Burrata

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Burrata
Burrata2.jpg
País de origem
Região
Origem do leite
Textura
macia

A burrata é um queijo mozarela recheado com massa fresca de mozarela e creme de leite fermentado.[1]

Etimologia[editar | editar código-fonte]

"Burrata" se originou do termo italiano para "manteiga", burro. É uma referência ao recheio cremoso da burrata.[2]

História[editar | editar código-fonte]

A burrata foi criada na região da Apúlia, na Itália, sendo originalmente produzida a partir de leite de búfala. No entanto, à medida em que a receita foi se espalhando pelo mundo, passou a ser utilizado, também, leite de vaca.[3]

Preparo[editar | editar código-fonte]

A mozarela é moldada no formato de pequenas bolas através do processo conhecido como "filagem". Então, as bolas são recheadas com creme de leite fermentado e massa fresca de mozarela.[4]

Degustação[editar | editar código-fonte]

É um queijo de sabor suave e levemente ácido. Quando aquecido, derrete e forma pequenos fios. Combina bem com saladas,azeite, sanduíches, presunto de Parma, rúcula e damasco. Pode ser servido como petisco.[5]

Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Burrata

Referências

  1. O Quê do Queijo. Disponível em http://oquedoqueijo.com/2013/01/26/burrata-a-mussarela-fresca-e-cremosainspiracao-italiana/. Acesso em 29 de novembro de 2015.
  2. O Quê do Queijo. Disponível em http://oquedoqueijo.com/2013/01/26/burrata-a-mussarela-fresca-e-cremosainspiracao-italiana/. Acesso em 29 de novembro de 2015.
  3. O Quê do Queijo. Disponível em http://oquedoqueijo.com/2013/01/26/burrata-a-mussarela-fresca-e-cremosainspiracao-italiana/. Acesso em 29 de novembro de 2015.
  4. O Quê do Queijo. Disponível em http://oquedoqueijo.com/2013/01/26/burrata-a-mussarela-fresca-e-cremosainspiracao-italiana/. Acesso em 29 de novembro de 2015.
  5. O Quê do Queijo. Disponível em http://oquedoqueijo.com/2013/01/26/burrata-a-mussarela-fresca-e-cremosainspiracao-italiana/. Acesso em 29 de novembro de 2015.