Ordem Premonstratense

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Cônegos Brancos)

Ordem Premonstratense
(Ordem de São Norberto)

 
Candidus et Canonicus Ordo Praemonstratensis
Brasão Ordem Premonstratense (Ordem de São Norberto)
Para iluminar o mundo inteiro em fogo com o amor de Deus
sigla
O. Præm
Tipo: Ordem Religiosa
Fundador (a): São Norberto de Xanten
Local e data da fundação: Prémontré, 1120
Superior geral: Dom Jos Wouters


Atividades: Pregação e o exercício do ministério pastoral
Sede: Viale Giotto, 27, 00153
Roma, Itália
Site oficial: www.premontre.org
Portal Catolicismo · uso desta caixa

A Ordem de São Norberto, actualmente chamada de Ordem Premonstratense, ou dos cónegos regulares Premonstratenses (latim: Ordo Præmonstratensis ou Candidus et Canonicus Ordo Præmonstratensis, O. Præm), também conhecidos por Cónegos Brancos ou Cónegos de São Norberto, ou, no ramo feminino, de Monjas Premonstratenses ou Monjas de São Norberto, é uma ordem religiosa da Igreja Católica.

História[editar | editar código-fonte]

A Ordem de São Norberto, ou Ordem Premonstratense, consiste num ramo que derivou da ordem dos cónegos regulares de Santo Agostinho, fundado em 1119 por São Norberto (nascido em Xanten, no Baixo Reno, por volta do ano 1080) em Prémontré, um pântano isolado na floresta de Coucy, na diocese de Laon, França.[1] Possui também o ramo feminino das monjas premonstratenses.

As Monjas da Ordem de São Norberto (ou Ordem Premonstratense).

A Ordem disseminou-se facilmente. Ainda em vida do seu fundador, já existiam casas premonstratenses na Síria e na Palestina. Manteve durante muito tempo a sua austeridade rígida mas, ao longo do tempo, à medida em que a Ordem ia enriquecendo, em Portugal, estabeleceram-se na Ermida de Paiva e talvez no mosteiro de Vandoma, mas a sua história está deficientemente registrada. Como exemplo de um mosteiro premonstratense, pode-se considerar a Abadia de Easby, em Inglaterra (onde a Ordem se estabeleceu em 1140, em Newhouse, no Lincolnshire).

Quem são os Premonstratenses?[editar | editar código-fonte]

São Cônegos Regulares, isto é, religiosos que formam uma Igreja local em torno do Abade e em comunhão com a Igreja de Roma. São religiosos sacerdotes, homens que procuram seguir os exemplos de Jesus Cristo e viver seu Evangelho, consagrados a Deus pela promessa de conversão continua dos costumes pelos votos de castidade, pobreza e obediência, ordenados para o serviço para o povo de Deus. A Ordem Premonstratenses foi fundada por São Norberto, o Apostolo da Eucaristia, em 1121, em Prémontré (“mostrado antes”). Nosso Ideal de Vida está em Atos dos Apóstolos 4,32: “A multidão dos fieis era um só coração e uma só alma”. É dessa maneira que buscamos viver e, para organizar nossa vida comunitária, seguimos a Regra de Santo Agostinho.

Espiritualidade Premonstratense[editar | editar código-fonte]

São homens de oração, assim podendo obter a realização profunda do ser, “que está sempre inquieto enquanto não encontra a Deus”, como diz Santo Agostinho. Como Premonstratenses, receberam do fundador, São Norberto, duas heranças especiais: a Adoração Eucarística e um Amor Especial por Maria. Nossa espiritualidade, como a de todos os cristãos, consiste em buscar sempre a união com Deus pela vida no Espírito de Jesus. No íntimo de nosso coração e, na vida liturgia da comunidade, procuramos a paz da intimidade com o Pai.

Abadia Premonstratense

O carisma Premonstratense[editar | editar código-fonte]

O Carisma Premonstratenses, dom de Deus à sua Igreja, consiste na vida Canonical, ou seja, numa forma simples estruturada sobre cinco colunas mestras: vida em comunidade, Liturgia das Horas, Devoção Eucarística, Devoção Mariana e Serviço Pastoral. Existe a missa conventual diária e a liturgia das horas rezada solenemente em comum. Também em continuidade com a vida comunitária, assumem vários trabalhos junto ao povo de Deus, de acordo com os dons de cada um e as necessidades dos lugares onde estão: párocos, vigários, confessores e diretores espirituais. Todos, entretanto, vivem no mesmo convento, em comunidade, numa vida de oração, meditação e partilha, sempre “Prontos para toda Obra!” (2Tm 2,21), como ensina o fundador São Norberto.

Possuem algumas Obras Sociais: Centro Terapêutico e de Recuperação de dependentes químicos, Casa de apoio a criança com câncer, Assistência a famílias carentes; Alfabetização de Adultos; Abrigo para crianças carentes.

No Brasil

No Brasil os Premonstratenses estão presentes em três canonias: Canonia Jauense (Jaú - SP), Canonia de Montes Claros (MG) e a Canonia de Itinga (Lauro de Freitas - BA).

Abade Geral[editar | editar código-fonte]

O mais alto representante da ordem premonstratensiana é o abade geral. Ele é o supremo superior de todos os oficiais e membros da ordem. Ele representa a ordem externamente e perante a Santa Sé . Sua principal tarefa internamente é a coesão e a conexão das casas religiosas pré-estratensianas espalhadas por todo o mundo. A sede do abade geral é a Casa Geral da Cúria Geral (Curia generalitia) em Roma. A partir daqui, o abade geral e seus oficiais lideram a ordem. Ele continua com o título Dominus Praemonstratensis (Lord of Prémontré) com a adição Amplissimus (Sublime). Sua saudação é monsenhor . Ele tradicionalmente usa umPileolus , um biret e um Cappa Magna na cor violeta.

O abade geral dos pré-estratensianos é eleito pelo capítulo geral, que se reúne a cada seis anos. Antes da Revolução Francesa , o Abade de Prémontré era o Abade Geral da Ordem. Generaläbte desde 1869 foram (O número refere-se ao resultado oficial da Norbertine Generaläbte):[2]

56. Hieronymus von Zeidler (Strahov Abbey / Praga), 1869-1870
57. Sigismund Stary (Abadia de Strahov / Praga), 1883-1905
58. Norbert Schachinger (Abadia de Schlägl / Áustria), 1906-1922
59. Gummarus Crets (Abadia de Averbode / Bélgica), 1922-1937
60. Hubertus Noots (Abadia de Tongerlo / Bélgica), 1937-1962
61. Norbertus Calmels (1908-1985) (Abadia de Saint-Michel-de-Frigolet / França), 1962-1982
62. Marcel van de Ven (Abadia de Berna / Holanda), 1982-1996
63. Hermenegild Noyens (Abadia de Tongerlo / Bélgica), 1996-2003
64. Thomas Handgrätinger (Abadia de Windberg / Alemanha), 2003-2018
65. Jos Wouters [3] (Abadia de Averbode / Bélgica), desde 2018


Referências

  1. Wolfgang Grassl, Culture of Place: An Intellectual Profile of the Premonstratensian Order. Nordhausen: Bautz, 2012.
  2. Predefinição:Orden
  3. «Belgier ist neuer Generalabt der Prämonstratenser». katholisch.de. 1 de agosto de 2018. Consultado em 3 de agosto de 2018 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre catolicismo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.