Caçoila

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Caçarola)
Ir para: navegação, pesquisa
Disambig grey.svg Nota: Caçarola redireciona para este artigo. Para a constelação, veja Grande Carro.
Um conjunto de caçarolas.

Caçoila, caçoula ou caçarola (do latim cattiōla-, «pequena escumadeira»)[1] é um utensílio culinário da família das panelas, ou seja, um recipiente geralmente com tampa utilizado para cozinhar sobre as bocas de um fogão. Por vezes, a referência a caçarolas como distintas das panelas diz respeito aos recipientes que têm duas pegas, na maioria iguais, em vez de apenas uma pega, esta sendo comprida. É indicada para o preparado de cozidos e ensopados. Portanto, Caçarola tem duas pegas e as panelas apenas um pega comprida.

Existem ainda várias receitas denominadas “caçarolas”, provavelmente por serem preparadas num objeto destes. Em língua inglesa, a palavra casserole (importada diretamente do francês) tem geralmente esta acepção e significa muitas vezes um guisado em que se mistura um tipo de carne barata, vegetais e um tipo de alimento farináceo, como arroz e batatas.

São feitas de argila ou metal, de diâmetro maior que a altura e provida de cabo. É também a denominação para os recipientes usados para queimar substâncias ou misturas aromáticas.

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. «Definição ou significado de caçoula no Dicionário Infopédia da Língua Portuguesa com Acordo Ortográfico». Infopédia - Dicionários Porto Editora. Consultado em 19 de janeiro de 2018 
Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.