Bytom Odrzański

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Polónia Bytom Odrzański 
  cidade em uma comuna urbano-rural  
Praça e edifício da prefeitura
Praça e edifício da prefeitura
Praça e edifício da prefeitura
Símbolos
Bandeira de Bytom Odrzański
Bandeira
Brasão de armas de Bytom Odrzański
Brasão de armas
Localização
Bytom Odrzański está localizado em: Polônia
Bytom Odrzański
Bytom Odrzański no mapa da Polônia
Mapa
Mapa dinâmico da cidade
Coordenadas 51° 43' 55" N 15° 49' 19" E
País Polônia
Voivodia Lubúsquia
Condado Nowa Sól
Comuna Bytom Odrzański
Administração
Tipo Prefeitura
Prefeito Jacek Sauter
Características geográficas
Área total [1] 2,3 km²
População total (2021) [1] 4 191 hab.
Densidade 1 822,2 hab./km²
Código postal 67-115
Código de área (+48) 68
Outras informações
Matrícula FNW
Website www.bytomodrzanski.pl

Bytom Odrzański (logo após a guerra, Białobrzezie,[2] em alemão: Beuthen an der Oder) é um município no oeste da Polônia. Pertence à voivodia da Lubúsquia, no condado de Nowa Sól. É a sede da comuna urbano-rural de Bytom Odrzański. Localiza-se a 22 km a oeste de Głogów e a 12 km a leste de Nowa Sól.

Estende-se por uma área de 2,3 km², com 4 191 habitantes, segundo o censo de 31 de dezembro de 2021, com uma densidade de 1 822,2 hab./km².[1]

Historicamente, Bytom Odrzański fica na parte norte da Baixa Silésia.[3]

Entre 1975 e 1998, a cidade era administrativamente parte da voivodia de Zielona Góra.

Localização[editar | editar código-fonte]

A cidade fica na margem esquerda do rio Óder (Médio Óder), sendo altamente poluído nesse trecho, no Vale Proglacial Barycz-Glogów (em sua borda). Aproximadamente 6 km ao sul da cidade estão as colinas de Dalkowskie.

Toponímia[editar | editar código-fonte]

O nome da localidade é derivado do nome coloquial polonês de residência — byt, definindo um lugar para viver.[4] O linguista alemão Heinrich Adamy, em seu trabalho sobre nomes de lugares na Silésia, publicado em 1888 na Breslávia, menciona Bytom e Butum como os primeiros nomes de lugares registrados em um documento de 1109, dando seu significado como “Wohnsitz, Niederlassung”, ou seja, em português “domicílio, assentamento”.[4]

A localidade, em sua forma atual Bytom, no contexto castro de Bytom[5] (em polonês/polaco: gród Bytom),[6] é mencionada por Galo Anônimo em sua Crônica Polonesa, escrita entre 1112 e 1116.[7]

O nome da aldeia na forma latinizada Bitom é repetidamente mencionado no Livro de Henryk, escrito em latim entre 1269 e 1273. No livro em latim Liber fundationis episcopatus Vratislaviensis (em português: Livro dos Emolumentos do Bispado da Breslávia), escrito no governo do bispo Henrique de Wierzbno em 1295–1305, a vila é mencionada na forma latinizada Bythom.[8][9] Em 1613, o regionalista e historiador da Silésia, Mikołaj Henel de Prudnik mencionou a aldeia em seu trabalho sobre a geografia da Silésia intitulado Silesiographia, dando seus nomes latinos: Beuthena, Bythonia.[10]

História[editar | editar código-fonte]

Uma fortaleza eslava medieval conhecida por sua defesa contra o exército germano do imperador Henrique V do Sacro Império Romano-Germânico em 1109 (então avançando sobre Głogów) é mencionada em suas crônicas por Galo Anônimo.

