de dezembro de 2018[41]
Integrantes d'A Guilda perseguem o pessoal da agência, que corre contra o tempo para resgatar os seus. Já a Máfia do Porto segue confiante na sua estratégia. 
20 "Embora a mente possa se enganar"
"Atama wa Machigau Koto ga Atte mo (頭は間違うことがあっても?)"
24 de novembro de 201612 de dezembro de 2018[42]
Atsushi descobre o plano d'A Guilda para dar conta tanto da agência quanto da Máfia do Porto, porém se vê impedido de agir. 
21 "Dupla"
"Sōtsu no Kuro (双つの黒?)"
1 de dezembro de 201614 de dezembro de 2018[43]
A ideia de Atsushi é acolhida pelo presidente da agência e uma reunião é marcada com a Máfia do Porto. Enquanto isto, porém, A Guilda não dá sinais de trégua. 
22 "Poe e Rampo / Moby Dick, o Nado no Céu"
""Sono Ichi: Poo to Ranpo / Sono Ni: Ten no Umi o Yuku Shiro Kujira no Ari te" (其の一『ポオと乱歩』/ 其の二『天の海をゆく白鯨のありて』?)"
8 de dezembro de 201616 de dezembro de 2018[44]
Rampo depara-se com um antigo rival e tem um confronto com ele, enquanto Atsushi e Dazai lidam com o Moby Dick, o veículo aéreo d'A Guilda. 
23 "Rashoumon, o tigre e o último imperador"
"Rashōmon to Tora to Saigo no Taikun (羅生門と虎と最後の大君?)"
15 de dezembro de 201623 de dezembro de 2018[45]
Atsushi corre desesperadamente atrás do terminal de controle da "baleia", do Moby Dick, para impedir a sua queda e destruição da cidade. 
24 "Se eu puder me livrar do meu fardo"
"Moshi Kyō Kono Nimotsu o Oroshi te Yoi no nara (若し今日この荷物を降ろして善いのなら?)"
22 de dezembro de 201630 de dezembro de 2018[46]
Unidos, Akutagawa e Atsushi se veem perante o líder d'A Guilda sobre o Mob Dick em uma última luta de vida ou de morte. 


Filmes e OVA[editar | editar código-fonte]

Além da versão animada para TV, a série conta com um OVA (Original Video Animation), intitulado Bungo Stray Dogs: Hitori Ayumu. O vídeo é um especial de 23 minutos lançado com o décimo terceiro (13) volume do mangá, em 4 de agosto de 2017.[47]

Em 3 de março de 2018 foi lançado um filme da série sob o título Bungou Stray Dogs: Dead Apple (文豪ストレイドッグス DEAD APPLE?).[48]


OVA[nota 3]
Núm. OVA Exibição original Exibição lusófona
OVA "–"
"Hitori Ayumu (ひとりあゆむ?)"
4 de agosto de 201730 de dezembro de 2018[49]
Uma ameaça acaba por impedir a agenda de compromissos de Kunikida de ser cumprida enquanto ocorre uma crise de liderança na agência dos detetives. 
Filme
Núm. Filme Exibição original Exibição lusófona
Filme "–"
"Bungou Stray Dogs: Dead Apple (文豪ストレイドッグス DEAD APPLE?)."
3 de março de 201825 de agosto de 2018

Notas

  1. Bungō, em japonês, é um termo utilizado para designar "mestres literários" e stray dogs vem do inglês, significando "cães sem dono", no sentido de "vadio" ou "vagabundo". Optou-se por "errante" na tradução para refletir e dar ênfase a seu comportamento "vagante", visto que são pessoas e, portanto, sem donos no sentido literal.
  2. História paralela.
  3. a b c Títulos e sinopse em português retirados da versão oficial publicada no website Crunchyroll.

