Clube Atlético Riachense

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de CA Riachense)

O Clube Atlético Riachense é um clube português, localizado na freguesia de Riachos, concelho de Torres Novas, distrito de Santarém.

História[editar | editar código-fonte]

Designado pelos seus sócios simplesmente por "Atlético", clube foi fundado em 1932 e é atualmente liderado por Ricardo Faria, presidente da Comissão Administrativa.

No passado, houve várias modalidades que estão agora desactivadas: futebol feminino, futsal feminino e masculino, atletismo, hóquei em patins, ginástica, pesca desportiva, lutas amadoras, judo, ténis de mesa, grupo dramático, xadrez.

No século XXI é o clube com o melhor palmarés do distrito de Santarém, com três campeonatos distritais conquistados, três Taças do Ribatejo e duas Supertaças e uma dezena de participações na 3.ª divisão nacional e no Campeonato de Séniores.

Plantel 2015/16

Notas de realce de competições nacionais foram os 16 avos de final alcançados em 1989 com um jogo contra o Benfica no Estádio da Luz (derrota por 14-1) e os 16 avos de final em 2014/15 em Paços de Ferreira (derrota por 9-0).

Para a história do futebol nacional o Atlético ficou também por ter sido o clube onde o melhor guarda-redes português começou a jogar à bola: Manuel Galrinho Bento jogou nos juniores do Atlético Riachense.

Orgulho das gentes de Riachos foi também o arrelvamento do estádio. Em 1997 o relvado natural foi inaugurado pela equipa principal do Benfica, que venceu em Riachos nesse dia por 3-2.

Futebol[editar | editar código-fonte]

Na época de 2015-2016, a equipa de seniores participa no campeonato distrital da 1.ª divisão de Santarém. O treinador é Mário Nelson. Na época de 2017-2018, a equipa de seniores participa no campeonato distrital da 1ª divisão de Santarém. O treinador é António Miranda.

A equipa de Juvenis (treinada por Sérgio Morujo) está a disputar a 1ª divisão do Campeonato Distrital. O clube tem também equipas de juvenis, infantis, escolas e escolinhas. Nesta época, há ainda as modalidades de andebol, patinagem e ainda a Velha Guarda do futebol.

Atlético, mais que um clube[editar | editar código-fonte]

Em 2012 foi lançado pela Câmara Municipal de Torres Novas o livro “Clube Atlético Riachense – 80 anos de história 1932-2002”, da autoria de Manuel de Oliveira Lopes, cronista do clube há mais de 30 anos no jornal O Riachense.

Com mais de 300 páginas o livro reúne os principais episódios do clube e fala detalhadamente deles. No prefácio, com o título "Atlético, mais que um clube" refere-se, entre outras coisas, que "alguns aspectos da história do clube se entrecruzam com a da comunidade riachense, e como uma se foi reflectindo na outra ao longo das décadas".

Estádio[editar | editar código-fonte]

A equipa disputa os seus jogos caseiros no Estádio Coronel Mário Cunha, também conhecido por Campo da Raposa.

O Parque Desportivo de Casais Castelos, aldeia pertencente à freguesia de Riachos, serve de campo de apoio ao Atlético, mas nas últimas épocas as camadas jovens têm jogado em campos de relvados sintéticos emprestados, como a Golegã ou Chamusca.

Bandeira de PortugalSoccer icon Este artigo sobre clubes de futebol portugueses é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.