(...) E quando ele quis passar pelo assentamento fortificado de Bytom, considerado impossível de ser conquistado devido às suas fortificações e localização natural entre as águas que o cercavam e os pântanos e brejos que o cercavam, alguns de seus cavaleiros mais famosos correram para o castelo, desejando mostrar sua virtude cavaleiresca na Polônia e testar a força e a coragem dos poloneses. E os habitantes do assentamento, após abrirem os portões, saíram ao encontro deles com espadas desembainhadas, não temendo a multidão de vários exércitos, nem a agressividade dos germanos, nem a presença do próprio imperador, mas resistindo a eles com bravura e coragem. Quando o imperador viu isso, ficou surpreso ao ver que homens sem armadura de proteção lutavam com espadas nuas contra homens com escudo, e homens com escudo contra homens com armadura, correndo ansiosamente para a batalha como se estivessem em um banquete. Então, como se estivesse preocupado com as vidas de seus cavaleiros, o imperador enviou besteiros e arqueiros para lá, de modo que, pelo menos diante de sua ameaça, os habitantes da fortificação cedessem e se retirassem para o castelo. Mas os poloneses prestavam tanta atenção às balas e flechas que voavam de todos os lados quanto à neve ou às gotas de chuva. Foi ali que o imperador se convenceu pela primeira vez da coragem dos poloneses, pois nem todos os seus cavaleiros saíram ilesos da batalha. (...)
 
Galo Anônimo, Livro Três, Capítulo III.
Bytom Odrzański, (1819)

Em 1157, a fortaleza foi incendiada pelas tropas polonesas que se retiravam dos alemães. A cidade recebeu os direitos de cidade em meados do século XIII. Entre 1289 e 1504, Bytom pertenceu aos Piastas da Silésia. A partir de 1331, ficou sob a soberania tcheca.

Em 1469, a cidade passou para as mãos de proprietários particulares. O comprador foi a família cavalheiresca de Glaubitz. Entre 1526 e 1561, a família Rechenberg foi proprietária da cidade. A partir de 1561, a cidade pertenceu à família Schönaich. Sob os Habsburgos, a partir de 1526, houve um crescimento acelerado da cidade — o maior entre 1580 e 1618, sob o domínio de Fabian e George von Schönaich. Entre 1601 e 1628, um ginásio acadêmico calvinista com o direito de conceder diplomas de bacharelado e mestrado — a chamada “Schönaichianum” — funcionou aqui. Por volta de 1615–1618, havia uma gráfica em Bytom, embora poucas de suas publicações tenham sobrevivido.[11]

A partir de 1742, a cidade passou a pertencer à Prússia. No século XIX, ela tinha um sistema de esgoto e abastecimento de água.

Bytom Odrzański no século XVIII

Em 13 de fevereiro de 1945, a cidade foi ocupada pelas tropas soviéticas. A cidade, severamente danificada, foi logo tomada pela administração polonesa. Os habitantes anteriores foram expulsos para a Alemanha e substituídos por colonos poloneses.

Em 4 de junho de 1988, ocorreu um trágico acidente rodoferroviário em uma passagem de nível perto de Bytom — um caminhão militar Star 66 que transportava treze soldados para trabalhos de recuperação de terras em prados próximos colidiu (por culpa do motorista) com um trem que viajava a 70 km/h. Como resultado da colisão, os galões de gasolina transportados no veículo militar explodiram. Cinco pessoas morreram no local e outras cinco morreram após serem levadas a hospitais.[12]

Atualmente, os residentes obtêm sua renda principalmente da indústria e de serviços. As fundições e minas de cobre de propriedade da KGHM Polska Miedź estão localizadas nas proximidades. Há indústrias metalúrgicas e de móveis na cidade. O Festival de Criatividade Musical dos Cegos e o Flis Odrzański são realizados aqui todos os anos.

