cPanel

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa


O cPanel é um software de gestão de Hospedagem web, com interface web na porta TCP 2082, ou na porta TCP 2083 quando em modo seguro (portas padrão). Utilizado na internet.

cPanel é um sistema baseado no Linux que fornece uma interface gráfica e ferramentas de automação, projetadas para simplificar o processo de Hospedagem de um site da web. cPanel utiliza uma estrutura de 3 camadas que fornece recursos para administradores, revendedores e usuários finais, proprietários do Web site para controlar vários aspectos de administração de site e servidor através de um navegador da web padrão.

Além do GUI, cPanel também tem linha de comando e acesso baseado em API que permite que fornecedores de software de terceiros, organizações de hospedagem web e desenvolvedores automatizar os processos de administração de sistema padrão.

cPanel é projetado para funcionar como um servidor dedicado ou servidor virtual privado. A última versão do cPanel oferece suporte à instalação no CentOS, Red Hat Enterprise Linux (RHEL) e OS CloudLinux.

Suporte baseado em aplicativo inclui Apache, PHP, MySQL, PostgreSQL, Perl e BIND (DNS). Suporte de e-mail com base inclui serviços POP3, IMAP e SMTP. cPanel é acessado via https na porta 2083.

Uma vez instalado, o cPanel não pode ser facilmente removido. FAQ do cPanel afirma que a melhor maneira de desinstalar o cPanel é reformatando o servidor. no entanto, desinstalar guias estão disponíveis online para os administradores de servidor perito que não pretendo reformatar seu servidor. Da mesma forma, só deve ser instalado em um sistema operacional recém-instalado com configuração prévia mínima.


Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre software é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.