Butroto

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Butrint)
Butroto 

Ruínas do anfiteatro e parte de uma ágora

Tipo Cultural
Critérios (iii)
Referência 570ter en fr es
Região Europa e América do Norte
Países  Albânia
Coordenadas 39° 45' 4" N 20° 1' 34" E
Histórico de inscrição
Inscrição 1992
Extensão 8,591 ha (85.910 mt²)

Nome usado na lista do Património Mundial

  Região segundo a classificação pela UNESCO

Restos de uma capela batismal

Butroto (em albanês: Butrint ou Butrinti; em grego clássico: Βουθρωτόν; romaniz.:Bouthrōtón ou em grego: Βουθρώτιος; romaniz.:Bouthrōtio; em latim: Buthrotum) foi uma cidade da Grécia Antiga, posteriormente romana, e é atualmente um sítio arqueológico na Albânia, situado no distrito de Sarandë, Condado de Vlorë, perto da fronteira com a Grécia. Em 1992 o sítio foi incluído na lista do Património Mundial da UNESCO. A área classificada foi estendida em 1999 e ligeiramente alterada em 2007.[1]

Inicialmente uma localidade ilíria na antiga região do Epiro, foi conquistada pela República Romana no ano 167 a.C. Foi sede de uma diocese cristã e conheceu alguma prosperidade sob o domínio bizantino. A cidade e a região foram compradas pela República de Veneza em 1386. Em 1572, devido às guerras otomano-venezianas, a cidade encontrava-se em ruínas e praticamente abandonada.

As ruínas, escavadas após a Segunda Guerra Mundial, incluem um anfiteatro, banhos públicos romanos, uma capela do século V, uma basílica do século VI, uma porta da cidade (chamada "Porta do Leão"), e um castelo medieval veneziano do século XIV, hoje usado como museu.

Butroto é acessível a partir de Saranda por uma estrada construída em 1959 aquando da visita do líder soviético Nikita Khrushchov. Está a tornar-se cada vez mais popular como passeio de um dia para turistas vindos da ilha grega de Corfu.

Referências

  1. Butrint. UNESCO World Heritage Centre - World Heritage List (whc.unesco.org). Em inglês ; em francês ; em espanhol. Páginas visitadas em 3 de março de 2016.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Butroto