Business Network International

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Business Network International (BNI) é uma organização internacional de referências de negócios.

A BNI foi fundada nos Estados Unidos, por Ivan Misner em 1985. Fechou o ano de 2013 com 6.597 grupos de networking de negócios e 161.328 membros em todo o mundo. Foram passadas mais de 5,4 milhões de referências qualificadas de negócio que resultaram em mais de R$ 15 bilhões em negócios fechados para seus membros! É baseado no princípio "Ganhar Contribuindo " ("Givers Gain"), ou seja, pela recomendação mútua de referências de negócios entre os participantes.

A BNI é a maior e mais bem sucedida organização de referências com grupos de negócios operando em vários países por todos os continentes do globo (Fonte: www.bni.com). Seu fundador é um dos maiores especialistas em "networking" e em marketing boca-a-boca no mundo (Fonte: The New York Times).

Misner era um consultor de gestão quando iniciou o BNI. Trabalhou com empresas que necessitavam de ajuda nas áreas de planejamento estratégico e desenvolvimento organizacional. Como consultor de negócios, recebia a maioria do seu trabalho através de referências. Contudo, não estava satisfeito com o tipo de grupos de negócios que existiam e criou um grupo de networking bem estruturado que oferecesse um ambiente favorável à troca de indicações e referências qualificadas de negócio, que fosse focado na realização de negócios, e que tevesse um ênfase especial no apoio mútuo e constante motivação positiva. Essa organização veio a chamar-se BNI (Fonte: http://www.bni.com).

Missão[editar | editar código-fonte]

A missão da organização é "ajudar as pessoas a fazer crescer os seus negócios através de um programa de marketing boca-a-boca estruturado, onde seus membros recomendam-se mutuamente."

Características[editar | editar código-fonte]

Em cada grupo, é admitida apenas uma empresa por área de negócio. Em 2013 a organização ministrou mais de 200.000 horas de treinamento em todo o mundo. (Fonte: http://www.bni.com).

No Brasil[editar | editar código-fonte]

O BNI chegou ao Brasil em 2009 através do Eng. Marcos R. Martins - Diretor Nacional do BNI. No Brasil, atualmente, existem 59 grupos de empresários com mais de 1.000 membros. Estes grupos se reúnem em na grande São Paulo, Jundiaí, Campinas, ABC, Alphaville, Santos, Guarulhos e Bauru. Existem muitos grupos em processo de formação tanto na capital de São Paulo-SP como no interior, assim como em Belo Horizonte-MG (Fonte: http://www.bnibrasil.com.br).

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre uma empresa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.