Cândido Sales

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Cândido sales)
Ir para: navegação, pesquisa
Ambox rewrite.svg
Esta página precisa ser reciclada de acordo com o livro de estilo (desde Fevereiro de 2008).
Sinta-se livre para editá-la para que esta possa atingir um nível de qualidade superior.
Município de Cândido Sales
"Candim"
Bandeira de Cândido Sales
Brasão de Cândido Sales
Bandeira Brasão
Hino
Aniversário 5 de julho de 1962
Fundação 5 de julho de 1962
Gentílico candidosalense
Padroeiro(a) Nossa Senhora das Graças
Prefeito(a) Elaine Pontes (PRP)
Localização
Localização de Cândido Sales
Localização de Cândido Sales na Bahia
Cândido Sales está localizado em: Brasil
Cândido Sales
Localização de Cândido Sales no Brasil
15° 30' 18" S 41° 14' 20" O15° 30' 18" S 41° 14' 20" O
Unidade federativa Bahia Bahia
Mesorregião Centro-Sul Baiano IBGE/2008 [1]
Microrregião Vitória da Conquista IBGE/2008 [1]
Municípios limítrofes Tremedal, Belo Campo, Vitória da Conquista, Encruzilhada e Ninheira (MG)
Distância até a capital 593 km
Características geográficas
Área 1 169,522 km² [2]
População 26 760 hab. IBGE/2010[3]
Densidade 22,88 hab./km²
Altitude 627 m
Clima Subúmido a seco
Fuso horário UTC−3
Indicadores
IDH-M 0,601 médio PNUD/2010 [4]
PIB R$ 90 731,627 mil IBGE/2008[5]
PIB per capita R$ 5,759 61 IBGE/2016[5]
Página oficial
Prefeitura http://www.candidosales.ba.gov.br/

Cândido Sales é um município brasileiro do estado da Bahia. Sua população estimada em 2016 pelo IBGE de 26.760 habitantes. Dado em alto sua população pode chegar aos 30.241 habitantes.

História[editar | editar código-fonte]

O território de Cândido Sales que integrava o município de Vitória da Conquista, teve a sua origem na metade do século XIX, com o povoamento por fazendeiros que ali se estabeleceram, formando o povoado Porto de Santa Cruz. Em 1943, com a transferência da sede distrital para o povoado o nome foi alterado para Quaraçu e 1954 transferiu-se a sede do distrito para o povoado de Nova Conquista.

O município se emancipou em 5 de julho de 1962, desligando-se do município de Vitória da Conquista. No início do povoado, o local chamava-se "Nova Conquista" e teve o seu desenvolvimento acelerado com a construção da Rodovia Federal RIO-BAHIA, sobretudo com a construção da ponte sobre o Rio Pardo, que margeia o município. O nome "Cândido Sales" é uma homenagem a um antigo proprietário de terras da região onde se formou a localidade.

O município é banhado pelo Rio Pardo e cortada pela rodovia BR-116.

Geografia[editar | editar código-fonte]

Municípios limítrofes[editar | editar código-fonte]

Hidrografia[editar | editar código-fonte]

Dados atuais[editar | editar código-fonte]

O prefeito do município é Elaine Pontes de Oliveira, eleito em 2016 com 7,580 votos, um percentual de 54,52% dos votos válidos. Nessa eleição, a candidata do PRP, enfrentou nas urnas o candidato a reeleição Hélio Fortunato (PSL) com 6,297 votos e o candidato Cleyton Ferreira Vieira (SD) que obteve 26 votos.

A Secretaria de Educação é tida como a pasta principal deste município, que apesar da deficiência na área educacional em todo o país, destaca-se nas avaliações feitas pelo MEC.

Grande produtor de mandioca, o município ocupa atualmente o 2º lugar no ranking de municípios produtores de mandioca do Brasil. É também grande produtor de carvão, que abastece principalmente a região Sudeste do Brasil.

A região sofre com a falta de chuva e com os poucos recursos naturais disponíveis.

O município conta atualmente com três agências bancárias, Caixa econômica Federal, Banco do Brasil e Bradesco, além de bancos postais que também realizam alguns serviços bancários, como empréstimo, pagamento de contas, entre outros e uma casa lotérica.

Há também, desde novembro de 2011, uma Agência da Previdência Social - INSS. Esta agência atende a população urbana e rural deste município, além de segurados de outras cidades, principalmente Encruzilhada - BA e Divisa Alegre - MG. Trata-se de um marco para a população da cidade, que antes da implantação desta agência, se dirigia até a cidade de Vitória da Conquista para buscar até mesmo uma simples informação, entretanto, hoje, já não precisa passar por esta dificuldade, podendo facilmente se dirigir até o INSS com seus documentos pessoais para conseguir um atendimento.

O evento de maior prestígio são as comemorações juninas, iniciadas no dia 23 de junho e que vão até o dia 5 de julho, aniversário de emancipação política do município; nos treze dias de festa, várias atrações passam pelo palco principal da festa, inclusive cantores e bandas de renome nacional.

Para os evangélicos o evento de maior destaque é a Semana Cultural dos Evangélicos que ocorre no mês de junho, inclusive com um feriado municipal no dia 5 de junho, organizada pelas Associação de Pastores da cidade, com apoio da Prefeitura Municipal. No Ano de 2013, teve a participação do cantor e atualmente(2017) deputado Federal Irmão Lázaro.

Subdivisões do município[editar | editar código-fonte]

Bairros Urbanos:

  • Centro
  • Lagoinha
  • Célio Alves
  • Primavera
  • Usina
  • Nova Conquista

Distritos:

  • Quaraçu
  • Lagoa Grande
  • Barra do Furado
  • Lagoa do Timóteo

Referências

  1. a b «Divisão Territorial do Brasil». Divisão Territorial do Brasil e Limites Territoriais. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 1 de julho de 2008. Consultado em 11 de outubro de 2008 
  2. IBGE (10 out. 2002). «Área territorial oficial». Resolução da Presidência do IBGE de n° 5 (R.PR-5/02). Consultado em 5 de dezembro de 2010 
  3. «Censo Populacional 2010». Censo Populacional 2010. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 29 de novembro de 2010. Consultado em 11 de dezembro de 2010 
  4. «Ranking decrescente do IDH-M dos municípios do Brasil». Atlas do Desenvolvimento Humano. Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). 2010. Consultado em 14 de agsto de 2013  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
  5. a b «Produto Interno Bruto dos Municípios 2004-2008». Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Consultado em 11 de dezembro de 2010 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre um município da Bahia é um esboço relacionado ao WikiProjeto Nordeste do Brasil. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.