Referências

  1. a b «Bungo Stray Dogs (anime)». Anime News Network (em inglês). Consultado em 29 de abril de 2018 
  2. a b «Bungo Stray Dogs (manga)». Anime News Network (em inglês). Consultado em 26 de dezembro de 2018 
  3. a b «Assinatura Mangás Panini - Bungo Stray Dogs». Assinaturas Panini. Consultado em 26 de dezembro de 2018. Cópia arquivada em 21 de dezembro de 2018 
  4. a b c «文豪ストレイドッグス外伝 京極夏彦VS綾辻行人». 角川 (Kadokawa) (em japonês). Consultado em 6 de janeiro de 2019 
  5. «文豪ストレイドッグス(1)» [Bungō Stray Dogs (1)]. Kadokawa Shoten (em japonês). Consultado em 25 de dezembro de 2018 
  6. «文豪ストレイドッグス(2)» [Bungō Stray Dogs (2)]. Kadokawa Shoten (em japonês). Consultado em 25 de dezembro de 2018 
  7. «文豪ストレイドッグス(3)» [Bungō Stray Dogs (3)]. Kadokawa Shoten (em japonês). Consultado em 25 de dezembro de 2018 
  8. «文豪ストレイドッグス(4)» [Bungō Stray Dogs (4)]. Kadokawa Shoten (em japonês). Consultado em 25 de dezembro de 2018 
  9. «文豪ストレイドッグス(5)» [Bungō Stray Dogs (5)]. Kadokawa Shoten (em japonês). Consultado em 25 de dezembro de 2018 
  10. «文豪ストレイドッグス(6)» [Bungō Stray Dogs (6)]. Kadokawa Shoten (em japonês). Consultado em 25 de dezembro de 2018 
  11. «文豪ストレイドッグス(7)» [Bungō Stray Dogs (7)]. Kadokawa Shoten (em japonês). Consultado em 25 de dezembro de 2018 
  12. «文豪ストレイドッグス(8)» [Bungō Stray Dogs (8)]. Kadokawa Shoten (em japonês). Consultado em 25 de dezembro de 2018 
  13. «文豪ストレイドッグス(9)» [Bungō Stray Dogs (9)]. Kadokawa Shoten (em japonês). Consultado em 25 de dezembro de 2018 
  14. «文豪ストレイドッグス(10)» [Bungō Stray Dogs (10)]. Kadokawa Shoten (em japonês). Consultado em 25 de dezembro de 2018 
  15. «文豪ストレイドッグス(11)» [Bungō Stray Dogs (11)]. Kadokawa Shoten (em japonês). Consultado em 25 de dezembro de 2018 
  16. «文豪ストレイドッグス(12)» [Bungō Stray Dogs (12)]. Kadokawa Shoten (em japonês). Consultado em 25 de dezembro de 2018 
  17. «文豪ストレイドッグス(13)» [Bungō Stray Dogs (13)]. Kadokawa Shoten (em japonês). Consultado em 25 de dezembro de 2018 
  18. «文豪ストレイドッグス(14)» [Bungō Stray Dogs (14)]. Kadokawa Shoten (em japonês). Consultado em 25 de dezembro de 2018 
  19. «文豪ストレイドッグス(15)» [Bungō Stray Dogs (15)]. Kadokawa Shoten (em japonês). Consultado em 25 de dezembro de 2018 
  20. «文豪ストレイドッグス(16)» [Bungō Stray Dogs (16)]. Kadokawa Shoten (em japonês). Consultado em 25 de dezembro de 2018 
  21. «Bungo Stray Dogs (TV) - episode titles». Anime News Network (em inglês). Consultado em 26 de dezembro de 2018 
  22. «Bungo Stray Dogs 2 (TV) - episode titles». Anime News Network (em inglês). Consultado em 26 de dezembro de 2018 
  23. «Bungo Stray Dogs - Episódio 1». Crunchyroll. 10 de agosto de 2018. Consultado em 25 de dezembro de 2018 
  24. «Bungo Stray Dogs - Episódio 2». Crunchyroll. 17 de agosto de 2018. Consultado em 25 de dezembro de 2018 
  25. «Bungo Stray Dogs - Episódio 3». Crunchyroll. 24 de agosto de 2018. Consultado em 25 de dezembro de 2018 
