Cícero Galeno Lopes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Cícero Galeno Lopes é professor de literatura no ensino superior no Rio Grande do Sul, Brasil, escritor e pesquisador. É doutor em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Natural de Uruguaiana, vive em Porto Alegre.

Como escritor, é autor de ficção, crítica, teoria e poesia. Na ficção publicou três livros de contos pela editora Movimento, de Porto Alegre: Conto e ponto (1999), A curva da estrada (2000) e A viagem (2005).

Constam de sua produção crítico-teórica artigos em periódicos especializados (Artexto; Brasil/Brazil; Diálogo; Hífen; La Salle – revista de educação, ciência e cultura; Métis; Veritas), capítulos em livros coletivos e obra pessoal (Literatura e poder: a contribuição da literatura de dissidência (2005)).

Participou também de dicionários especializados: Diccionario de poesía iberoamericana (Valladolid, Espanha), Dicionário de figuras e mitos literários das Américas (Porto Alegre, Brasil), E-dicionário de termos literários (Lisboa, Portugal).

Organizou e participou da organização de Memória e cultura: perspectivas transdisciplinares (2009); Identidades e estéticas compósitas (1999); Textos e personagens: estudos de literatura brasileira (1995). Sua primeira obra publicada em livro é de 1977, Compreender e interpretar textos, didática.

Em pesquisa, dedica-se especialmente à literatura e à cultura dos gaúchos de língua portuguesa e espanhola. No tema, publicou, entre outros, os seguintes artigos em periódicos especializados e capítulos em livros coletivos: A emergência da linguagem sequestrada no sul do Brasil; A integração sequestrada; A reconstrução do rimance; Colonização, literatura e identidade; Contornos do imaginário: imagens do índio do Rio Grande do Sul na literatura brasileira; Gaúcho: nome e formação; Literatura, memória e cultura: filamentos do texto em tranças de opacidade e transparência; Teiniaguá ou o estigma do mal e as contradições na composição do personagem híbrido. Coordenou pesquisas sobre a formação do romance gaúcho e sobre identidades dos gaúchos contemporâneos examinadas a partir de textos concorrentes em festivais de música nativista do RS.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre um(a) escritor(a) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.