C01-A035

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
C01-A035
Alerta sobre risco à saúde
C01-A035 estrutura em esqueleto.png
Identificadores
Número CAS 17642-31-8
SMILES
Propriedades
Fórmula química C2H3Cl2FNO3P
Massa molar 209.91 g mol-1
Aparência liquido incolor
Odor sem cheiro.
Solubilidade em água Moderado.
Riscos associados
Principais riscos
associados
Tóxico, causa feridas e posterior efeitos de agentes nervosos
NFPA 704
NFPA 704.svg
1
4
1
 
LD50 Alta
Exceto onde denotado, os dados referem-se a
materiais sob condições normais de temperatura e pressão

Referências e avisos gerais sobre esta caixa.
Alerta sobre risco à saúde.

C01-A035[1] ou [(Fluorometoxifosfonil)oxi]carbonimidico dicloreto é um agente considerado por investigadores ocidentais como pertencentes ao grupo do Novichok[2][3][4], é uma substancia organofosforada síntética com a fórmula molecular de , sendo uma arma química de extrema ação sobre o sistema nervoso, fazendo parte da série de agentes Novichok uma das mais potentes classes de agentes neurotóxicos existentes, está relacionado as armas químicas de quarta geração junto a agentes como 4-686-293-01, 4-692-530-01 e 90-12[5]. É um liquido incolor e sem cheiro quando puro, quando impuro possui uma tonalidade variada e um cheiro pungente, irritante e ofensivo de ácido acético e alcoólico de Metanol, a tonalidade é geralmente em cor âmbar, variando do amarelo para o marrom escuro, tendo aspecto de liquido para um oleoso, para uma massa grudenta e pegajosa, C01-A035 possui um principio de Fosgênio oxima, o que lhe dá ação urticante, além de possuir o poder de dissolver trajes químicos de borracha, C01-A035 é moderadamente solúvel água, entrando em hidrólise com o passar do tempo[6], é solúvel em quase todos os solventes orgânicos, como Tetraidrofurano, Éter etílico, Clorofórmio, Clorometano, Etanol, Acetona e Acetonitrila. C01-A035 tende a reagir, corroer e destruir seus disseminadores, sua disseminação é feita perante agentes binários, C01-A035 pode ser disseminado por meio de aerossol, sprays, foguetes, misseis, propelentes, explosivos, minas, umidificadores, dutos de ar, comidas, óleos, lipídios, gorduras e etc. Geralmente é disseminado junto com 1-(Metóxi(fluoro)fosforil)oximetano um dos subprodutos da reação de seus agentes binários.

Ação biológica[editar | editar código-fonte]

Como todos agentes organofosforados, como outros agentes de nervo como Sarin, Tabun, Soman e VX[7], sua ação é atacar o sistema nervoso central fazendo ligação covalente com a enzima Acetilcolinesterase a impossibilitando[8][9], assim, de decompor a acetilcolina[10]. Sua estrutura química indica que é bastante reativo no sistema nervoso. Como o Soman, este agente envelhece a enzima acetilcolinesterase. Sua ação no sistema nervoso é mais potente e rápida que o VX, Sarin, Soman, e diversas outras variantes. Para aumentar a resistência a este agente, deve-se administrar um derivado de piridostigmina (Brometo de piridostigmina), e para acabar com os efeitos deve-se injetar um inibidor da acetilcolina como Atropina ou biperideno e uma oxima, comumente HI6 para reativar as colinesterases, agentes Novichok possuem alta resistência de hidrolise quando ligados a Acetilcolinesterase, sendo pelo menos em média geral 7,5 vezes mais potentes que VX, estima-se que a dose letal destes agentes rondem as 100 e 200 microgramas, Agentes Novichok possuem alta resistência sobre oximas convencionais, como o Cloreto de pralidoxima. C01-A043 possui extrema ação colinérgica, causando principalmente incapacitação, miose e problemas musculares voluntários e involuntários, devido ao compartilhamento de um radical similar a Fosgênio oxima, sua ação é extremamente rápida, causando incapacitação minutos após a exposição, isso tudo é descrito por especialistas ocidentais em armas químicas, porém, sua estrutura química é muito semelhante ao de um pesticida, sua toxicidade é muito afetada mediante ambiente, seu principio de oxima é facilmente hidrolisado em condições adversas, além do próprio principio atacar o fósforo tetraédrico.

Síntese[editar | editar código-fonte]

Agentes Novichok são sintetizados perante uma simples reação[11][12][13], na qual seus dois agentes binários, tricloronitrosometano é feito reagir em baixas temperaturas com fluoro(dimetoxi)fosfano, a reação origina no agente junto a clorometano, C01-A035 é disseminado geralmente em forma gasosa junto com Clorometano (subproduto da reação).

Referências

  1. «Warfare agents» 
  2. Vil, Mirzayanov. «The agente(fate) of Novichok» (PDF) 
  3. «Novichok-Steven G. Gilbert». Tucker, Johnathon B. War of Nerves: Chemical Warfare from World War I to Al-Qaeda. Pantheon Books, 2006. 
  4. «Novichok agentes - Primal agents» 
  5. «EAZ-90-12.png». MediaFire (em inglês). Consultado em 13 de março de 2018. 
  6. «Ber1932.pdf» (PDF). MediaFire (em inglês). Consultado em 13 de março de 2018. 
  7. «006 Nerve Agents». www.brooksidepress.org. Consultado em 13 de março de 2018. 
  8. «Novichoks, Dusty Agents, GV and GP agents.pdf» (PDF). MediaFire (em inglês). Consultado em 13 de março de 2018. 
  9. «novichoks2.pdf» (PDF). MediaFire (em inglês). Consultado em 13 de março de 2018. 
  10. «Nerve agents: introduction, physical and chemical properties, binary technology, mechanism of action, symptoms, antidotes and methods of treatment». www.opcw.org (em inglês). Consultado em 13 de março de 2018. 
  11. «Allen.pdf» (PDF). MediaFire (em inglês). Consultado em 13 de março de 2018. 
  12. «lucas.pdf» (PDF). MediaFire (em inglês). Consultado em 13 de março de 2018. 
  13. «Pages from 1.pdf» (PDF). MediaFire (em inglês). Consultado em 13 de março de 2018.