CELPE-Bras

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

O CELPE-Bras é o Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros, desenvolvido e outorgado pelo Ministério da Educação do Brasil, aplicado no Brasil e em outros países com o apoio do Ministério das Relações Exteriores do Brasil. O CELPE-Bras é o único certificado brasileiro de proficiência em português como língua estrangeira reconhecido oficialmente no Brasil. Internacionalmente, é aceito em empresas e instituições diversas como comprovação de competência na língua portuguesa e, no Brasil, é exigido pelas universidades para ingresso em cursos de graduação e em alguns programas de pós-graduação.

O exame é, atualmente (2016), aplicado em 93 instituições, denominadas Postos Aplicadores, sendo 29 no Brasil e 64 em diversos países, em todos os continentes, com exceção da Oceania. Alguns desses Postos Aplicadores encontram-se em Centros Culturais Brasileiros.

Conteúdo[editar | editar código-fonte]

O Celpe-Bras avalia a compreensão oral, a compreensão escrita, a produção oral e a produção escrita da Língua Portuguesa de forma integrada e é composto de duas partes:

  1. Parte escrita (duração de 3 horas) – duas tarefas integrando compreensão oral e produção escrita e duas tarefas integrando leitura e produção escrita;
  2. Parte oral (duração de 20 minutos) – interação a partir de atividades e interesses mencionados pelo examinando na ficha de inscrição e conversa sobre tópicos do cotidiano, de interesse geral, com base em elementos provocadores.

Para obter o certificado, o examinando deve alcançar certo nível de desempenho em ambas as partes do Exame.

O Celpe-Bras avalia seis níveis de proficiência, mas certifica apenas quatro deles: Intermediário, Intermediário Superior, Avançado e Avançado Superior.

Ao acessar o site do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), o interessando no Celpe-Bras pode ter acesso, inclusive, a exemplos de provas anteriores.[1]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. Disponível em <http://portal.inep.gov.br/celpebras-estrutura_exame>. Acesso em 18/09/2011.