  26. «Bungo Stray Dogs - Episódio 4». Crunchyroll. 31 de agosto de 2018. Consultado em 25 de dezembro de 2018 
  27. «Bungo Stray Dogs - Episódio 5». Crunchyroll. 7 de setembro de 2018. Consultado em 25 de dezembro de 2018 
  28. «Bungo Stray Dogs - Episódio 6». Crunchyroll. 14 de setembro de 2018. Consultado em 25 de dezembro de 2018 
  29. «Bungo Stray Dogs - Episódio 7». Crunchyroll. 21 de setembro de 2018. Consultado em 25 de dezembro de 2018 
  30. «Bungo Stray Dogs - Episódio 8». Crunchyroll. 28 de setembro de 2018. Consultado em 25 de dezembro de 2018 
  31. «Bungo Stray Dogs - Episódio 9». Crunchyroll. 5 de outubro de 2018. Consultado em 25 de dezembro de 2018 
  32. «Bungo Stray Dogs - Episódio 10». Crunchyroll. 12 de outubro de 2018. Consultado em 25 de dezembro de 2018 
  33. «Bungo Stray Dogs - Episódio 11». Crunchyroll. 19 de outubro de 2018. Consultado em 25 de dezembro de 2018 
  34. «Bungo Stray Dogs - Episódio 12». Crunchyroll. 26 de outubro de 2018. Consultado em 25 de dezembro de 2018 
  35. «Bungo Stray Dogs - Episódio 13». Crunchyroll. 30 de novembro de 2018. Consultado em 25 de dezembro de 2018 
  36. «Bungo Stray Dogs - Episódio 14». Crunchyroll. 30 de novembro de 2018. Consultado em 25 de dezembro de 2018 
  37. «Bungo Stray Dogs - Episódio 15». Crunchyroll. 30 de novembro de 2018. Consultado em 25 de dezembro de 2018 
  38. «Bungo Stray Dogs - Episódio 16». Crunchyroll. 30 de novembro de 2018. Consultado em 25 de dezembro de 2018 
  39. «Bungo Stray Dogs - Episódio 17». Crunchyroll. 4 de dezembro de 2018. Consultado em 25 de dezembro de 2018 
  40. «Bungo Stray Dogs - Episódio 18». Crunchyroll. 6 de dezembro de 2018. Consultado em 25 de dezembro de 2018 
  41. «Bungo Stray Dogs - Episódio 19». Crunchyroll. 9 de dezembro de 2018. Consultado em 25 de dezembro de 2018 
  42. «Bungo Stray Dogs - Episódio 20». Crunchyroll. 12 de dezembro de 2018. Consultado em 25 de dezembro de 2018 
  43. «Bungo Stray Dogs - Episódio 21». Crunchyroll. 14 de dezembro de 2018. Consultado em 25 de dezembro de 2018 
  44. «Bungo Stray Dogs - Episódio 22». Crunchyroll. 16 de dezembro de 2018. Consultado em 25 de dezembro de 2018 
  45. «Bungo Stray Dogs - Episódio 23». Crunchyroll. 23 de dezembro de 2018. Consultado em 25 de dezembro de 2018 
  46. «Bungo Stray Dogs - Episódio 24». Crunchyroll. 30 de dezembro de 2018. Consultado em 25 de dezembro de 2018 
  47. «Bungou Stray Dogs: Hitori Ayumu». MyAnimeList (em inglês). Consultado em 30 de dezembro de 2018 
  48. «Bungo Stray Dogs: Dead Apple (movie)». Anime News Network (em inglês). Consultado em 26 de dezembro de 2018 
  49. «Bungo Stray Dogs - Episódio 25». Crunchyroll. 30 de dezembro de 2018. Consultado em 25 de dezembro de 2018 

Ligações Externas[editar | editar código-fonte]