Monumentos históricos[editar | editar código-fonte]

Antiga igreja protestante
Página principal, sobrado n.º 8
Página principal, sobrados n.º 12 e 13
Igreja de São Jerônimo

O registro provincial de monumentos inclui:[13]

  • Cidade, de meados do século XIII
  • Igreja paroquial de São Jerônimo, gótica dos séculos XIV e XVII, reconstruída no século XVIII
  • Igreja evangélica do século XVIII. Construída entre 1741 e 1746 usando as paredes do antigo ginásio protestante Schönach, do final do Renascimento. Em forma de salão, construída em tijolos, com o interior cercado por galerias de madeira de dois andares. Ao lado da igreja há uma torre neogótica acrescentada em 1846. Atualmente está vazia e sem uso. Em 2006, foi comprada pela Fundação Arqueológica de Zielona Góra. A renovação do edifício e a criação de um arquivo arqueológico nele estão programadas para serem concluídas até 2012.
  • Corpo de bombeiros, Praça Szpitalny, rua Kopernika, datado de 1764, no século XIX
  • Casa paroquial, de meados do século XIX
  • Prefeitura, renascentista tardia, do século XVII, foi construída entre 1602 e 1609 na fachada oeste da praça, em dois lotes medievais conectados
  • Casa, rua Cmentarna 20, do século XVIII
  • Casas, rua Dworcowa, 2, 20, 27, 28, 29, século XVIII, século XIX/XX
  • Casas de burgueses, séculos XVIII e XIX, rua Glogowska:
    • Casas, rua Głogowska, 30, 31, 33, 38 do século XVIII
    • Moradias com jardins, rua Głogowska 18, 23, de meados do século XIX, a partir de 1920
  • “Casa de Napoleão”, rua Górna, 1, do século XVIII
  • Casa, rua Kopernika, 12, de 1869
  • Casas, rua Kościelna, 7, 9, do século XVIII
  • Casas, rua Kożuchowska, 13, 26, 27, 28, 29/30, do século XVII, do século XVIII
  • Casas, rua Krzywoustego, 6, 9, 26, do século XVIII
  • Alfândega, rua Mostowa, 1, 1935
  • Casas, rua Nadbrzeżna, 2, 5, 5a, 8, 9, do século XVIII, século XIX
  • Casas, rua Nowe Miasto, 3, 9, 17, 23, 28, século XVIII
  • Conjunto arquitetônico restaurado do centro histórico da Cidade Velha — casas renascentistas tardias, barrocas, clássicas e ecléticas ao redor da Praça principal:
    • Casas, Praça principal, 2, 3 - não existem, 4, 5, 6, 8, 9, 9a, 10, 11, 12, 13/14, 18, 19, 20, 21, 22, 23, 24, 25, 26, 27, do século XVII, dos séculos XVIII/XIX.
  • Hotel “Pod Złotym Lwem”, Praça principal 15/16, de 1711
  • Prédio da fazenda, rua Szeroka, 8, do século XVIII
  • Casas, rua Szewska, 4, 8, 15, 19, do século XVIII
  • Casas, rua Szpitalna, 6, 7, 10, 12, do século XVIII
  • Casas, rua Wąska, 1, 2, 3, 5, 7, do século XVIII
  • Casas, rua Widok, 1, 2, do século XVIII
  • Mansão, rua Żeromskiego 1, de 1908

Outros monumentos:

  • Cinco cruzes de pedra, provavelmente medievais, construídas na torre da igreja de São Jerônimo; a idade das cruzes e sua origem são desconhecidas, uma hipótese que as considera como as chamadas cruzes penitenciais não é apoiada por nenhuma evidência e se baseia apenas na suposição errônea e não autorizada de que todas as cruzes monolíticas de pedra antigas são cruzes penitenciais.
  • Fonte com coluna do final do século XIX
  • Placa comemorativa barroca com uma inscrição sobre os danos causados durante a passagem dos Lisowczycy em 6 de dezembro de 1620. Localizada na fachada do antigo prédio da farmácia na praça.
  • Restos do fosso da cidade.

