Butroto

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Butrint)
Ir para: navegação, pesquisa
Pix.gif Butroto *
Welterbe.svg
Património Mundial da UNESCO

Butrint, Albania.jpg
Ruínas de um anfiteatro e parte de uma ágora
País Albânia
Critérios C (iii)
Referência 570
Coordenadas
Histórico de inscrição
Inscrição 1998  (22ª sessão)
* Nome como inscrito na lista do Património Mundial.
Restos de uma capela baptismal

Butroto (em albanês: Butrint ou Butrinti; em grego clássico: Βουθρωτόν; transl.: Bouthrōtón ou Βουθρώτιος; Bouthrōtio; em latim: Buthrotum) foi uma cidade da Grécia Antiga, posteriormente romana, e é atualmente um sítio arqueológico na Albânia, perto da fronteira grega

Inicialmente uma localidade ilíria[desambiguação necessária] na antiga região do Épiro, foi conquistada pela República de Roma no ano 167 a.C. Passou mais tarde para o Império Bizantino e para a República de Veneza, antes de ser abandonado no final da Idade Média.

As ruínas, escavadas após a Segunda Guerra Mundial, incluem um anfiteatro, banhos públicos romanos, uma capela do século V, uma basílica do século VI, uma porta da cidade (chamada "Porta do Leão"), e um castelo medieval veneziano do século XIV, hoje usado como museu.

Butrint é acessível a partir de Saranda por uma estrada construída em 1959 aquando da visita do líder soviético Nikita Khrushchov. Está a tornar-se cada vez mais popular como passeio de um dia para turistas vindos da ilha grega de Corfu.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Butroto