CELPE-Bras

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

O CELPE-Bras (Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros) é um certificado de proficiência em língua portuguesa para estrangeiros desenvolvido e outorgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP). É aplicado no Brasil e em outros países com o apoio do Ministério das Relações Exteriores do Brasil. O CELPE-Bras é o único certificado brasileiro de proficiência em português como língua estrangeira reconhecido oficialmente no Brasil. Internacionalmente, é aceito em empresas e instituições diversas como comprovação de competência na língua portuguesa e, no Brasil, é exigido pelas universidades para ingresso em cursos de graduação e em alguns programas de pós-graduação.

O exame é, em 2016, aplicado em 93 instituições, denominadas Postos Aplicadores, sendo 29 no Brasil e 64 em diversos países, em todos os continentes, com exceção da Oceania. Alguns desses Postos Aplicadores encontram-se em Centros Culturais Brasileiros.

Conteúdo[editar | editar código-fonte]

O Celpe-Bras avalia a compreensão oral, a compreensão escrita, a produção oral e a produção escrita da Língua Portuguesa de forma integrada e é composto de duas partes:

  1. Parte escrita (duração de 3 horas) – duas tarefas integrando compreensão oral e produção escrita e duas tarefas integrando leitura e produção escrita;
  2. Parte oral (20 minutos) – interação a partir de atividades e interesses mencionados pelo examinando na ficha de inscrição e conversa sobre tópicos do cotidiano, de interesse geral, com base em elementos provocadores.

Para obter o certificado, o examinando deve alcançar certo nível de desempenho em ambas as partes do exame.

O Celpe-Bras avalia seis níveis de proficiência, mas certifica apenas quatro deles: intermediário, intermediário superior, avançado e avançado superior.

Ao visitar o site do Acervo Celpe-Bras,[1] pode-se ter acesso às provas já aplicadas, a estatísticas sobre o exame e a pesquisas já realizadas sobre o Celpe-Bras.

O sítio do grupo de pesquisa Avalia, que atua na Universidade Federal do Rio Grande do Sul,[2] apresenta uma ferramenta de busca com a descrição das tarefas da parte escrita do exame.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Referências[editar | editar código-fonte]