Economia[editar | editar código-fonte]

Há 153 pessoas trabalhando por 1.000 habitantes em Bytom Odrzański. Isso é significativamente menor do que o valor para a voivodia da Lubúsquia e significativamente menor do que o valor para a Polônia.[1] O desemprego registrado em Bytom Odrzański foi de 4,0% em 2021. Isso é significativamente menor do que a taxa de desemprego registrada para a voivodia da Lubúsquia e significativamente menor do que a taxa de desemprego registrada para a Polônia na totalidade.[1] Em 2021, o salário médio mensal bruto em Bytom Odrzański era de 5.132,85 PLN, correspondendo a 85,50% do salário médio mensal bruto na Polônia.[1]

Entre os residentes economicamente ativos de Bytom Odrzański, 406 pessoas vão trabalhar em outras cidades e 55 trabalhadores vêm trabalhar de fora do município — portanto, o saldo de chegadas e partidas para trabalhar é de -351.[1]

13,9% dos residentes economicamente ativos de Bytom Odrzański trabalham no setor agrícola (agricultura, silvicultura, caça e pesca), 43,7% na indústria e construção, 12,6% no setor de serviços (comércio, reparação de veículos, transporte, hospedagem e alimentação, informação e comunicação) e 1,7% trabalham no setor financeiro (atividades financeiras e de seguros, serviços imobiliários).[1]

Educação[editar | editar código-fonte]

Novecentos e cinquenta e seis habitantes de Bytom Odrzański estão na idade de educação potencial (3-24 anos). Segundo o Censo Nacional de 2011, 11,8% da população têm diploma universitário, 2,7% têm educação pós-secundária, 10,7% têm educação secundária geral e 20,2% têm educação profissional secundária.[1]

A educação profissional básica é alcançada por 26,7% da população de Bytom Odrzański, a educação secundária inferior por 5,5% e a educação primária por 20,5%. 2,0% dos residentes abandonaram os estudos antes de concluir o ensino fundamental. Em comparação com a voivodia da Lubúsquia na totalidade, os habitantes de Bytom Odrzański têm um nível de educação um pouco mais baixo. Em 2021, havia 1 jardim de infância em Bytom Odrzański, com 154 crianças (72 meninas e 82 meninos) frequentando 7 salas de aula. Havia 0 vagas disponíveis. Em comparação, em 2008 havia 1 jardim de infância em Bytom Odrzański, com 150 crianças (78 meninas e 72 meninos) frequentando 6 salas. Havia 145 vagas disponíveis.[1]

14,7% da população de Bytom Odrzański na idade de educação potencial (3-24 anos) se enquadram na faixa de 3-6 anos — educação pré-escolar (14,9% entre as meninas e 14,6% entre os meninos). Para cada 1.000 crianças em idade pré-escolar, 1.068 frequentam estabelecimentos de educação pré-escolar. Havia 0,71 crianças em idade pré-escolar por vaga em um estabelecimento de educação pré-escolar em 2018.[1]

Há uma escola primária com 485 alunos (220 do sexo feminino e 265 do sexo masculino) em 25 salas. Em comparação, em 2008, Bytom Odrzański tinha 1 escola primária com 359 alunos (176 do sexo feminino e 183 do sexo masculino) em 15 salas. Na faixa etária de 3 a 24 anos, 30,1% da população tem educação ao nível primário (7 a 12 anos) (28,4% entre as meninas e 31,7% entre os meninos). Há 19,4 alunos por sala nas escolas primárias.[1]

Na faixa etária de 3 a 24 anos, 17,8% da população tem ensino médio completo (16 a 18 anos) (18,6% entre as meninas e 17,0% entre os meninos).[1]

Na faixa etária correspondente à educação terciária (19–24 anos), 21,2% dos residentes de Bytom Odrzański estão na idade de educação potencial (24,1% entre as mulheres e 18,6% entre os homens).[1]

Associações religiosas[editar | editar código-fonte]

As seguintes associações religiosas realizam atividades pastorais na cidade::

Igreja Católica Romana[editar | editar código-fonte]

  • Igreja paroquial de São Jerônimo[14]

Igreja Pentecostal[editar | editar código-fonte]

  • Igreja Pentecostal “Espírito Santo”[15]

