Cabo de Gata

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde agosto de 2011). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Para o cabo Gata, em Chipre, ver Cabo Gata.
Cabo de Gata
Farol no Cabo de Gata
País Flag of Spain.svg Espanha
Região Província de Almería, Andaluzia
Mar(es) Mar Mediterrâneo
Coordenadas 36° 43' 19" N 2° 11' 35" O
Cabo de Gata está localizado em: Espanha
Cabo de Gata
Localização na Espanha

O Cabo de Gata é um promontório localizado no sul da Península Ibérica, frente ao mar Mediterrâneo, no município de Níjar, província de Almería, Andaluzia, Espanha.

Etimologia[editar | editar código-fonte]

Ptolomeu referia-se ao cabo de Gata como Charidemou Acra, que significa “promontório das cornalinas”, lugar conhecido pelos navegantes gregos e fenícios que lutaram pelo seu controlo.

Posteriormente, Aviano, na sua Ora maritima refere-se-lhe como Iugum Veneris (Cabo de Vénus), em alusão à desusa de origem tartéssica que os romanos identificaram com Afrodite. Para a venerar ergueram um templo no Cerro de la Testa.

A abundância de ágatas na zona, que tinha dado lugar ao nome fenício, fê-lo retomar durante a Idade Média, sendo conhecido como Cabo das Ágatas. Por contração fonética, acabou o termo "Gata" por ser usado.

O cabo e uma vasta envolvente estão incluídos no Parque Natural do Cabo de Gata-Níjar. Climatologicamente, a zona está classificada como tendo clima desértico.

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Cabo de Gata

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia da Espanha é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.


Referências