Centro de Estudos e Defesa do Petróleo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de CEDPEN)
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

O Centro de Estudos e Defesa do Petróleo, posteriormente denominado Centro de Estudos e Defesa do Petróleo e da Economia Nacional (CEDPEN) foi uma entidade civil criada em abril de 1948 pelo professor Henrique Miranda, no auditório da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), e teve Arthur Bernardes, e os generais Horta Barbosa, José Pessoa e Estêvão Leitão de Carvalho como seus presidentes de honra. O CEDPEN foi coordenando por militares e congregou estudantes, homens públicos e intelectuais e jornalistas, passando a comandar a Campanha do Petróleo.

O Centro de Estudos e Defesa do Petróleo e da Economia Nacional (CEDPEN) foi permanentemente atormentado por investigações da polícia política do governo Dutra, e muitas de suas reuniões eram acompanhadas de perto por investigadores policiais.[2] Não podemos esquecer a figura do General Felicíssimo Cardoso, que durante anos foi o Presidente do CEDPEN, sendo um nacionalista feroz, e foi o grande responsável pela criação da Petrobras.

A criação da Petrobrás[editar | editar código-fonte]

O General Felicíssimo Cardoso é considerado um atuante líder nos grandes debates nacionais da década de 1950, que levaram à criação da Petrobras. No dia da assinatura da Lei 2004 que criou o monopólio estatal do petróleo no Brasil, o Centro de Estudos e defesa do Petróleo e da Economia Nacional lançou um manifesto,[3] assinado pelo seu então presidente Felicíssimo Cardoso, dizendo:

Ao mesmo tempo em que nos regozijamos pela vitória alcançada, queremos lançar um brado de alerta. A campanha do petróleo prossegue, pois o inimigo ainda voltará à investida.
— General Felicíssimo Cardoso[3]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • MIRANDA, M. A. T. O petróleo é nosso: a luta contra o entreguismo pelo monopólio estatal. Petrópolis: Vozes, 1983.
  • CEDPEN. Uma Nova Forma de Entreguismo: a "Solução Vargas" para o Petróleo. Rio de Janeiro: Trabalho elaborado pela Comissão de Estudos do Cedpen, 1952.

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre política ou um cientista político é um esboço relacionado ao Projeto Ciências Sociais. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.