Transportes[editar | editar código-fonte]

Estação ferroviária em Bytom Odrzański
  • Porto fluvial
  • Linha de trem n.º 273 Breslávia Główny — Szczecin Główny (foi trazida para Bytom já em 1871 e está em operação desde então como a chamada Linha Principal de Óder). A cidade tem conexão direta com, entre outras, Przemyśl, Cracóvia, Breslávia e Rzepin.
  • As estradas da voivodia se cruzam na cidade:
    • Estrada provincial n.º 292: Nowa Sól — Bytom Odrzański — Głogów
    • Estrada provincial n.º 293: Bytom Odrzański — Nowe Miasteczko
    • Estrada provincial n.º 326: Bytom Odrzański — Siedlisko[16] está intransitável — a possibilidade de transporte de barco para a margem oriental do rio Óder para pedestres e ciclistas existiu até 2018.[17]
  • As pontes mais próximas sobre o Óder estão localizadas em Nowa Sól e Głogów.[18]

Demografia[editar | editar código-fonte]

Conforme os dados do Escritório Central de Estatística da Polônia (GUS) de 31 de dezembro de 2022, Bytom Odrzański é uma cidade muito pequena com uma população de 3 983 habitantes (27.º lugar na voivodia da Lubúsquia e 644.º na Polônia),[19] tem uma área de 2,30 km² (42.º, penúltimo lugar na voivodia da Lubúsquia e 938.º lugar na Polônia)[20] e uma densidade populacional de 1 731,74 hab./km² (3.º lugar na voivodia da Lubúsquia e 95.º lugar na Polônia).[21] Nos anos 2002–2021, o número de habitantes diminuiu 3,9%.[1]

Os habitantes de Bytom Odrzański constituem cerca de 4,68% da população do condado de Nowa Sól, constituindo 0,41% da população da voivodia da Lubúsquia.[1]

Descrição Total Mulheres Homens
unidade habitantes % habitantes % habitantes %
população 3 983 100 2 036 51,1 1 947 48,9
superfície 2,30 km²
densidade populacional
(hab./km²)
1 731,74 884,92 846,82

Esportes[editar | editar código-fonte]

Desde 1947, existe um clube de futebol em Bytom Odrzański chamado Clube Esportivo Municipal “Odra” Bytom Odrzański,[22] que joga no grupo III da 3.ª divisão. O time joga suas partidas em casa no Estádio Municipal de Bytom Odrzański.[23] Graças a ex-jogadores experientes de esportes de combate, essas modalidades também são populares na cidade.

