Câmera IP

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Wikitext.svg
Esta página ou seção precisa ser wikificada (desde fevereiro de 2010).
Por favor ajude a formatar esta página de acordo com as diretrizes estabelecidas.
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde fevereiro de 2010). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

Uma câmera IP é uma câmera de vídeo que pode ser acessada e controlada por via de qualquer rede IP, como a LAN, Intranet ou Internet. Usando simplesmente um navegador web e uma conexão de Internet de alta velocidade, usuários podem convenientemente ter acesso ao vídeo de uma câmera e, em alguns casos, até áudio, de qualquer local que esteja.

Os modelos atuais são compatíveis com as tecnologias Ethernet e Wi-Fi e são separadas em categorias como Pan/Tilt/Zoom que permite ao usuário mudar o ângulo das câmeras, habilitar áudio, controlar uso de luz infravermelha para uso noturno, entre outros.

Como funciona[editar | editar código-fonte]

Equipado com um servidor interno e uma placa de processamento, os dispositivos, que também se referem às câmeras IP, combinam as capacidades de uma câmera poder filmar e um computador para armazenar. Melhor que as CCRTS, as câmeras IP não necessitam de softwares ou placas adicionais, tornando fácil sua instalação e manuseio dentro de uma rede, pois ele possui seu próprio endereço de IP, ele se conecta automaticamente na rede por meio de um hub/roteador, funcionando 24 horas por dia. As câmeras IP são facilmente integradas a redes já existentes através do sistema Universal Plug and Play (UPnP).

Benefícios[editar | editar código-fonte]

  • Segurança: câmeras IP podem ser usadas em conjunto de um sistema de alarme à parte, fazendo com que ela grave apenas quando um sensor ou o sistema de alarme soar ou enviar um e-mail de alerta ao sinal de uma invasão ou atividade no campo de visão da câmera.
  • Acessibilidade: podem ser acessadas de qualquer local via navegador web.

Onde as câmeras IP são usadas?[editar | editar código-fonte]

  • Usuários Domésticos: Moradores podem perfeitamente acompanhar seus filhos, animais, empregados, fluxo de carro na rua, vendo tudo em tempo real no local de trabalho. Alguns modelos ainda possibilitam a saída de áudio e a pessoa pode do outro lado falar pelo microfone do computador e o som sai pela câmera.
  • Pequenas empresas: Muito usado em empresas que possuem grande estoque de mercadorias. Monitoramento 24 horas é a melhor solução para quem quer tranqüilidade e quiser conferir seu estoque. As câmeras IP mais modernas vem equipadas com sensor de movimento, que podem ser ligadas aos alarmes ou automaticamente enviam um email para o usuário avisando que houve movimento na área.
  • Escritórios: São facilmente monitorados de qualquer computador remoto ligado a internet. Pode-se monitorar fluxo de pessoas, estoque entre outros.
  • Lugares externos e públicos: Hospitais, parques, locais de transito de carros e pessoas, escolas. Zoom e foco automático ajudam na detecção da pessoa no caso de roubo. As imagens capturadas podem ser de grande ajuda na identificação de suspeitos.