Buxaceae

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Como ler uma caixa taxonómicaBuxaceae
Buxus sempervirens.jpg

Classificação científica
Reino: Plantae
Divisão: Magnoliophyta
Classe: Magnoliopsida
Ordem: não atribuida ou Buxales
Família: Buxaceae
Dumort.
Géneros
Buxus

Pachysandra
Sarcococca
Styloceras

Buxaceae é uma pequena família de plantas com flor, composta por 4 ou 5 géneros e 90-120 espécies. São arbustos ou pequenas árvores, de distribuição cosmopolita. Um quinto género, por vezes aceite no passado (Notobuxus), foi incluido no género Buxus, após estudos genéticos (Balthazar et al., 2000).

A família é reconhecida pela maioria dos taxonomistas. No entanto, a sua colocação e circunscrição tem variado; alguns taxonomistas tratam Styloceras na sua própria família Stylocerataceae, e outros têm incluido Simmondsia (usualmente colocada na sua própria família Simmondsiaceae) na família Buxaceae.

O sistema APG II, de 2003, reconhece esta família, mas numa nova circunscrição que inclui o género Didymeles (duas espécies originárias de Madagáscar). No entanto, o sistema APG II permite a segregação opcional deste género como família Didymelaceae. Isto representa uma ligeira mudança em relação ao sistema APG, de 1998, que reconhecia firmemente as duas famílias como separadas. Em ambos os sistemas, a família Buxaceae não está atribuida a nenhuma ordem e é deixada no meio das linhagens basais de eudicotiledóneas.

Referências[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Buxaceae