Buraco das Araras (Goiás)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde dezembro de 2014). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Araras.jpg

O Buraco das Araras está localizado na região de Formosa acerca de 16 Km do Distrito Bezerra, Formosa, no estado brasileiro de Goiás. Fica a 110 km de Brasília.

Apesar do nome, o Buraco não possui Araras. Apenas revoada de maritacas que pairam gritando ao redor da dolina. Existem alguns macacos que aparecem no período da tarde.

Uma das maiores dolinas de colapso do Brasil e a segunda maior do centro-oeste, com 105m de profundidade e 295m de largura, tem em seu meio uma densa floresta úmida, com samambaias gigantes típicas da idade primitiva - formação geológica e eco-história do local.

Possui também trilhas que levam a uma Caverna com um rio subterrâneo apropriado para mergulho. É um ponto com difícil acesso, atrativo turístico digno de visitação, apesar das dificuldades de acesso por trilhas perigosas, sendo comum a prática de rapel para a descida. A descida de rappel possui aproximadamente 65 metros de altura. Para essa prática são necessários instrutores certificados.

Na descida, no início consegue-se apoiar na parede (por cerca de 10m), mas daí torna-se negativa (sem apoio para os pés). Só a partir desse ponto é que se vê a enormidade da gruta.

Nesse lado do buraco, descendo-se pelas pedras há uma entrada para uma gruta, com cerca de 30 metros de extensão, com um lindo lago subterrâneo de água cristalina.

Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia do Brasil é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.