Consórcio Intermunicipal da Região Oeste Metropolitana de São Paulo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de CIOESTE)

Consórcio Intermunicipal da Região Oeste Metropolitana de São Paulo, ou simplesmente CIOESTE, é uma associação pública formada pelas cidades de Barueri, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus e Santana de Parnaíba, parte da Região Metropolitana de São Paulo, porém com identidade própria. A sigla vem do próprio nome do consórcio: Consórcio Intermunicipal da Região Oeste.

Aspectos gerais[editar | editar código-fonte]

A soma do PIB das oito cidades equivale a 3% do Produto Interno Bruto nacional, cujos territórios totalizam 977 km² de área, com uma população de quase dois milhões de habitantes.

A entidade representa o que há de mais avançado em termos de governança pública no mundo. Além do CIOESTE, na Região Metropolitana da Capital ou Grande São Paulo, estão constituídos:

Cimbaju (Consórcio Intermunicipal Bacia Alto Juqueri) formado por Cajamar, Mairiporã, Francisco Morato, Franco da Rocha e Caieiras;

Conisud (Consórcio de Desenvolvimento Região Sudeste) formado por Embu das Artes, Itapecerica da Serra, Embu-Guaçu, Juquitiba e São Lourenço da Serra;

Consórcio ABC (Consórcio Intermunicipal Grande ABC) formado por Santo André, São Bernardo do Campo,São Caetano do Sul, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra.

Condemat (Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê) formado por Arujá, Biritiba Mirim, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Guarulhos, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Poá, Salesópolis, Santa Isabel e Suzano.

Municípios[editar | editar código-fonte]

Rodovias[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]