Este é um artigo bom. Clique aqui para mais informações.

Butterfly Fly Away

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
"Butterfly Fly Away"
Canção de Miley Cyrus e Billy Ray Cyrus
do álbum Hannah Montana: The Movie
Gravação 2008
Gênero(s) Country pop
Duração 3:10
Gravadora(s) Walt Disney
Composição
Produção
  • Glen Ballard
  • Alan Silvestri
Faixas de Hannah Montana: The Movie
Último
"The Climb"
(8)
"Back to Tennessee"
(10)
Próximo

"Butterfly Fly Away" é uma canção dos artistas musicais norte-americanos Miley Cyrus e Billy Ray Cyrus. A música foi primeiramente ouvida no filme Hannah Montana: The Movie, no qual os dois participam, e foi subsequentemente incluída na trilha sonora da película. A obra deriva das origens estilísticas do country pop, e sua letra descreve a mudança de uma criança para a fase adulta. Uma versão estendida foi gravada e incluída no décimo primeiro álbum de Billy Ray, Back to Tennessee.

A composição recebeu opiniões positivas da crítica, e mesmo não recebendo lançamento como single, conseguiu entrar em tabelas de vários países, sendo eles Austrália, Canadá, Irlanda, Reino Unido e Estados Unidos. Sua melhor posição internacionalmente foi em uma tabela do terceiro território mencionado, onde conseguiu a posição quarenta e seis, na Irish Singles Chart. Os dois cantores interpretaram o tema em diversas ocasiões; uma apresentação na Apple Store inglesa foi gravada e eventualmente lançada em um extended play (EP).

Antecedentes e estilo musical[editar | editar código-fonte]

Demonstração de 19 segundos de "Butterfly Fly Away", definida em um tempo de assinatura suave com um metrônomo de 69 batidas por minuto.

Problemas para escutar este arquivo? Veja a ajuda.

"Butterfly Fly Away" é uma canção que deriva do gênero musical country pop, com uma duração de três minutos e dez segundos.[1] Da mesma forma que o último dueto entre Miley e Billy, "Ready, Set, Don't Go", a música descreve a transição de uma criança para a fase adulta.[2] A música foi escrita e produzida por Glen Ballard e Alan Silvestri para Hannah Montana: The Movie, adaptação cinematográfica de Hannah Montana que foi lançada em 2009.[3] De acordo com o filme, quando a personagem principal Miley Stewart era jovem, seu pai Robby Ray Stewart constumava dizer-lhe que, enquanto uma lagarta pode não ser capaz de movimentar muito, ela ainda pode sonhar com a borboleta que um dia será.[2] Este comentário tornou-se um assunto recorrente durante a película e serviu como a base principal para a letra de "Butterfly Fly Away", que utiliza a metamorfose de uma lagarta como uma metáfora para a transição de criança para adulto.[2][4] Na obra cinematográfica, os dois atores intepretam a música enquanto seus personagens estão em um coreto durante uma chuva.[5] Billy Ray Cyrus comentou: "Filmar a cena foi um lindo momento especial. A música foi escrita por Glen Ballard, um poderoso compositor que escreveu 'Man in the Mirror' de Michael Jackson. Eu sabia que a canção era especial [...] e com certeza será um destaque no filme".[5] De acordo com a partitura publicada pela Walt Disney Music Publishing, a música é definida em um tempo de assinatura suave com um metrônomo de 69 batidas por minuto.[6] Composta na chave de si maior, os vocais da composição variam uma oitava, entre a nota baixa de dó sustenido até a nota alta de si.[6]

Recepção pela crítica[editar | editar código-fonte]

Os revisores foram diretos durante as críticas da música. Warren Truit do About.com achou ela "sentimental",[7] enquanto que Scott Mervis do Pittsburgh Post-Gazette a chamou de "um doce dueto".[5] Heather Phares do Allmusic fez um comentário semelhante ao de Mervis, dizendo que a obra é um "dueto muito doce".[8] Stephen Thomas Erlewine, do mesmo site, foi mais negativo, adjetivando-a de "melosa e nojenta", dizendo que Billy Ray não soa bem.[8] Leah Greenblatt, do Entertainment Weekly escreveu: "O dueto delicado [de Miley] com seu pai Billy Ray, 'Butterfly Fly Away', é tranquilamente encantador".[9] O revisor da revista Billboard Ken Tucker estatou que é "uma canção arejada e fluente sobre família na qual vozes de pai e filha se misturam bem".[10] Michael Rechtshaffen do The Hollywood Reporter chamou "Butterfly Fly Away" de "uma suave balada de Glen Ballard e Allan Silvestri".[3] O número foi pré-nomeado na categoria de melhor canção original do Oscar de 2010,[11] porém não recebeu uma indicação.[12]

Divulgação[editar | editar código-fonte]

Os dois artistas interpretaram a música durante o Good Morning America, juntamente com performances de "Full Circle", "Hoedown Throwdown" e "The Climb".[13] A obra também foi incluída em uma AOL Sessions, que foi gravada em 13 de abril de 2009.[14] Na Apple Store londrina, a canção também foi cantada juntamente com uma versão dueto de "Thrillbilly" e vários outros singles dos dois músicos.[15] As faixas, juntamente com algumas obras de Ray Cyrus, foram lançadas em um extended play (EP) vendido exclusivamente pela loja virtual iTunes do território britânico, que foi denominado iTunes Live from London.[15]

Desempenho nas tabelas musicais[editar | editar código-fonte]