Referências

  1. a b c d e f g h i j k l m n o p «Bytom Odrzański (Lubúsquia) mapas, imóveis, Escritório Central de Estatística, acomodações, escolas, região, atrações, códigos postais, salário, desemprego, ganhos, tabelas, educação, jardins de infância, demografia». Polska w liczbach (em polonês). Consultado em 7 de setembro de 2023 
  2. Pierwsza powojenna mapa Polski wydana przez WIG Sztabu Generalnego w roku 1945
  3. Studia nad początkami i rozplanowaniem miast nad środkową Odrą i dolną Wartą (województwo zielonogórskie), vol. 2: Dolny Śląsk, Dolne Łużyce, red. Zdzisław Kaczmarczyk, Andrzej Wędzki, Państwowe Wydawnictwo Naukowe, Zielona Góra 1970, p. 125.
  4. a b Adamy, Heinrich (1812-1897) (1888). Die schlesischen Ortsnamen, ihre Entstehung und Bedeutung. Ein Bild aus der Vorzeit. - Zweite vermehrte und verbesserte Auflage. Breslau: Priebatsch’s Buchhandlung. p. 9. OCLC 456751858 
  5. „Monumenta Germaniae Historica”, „Chronicae Polonorum”, vol. IX, Hannoverae 1851 p. 467
  6. „Kronika polska, Gall Anonim”, seria „Kroniki polskie”, Zakł. Narod. Ossolińskich, Breslávia, ISBN 978-3-939991-64-9, p. 128.
  7. „Monumenta Poloniae Historica”, vol. I, Akademia Umiejętności w Krakowie, Lwów 1864, p. 448.
  8. Markgraf, Hermann (1889). Liber fundationis episcopatus Vratislaviensis (em alemão). [S.l.]: Max 
  9. H. Markgraf, J. W. Schulte, „Codex Diplomaticus Silesiae vol. 14 Liber Fundationis Episcopatus Vratislaviensis”, Breslau 1889
  10. Haberland, Arkadiusz Cencora, Diana Codogni-Łańcucka (2011). Die „Silesiographia” und „Breslo-Graphia” von Nicolaus Henel von Hennenfeld. Breslávia: Biblioteka Uniwersytecka we Wrocławiu. p. 174. ISBN 978-83-910595-2-4 
  11. Ciurlok 2018, p. 69.
  12. Informacje zabrane na podstawie książki Jarosława Reszki - „Cześć, Giniemy!”
  13. «Rejestr zabytków nieruchomych woj. lubuskiego» (PDF). Narodowy Instytut Dziedzictwa. pp. 35–37. Consultado em 8 de setembro de 2023 
  14. «Parafia Rzymskokatolicka p.w. św. Hieronima w Bytomiu Odrzańskim». www.bytomodrzanski.parafia.info.pl. Consultado em 8 de setembro de 2023 
  15. «Kościół Zielonoświątkowy w PL» (em polaco). Consultado em 8 de setembro de 2023 
  16. «Zarząd Dróg Wojewódzkich w Zielonej Górze – Sieć dróg, wykaz dróg i mapa». www.zdw.zgora.pl. Consultado em 8 de setembro de 2023 
  17. «Brak przeprawy łodzią z Bytomia Odrzańskiego do Siedliska - Radio Zachód, Lubuskie» (em polaco). 8 de março de 2019. Consultado em 8 de setembro de 2023 
  18. «500 lat mostu, którego nie ma». Bytom Odrzański - Bytomski Serwis Informacyjny (em polaco). Consultado em 8 de setembro de 2023 
  19. «Największe miasta w Polsce pod względem liczby ludności». Polska w liczbach (em polaco). Consultado em 3 de julho de 2023 
  20. «Miasta o największej powierzchni w Polsce». Polska w liczbach (em polaco). Consultado em 3 de julho de 2023 
  21. «Miasta o największej gęstości zaludnienia w Polsce». Polska w liczbach (em polaco). Consultado em 3 de julho de 2023 
  22. «Miejski Klub Sportowy Odra | krs-pobierz.pl». krs-pobierz.pl (em polaco). Consultado em 8 de setembro de 2023 
  23. «Skarb - Odra Bytom Odrzański». www.90minut.pl. Consultado em 8 de setembro de 2023 

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Stenzel, Gustav Adolf (1854). Liber Fundationis Claustri Sanctae Mariae Virginis in Henrichow. Breslau: Josef Max & Komp. 
  • Antonowicz, G., Województwo zielonogórskie vademecum turystyczne, Krajowa Agencja Wydawnicza, 1981
  • Ciurlok, Jerzy (2018). O drukarzach, drukarniach i drukach śląskich. Mikołów, Katowice: Regionalny Instytut Kultury w Katowicach. ISBN 978-83-952024-1-4 
  • Garbacz, K., Szlakiem zabytkowych miast, Zielona Góra, Agencja Wydawnicza PDN, 2005
  • Lutsch, H., Verzeichnis der Kunstdenkmäler der Provinz Schlesien [vol. 3]: Die Kunstdenkmäler des. Reg.-Bezirks Liegnitz, Breslau, Wilh. Gottl. Korn., pp. 65-70, 1891
  • Szczaniecki, M., Korcz, W., Dzieje ziemi lubuskiej w wypisach Varsóvia, Państwowe Zakłady Wydawnictw Szkolnych, 1958

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Bytom Odrzański