César Camacho

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
César Camacho
Na cerimônia nacional de premiação da 10ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas. Foto:Tomaz Silva/ABr
Nascimento 15 de abril de 1943 (76 anos)
Lima, Perú
Residência Brasil
Nacionalidade Peruano
Alma mater Universidade da Califórnia em Berkeley
Orientador(es) Stephen Smale
Instituições Escola de Matemática Aplicada (EMAp),

Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA)

Campo(s) Matemática

César Leopoldo Camacho Manco, mais conhecido por César Camacho (Lima, 15 de abril de 1943) é um matemático brasileiro nascido no Peru. É diretor da Escola de Matemática Aplicada da FGV desde Maio de 2018.

Foi diretor do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) entre os anos de 2003 e 2015, e atualmente Pesquisador Emérito da instituição. Sua área de pesquisa são os sistemas dinâmicos.[1] Em 2017, foi diretor do Centro para o Desenvolvimento da Matemática e Ciências e membro da Comissão de Pesquisa e Inovação da Fundação Getulio Vargas (FGV).

Formado em Ciências Físicas e Matemáticas pela Universidad Nacional de Ingeniería, no ano de 1964, obteve mestrado no IMPA, em 1966, e doutorado na Universidade da Califórnia em Berkeley, em 1971, orientado por Stephen Smale[2], matemático americano e medalhista Fields.

Foi duas vezes Secretário Geral, Vice-Presidente e Presidente da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). Coordenou o Comitê Assessor de Matemática do CNPq e fez parte do Conselho Superior da FAPERJ durante seis anos.

Camacho liderou a criação da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), em 2005. Anualmente, cerca de 18 milhões de alunos, de mais de 99% dos municípios brasileiros, participam da competição.

Prêmios e reconhecimentos[editar | editar código-fonte]

Recebeu o Prêmio Almirante Álvaro Alberto para Ciência e Tecnologia, em 1996, e o Third World Academy of Sciences Award, no mesmo ano. Em 2005, recebeu a Medalha Carlos Chagas Filho, prêmio de Ciência e Tecnologia do Estado do Rio de Janeiro.

Camacho é membro-titular da Academia Brasileira de Ciências (ABC)[3] e da Ordem Nacional do Mérito Científico, na categoria Grã Cruz, desde 2000.

Livros publicados[editar | editar código-fonte]

  • Teoria Geométrica das Folheações. Projeto Euclides, IMPA, 1976. Em colaboração com A. Lins Neto.
  • Geometric Theory of Foliations. Birkhauser, 1985. Em colaboração com A. Lins Neto.
  • Holomorphic Dynamical Systems. Summer School on Dynamical Systems. International Centre for Theoretical Physics, Trieste, 1983.
  • Pontos Singulares de Equações Diferenciais Analíticas, IMPA, 1988. Em colaboração com P. Sad.
  • Singular Points of Analytic Differential Equations. Summer School on Dynamical Systems. International Centre for Theoretical Physics, Trieste, 1990. Em colaboração com P. Sad.
  • Seminário de Superfícies de Riemann - Volumes I e II, IMPA, 1986.
  • Complex Analytic Methods in Dynamical Systems. Asterisque 222, Societe Mathématique de France 1993. Em colaboração com A. Lins N., R. Moussu e P. Sad.
  • Tópicos de una Variable Compleja. Monografias del IMCA, n°, 1997.

Trabalhos de divulgação[editar | editar código-fonte]

  • O 16° Problema de Hilbert. Matematica Universitária n° 10, 1989.
  • The Contribution of Il’yashenko to the Solution of Dulac’s Problem. International Centre for Theoretical Physics, 1988.
  • First Integrals of Algebraic Differential Equations. International Centre for Theoretical Physics, 1992. Em colaboração com P. Sad e A. Lins Neto.
  • The dissemination of Mathematics in Brazil: Searching for talent among Schoolchildren. Newsletter of the European Mathematical Society, Zurich, Switzerland, September 2011.

Referências

  1. «Cópia arquivada». Consultado em 22 de julho de 2015. Arquivado do original em 23 de setembro de 2015 
  2. César Camacho (em inglês) no Mathematics Genealogy Project
  3. «Academia Brasileira de Ciências». Consultado em 22 de julho de 2015. Arquivado do original em 3 de março de 2016 

Ver também[editar | editar código-fonte]