Cúcuta

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Cúcuta é a capital e a cidade mais populosa do departamento de Norte de Santander, na Colômbia. Está localizada na Cordilheira Oriental, região dos Andes, a 320 metros acima do nível do mar, situada na fronteira com a Venezuela. A cidade foi fundada em 17 de junho de 1773.[1]

Cúcuta tem uma população de aproximadamente 649.983 habitantes.

A cidade tem uma extensão de 12 km no sentido norte a sul e de 11 km de leste a oeste. É composta por 10 comunas e é o centro econômico, administrativo, industrial, político, cultural e turístico do departamento.

Como uma capital provincial, abriga os órgãos governamentais da ordem departamental como o governo do Norte de Santander e da Assembleia de Norte de Santander, o município é chefe do distrito judicial de Cúcuta, por isso abriga o Superior Tribunal de Cúcuta e o Tribunal de Justiça do Norte de Santander. É também o principal assentamento da Área Metropolitana de Cúcuta.

O desenvolvimento urbano ultrapassou as fronteiras administrativas e se espalhou para municípios próximos da região metropolitana, com uma população de cerca de 850.000 pessoas.[2]

Está ligada por estradas em todo o país para as principais cidades como Bogotá, Bucaramanga, Ocaña, Valledupar, Pamplona, ​​Tunja e Cartagena e também à fronteira com a Venezuela. Seu terminal aéreo é Aeroporto Internacional Camilo Daza. A Universidade Francisco de Paula Santander é uma famosa universidade pública da cidade.

Galeria[editar | editar código-fonte]

História

Mapas

Clima

Ver também[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Cúcuta


Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia da Colômbia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
  1. «Información general de Cúcuta». Alcaldía del municipio. Consultado em 1º de maio de 2015.
  2. «Resultados y proyecciones (2005-2020) del censo 2005». DANE. Consultado em 1º de maio de 2015.