"Butterfly Fly Away" estreou na posição 72 na Billboard Hot 100 na semana terminada em 25 de abril de 2009.[16][17] Na semana seguinte, a canção obteve seu pico na posição cinquenta e seis.[17][18] A obra ficou um total de três semanas consecutivas na tabela.[17] Na semana de 25 de abril, teve sua estreia na Canadian Hot 100 na 76.ª posição.[17] Na semana seguinte, pulou para o número cinquenta na parada, sendo esta a sua melhor posição.[17][18] A música ficou mais semanas no Canadá que nos Estados Unidos, ficando uma semana a mais que o último.[17]

A composição obteve resultados similares em outros países. No Reino Unido, a canção estreou e teve como melhor posição a de número 78 na semana terminada em 16 de maio de 2009.[19][20] Sua melhor posição internacionalmente foi na irlandesa Irish Singles Chart. Na sua estreia na tabela, conseguiu a 47.ª posição na semana de 7 de maio de 2009.[17] A canção subiu um número na semana seguinte, conquistando sua melhor posição.[17][21] Também conseguiu entrar na Australian Singles Chart na posição cinquenta e seis.[22]

Posições[editar | editar código-fonte]

Tabela musical (2009) Melhor
posição
 Austrália - Australian Singles Chart[22] 56
 Canadá - Canadian Hot 100[18] 50
 Estados Unidos - Billboard Hot 100[18] 56
 Irlanda - Irish Singles Chart[21] 46
 Reino Unido - UK Singles Chart[19] 78

Referências

  1. «Butterfly Fly Away» (em inglês). Amazon. Consultado em 3 de maio de 2013. 
  2. a b c Alonso Duralde (8 de abril de 2009). «‘Hannah Montana’ is strictly kids’ stuff» (em inglês). msnbc.com (NBC Universal e Microsoft). Consultado em 3 de junho de 2013. 
  3. a b Michael Rechtshaffen (7 de abril de 2009). «Hannah Montana: The Movie – Film Review». The Hollywood Reporter (em inglês). Reed Business Information. Consultado em 3 de junho de 2013. 
  4. Carrey Rickey (10 de abril de 2009). «Pep and pop from a tween idol». The Philadelphia Inquirer (em inglês). Philadelphia Media Holdings. Consultado em 3 de junho de 2013. 
  5. a b c Scott Mervis (10 de abril de 2009). «Billy Ray Cyrus appeals to a whole new crowd». Pittsburgh Post-Gazette (em inglês). Block Communications. Consultado em 3 de junho de 2013. 
  6. a b «Butterfly Fly Away - Miley Cyrus - Digital Sheet Music» (em inglês). Musicnotes.com (Walt Disney Music Publishing). Consultado em 3 de junho de 2013. 
  7. Warren Truitt (24 de março de 2009). «Miley Cyrus – Hannah Montana: The Movie Soundtrack» (em inglês). About.com. The New York Times Company. Consultado em 3 de junho de 2013. 
  8. a b Heather Phares. «Hannah Montana: The Movie [Soundtrack] > Review» (em inglês). Allmusic (Macrovision Corporation). Consultado em 3 de junho de 2013.  delete character character in |título= at position 38 (Ajuda)
  9. Leah Greenblatt (18 de março de 2009). «Hannah Montana: The Movie (2009)». Entertainment Weekly (em inglês). Time Warner, Inc. Consultado em 3 de junho de 2013. 
  10. Ken Tucker (6 de abril de 2009). «Back to Tennessee». Billboard (em inglês). Nielsen Business Media, Inc. Consultado em 3 de junho de 2013. 
  11. Gregg Kilday (16 de dezembro de 2009). «Academy unveils original song candidates». The Hollywood Reporter (em inglês). Trade Entertainment. Consultado em 3 de junho de 2013. 
  12. Kyle Anderson (2 de fevereiro de 2010). «Oscar Nominations: The Tragedy Of The Best Original Song Category» (em inglês). MTV News. Consultado em 3 de junho de 2013. 
  13. Evan Agostini (8 de abril de 2009). «Star Tracks: Wednesday, April 08, 2009 – 'Morning Glory': Miley Cyrus». People (em inglês). Time Warner, Inc. Consultado em 3 de junho de 2013. 
  14. «Miley Cyrus – "Butterfly Fly Away feat. Billy Ray Cyrus (Sessions)"» (em inglês). AOL (Time Warner, Inc). Consultado em 3 de junho de 2013. 
  15. a b «iTunes: Live from London» (em inglês). iTunes Store. Apple, Inc. Consultado em 3 de junho de 2013. 
  16. Ayala Ben-Yehuda; Silvio Pietroluongo (16 de abril de 2009). «Hannah Montana' Boosts Six Songs On Hot 100». Billboard (em inglês). Los Angeles e New York City: Nielsen Business Media, Inc. Consultado em 3 de junho de 2013. 
  17. a b c d e f g h «Miley Cyrus and Billy Ray Cyrus – Butterfly Fly Away – Music Charts» (em inglês). aCharts.us. Consultado em 3 de junho de 2013. 
  18. a b c d «Butterfly Fly Away». Billboard (em inglês). Nielsen Business Media, Inc. Arquivado desde o original em 22 de agosto de 2008. Consultado em 3 de junho de 2013. 
  19. a b «Chart Stats – Miley Cyrus – Butterfly Fly Away» (em inglês). Chartstats.com. The Official Charts Company. Consultado em 3 de junho de 2013. 
  20. «Chart Stats – Miley Cyrus» (em inglês). Chartstats.com. The Official Charts Company. 1 de janeiro de 2009. Consultado em 3 de junho de 2013. 
  21. a b «The Irish Charts – Butterfly Fly Away». Irish Singles Chart (em inglês). Irish Recorded Music Association. Consultado em 3 de junho de 2013. 
  22. a b «ARIA» (PDF) (em inglês). Pandoraarchive.com. Australian Recording Industry Association. Consultado em 3 de junho de 2013.