Counter Terrorist Unit

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de CTU)
Ir para: navegação, pesquisa
Searchtool.svg
Esta página foi marcada para revisão, devido a inconsistências e/ou dados de confiabilidade duvidosa (desde fevereiro de 2008). Se tem algum conhecimento sobre o tema, por favor, verifique e melhore a consistência e o rigor deste artigo.
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde outubro de 2009). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

Counter Terrorist Unit, ou simplesmente CTU, como é mais comumente conhecida em inglês, ou em português Unidade Contra-Terrorismo (UCT), é uma agência federal fictícia, apresentada na série 24 Horas, designada para o combate ao terrorismo.

Descrição[editar | editar código-fonte]

Unidade Contra-Terrorismo (CTU) - Estabelecida após o ataque ao World Trade Center em 2001, a Unidade Contra-Terrorismo é uma unidade operacional de elite sucursal à Agência Central de Inteligência Americana(CIA). A CTU opera em escritórios regionais nas mais significantes áreas metropolitanas dos EUA. A função da CTU é investigar as acções de terroristas regionais ou estrangeiros dentro das fronteiras norte-americanas e impedir ataques terroristas. As divisões dentro da CTU são compostas de agentes investigativos de campo, de inteligência, agentes operacionais infiltrados, esquadrões táticos e agentes especiais encarregados de supervisionar as atividades da unidade. As unidades têm especificações de coordenar as atividades com do FBI, do Departamento de Defesa, do Serviço Secreto e das autoridades locais.As operações da CTU são supervisionadas pelo Poder Executivo e pelo Conselho de Homeland Security (Segurança Interna).

Organização[editar | editar código-fonte]

Estrutura[editar | editar código-fonte]

A CTU está situada em Nova York, tendo várias unidades domésticas e escritórios, localizados em importantes centros americanos, sendo que unidade doméstica explorada na série é a de Los Angeles, cenário para todas as tramas. Ela está sob comando do Conselho e Departamento de Homeland Security durante crises, pode receber interferência direta de órgãos executivos, como ser controlada pelo Presidente Taylor.

Distrito

O Comando Distrital, ou apenas Distrito, supervisiona uma extensa área (maior que a da Divisão) e se reporta diretamente ao Quartel General da Unidade Contra-Terrorismo em Washington, D.C.

Divisão

A Divisão supervisiona as Unidades Domésticas de uma certa região, podendo tomar controle direto das operações de uma certa unidade e ordenar uma paralisação de todas as atividades se necessário.

Unidade doméstica

As unidades domésticas são escritórios operacionais encarregados de uma cidade ou área metropolitana. Se reportam diretamente à Divisão, mas estão sujeitas à interferência do Distrito. As Unidades Domésticas conhecidas são: CTU Los Angeles, CTU Austin, CTU Boston, CTU Denver, CTU Fairbanks, CTU Las Vegas, CTU Nova Orleans, CTU Phoenix, CTU San Diego, CTU São Francisco, CTU Seattle e CTU Washington.

Hierarquia[editar | editar código-fonte]

Diretor

É um agente especial responsável por supervisionar todas as atividades e agentes dentro da Unidade Doméstica. Trabalha primeiramente dentro de sua sala, mas é responsável também por todas as operações em campo. É o ranking maior de poder dentro da Unidade Doméstica, mas é supervisionado por agentes designados da Divisão ou do Distrito. Nessa 8ªtemporada de 24 horas a CTU é comandada por Brian Hastings.

Diretor Adjunto

É um agente especial responsável por supervisionar todas as atividades e agentes dentro da Unidade Doméstica quando seu superior (Diretor da Unidade) fica impossibilitado de exercer seu cargo. Trabalha primeiramente dentro de sua sala, mas é responsável também por todas as operações em campo. É o ranking maior de poder dentro da Unidade Doméstica, mas é supervisionado por agentes designados da Divisão ou do Distrito.

Chefe de equipe

É o segundo agente na cadeia de comando dentro do escritório da Unidade Doméstica e lida diretamente com agentes operacionais e de inteligência, reportando-se diretamente ao Diretor. É responsável direto pelos agentes.

Chefe de Operações

É o agente operacional responsável pelo comando dos agentes de campo, controlando as situações e os agentes em missões, liderando as equipes Delta e de Mariners em combate, sendo também o responsável tático. Responde ao Diretor da unidade e possuiu seu próprio escritório. Nessa 8ªtemporada de 24 horas o responsavel por agentes de campo é o agente Cole Ortiz.

Agentes de inteligência

São agentes operacionais que trabalham dentro do escritório da Unidade Doméstica, lidando com as informações relevantes em missões, assistenciando as equipes de campo e sendo responsáveis por fazer a interação entre agências e reunir informações e acessar dados. São peritos em tecnologia, sendo geralmente liderados por um Analista mais experiente, ou Chefe de Sistemas, como é retratado em algumas situações. São divididos também em Analistas de Sistemas, Gerentes de Protocolos em Rede e Programadores. Os principas peritos em informática da 8º temporada de 24 horas são Dana Walsh e Chloe O'Brian.