Cão pastor

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book-4.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo, o que compromete a verificabilidade (desde fevereiro de 2018). Por favor, insira mais referências no texto. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Cão Border Collie pastoreando ovelhas

Cão pastor é todo cão usado para pastorear animais. Pode ser Ovelheiro (que pastoreia ovelhas) ou Boiadeiro (que pastoreia bois e vacas). Um exemplo é a raça pastor alemão, que em sua origem era ovelheiro.

O cão pastor é treinado e educado para pastorear o gado (ovelhas, vacas, bois, etc), aproveitando o instinto herdado dos lobos de caçar presas, mas ao invés de separar filhotes, animais fracos ou idosos da manada (presas fáceis de abater) o cão pastor irar controlar e proteger o gado. Quando o dono do cão solta o gado, o cão tem de prestar atenção, por que ele é que controla e protege o gado. Um exemplo de "ovelheiro" é o Pastor de Shetland, também conhecido como "Sheltie".

Cães pastores tornaram-se muito populares em todo o mundo devido a suas habilidades serem passíveis de auxiliar as pessoas nas mais diversas atividades.[1]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre cães, integrado ao Projeto Cães é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
  1. Por Canal do Pet (11 de maio de 2017). «Tudo o que você precisa saber sobre cães pastores!». Consultado em 16 de fevereiro de 2018.