Cachoeira do Curumu

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Cachoeira do Curumu
uma ilustração licenciada gratuita seria bem-vinda
Geografia
País
Unidade federativa
Município
Funcionamento
Estatuto

A Cachoeira do Curumu, também conhecida como Cachoeira do Pancada ou ainda Cachoeira da Amizade, é uma queda d'água encontrada em Curumu, região de zona rural localizada no município de Óbidos, no estado do Pará, no Brasil [1]. Procurada por turistas para dias refrescantes de banho em suas quedas, com águas geladas, a cachoeira corre entre a mata até Lago do Curumu [2].

Acesso[editar | editar código-fonte]

Para desfrutar das belezas da cachoeira, é necessário ter acesso pela Vila União do Curumu, situada às margens do Lago do Curumu. Sendo considerada de fácil acesso, a Vila pode ser encontrada tanto por via fluvial, com duração máxima de uma hora, quanto por via terrestre após a passagem por uma estrada não pavimentada com aproximadamente 30 Km, levando cerca de 30 minutos. Durante o percurso terrestre, é possível pedir informações em diversas propriedades particulares, como sítios e ranchos [3].

Informações naturais[editar | editar código-fonte]

A Cachoeira do Curumu tem uma queda d’água de forte volume, mesmo sendo considerada baixa, com cerca de 7 metros de altura. Para os visitantes que buscam desfrutar de maiores passeios, existe a opção de se chegar a segunda cachoeira, a Cachoeira da Cortina. Para isso, é preciso fazer uma caminhada, cerca de um quilômetro, por uma trilhada descendo o igarapé (riacho que nasce na mata e deságua em rio) até a cachoeira [4].

Durante o acesso às cachoeiras, os visitantes podem desfrutar de lagos e lagoas de águas azuladas, além de bancos de areais que formam pequenas praias de rios [3].

Turismo na região[editar | editar código-fonte]

A Vila União do Curumu é uma comunidade localizada a 16km da cidade de Óbidos e possui mais de 51 anos de existência. É considerada um polo turístico com diversos atrativos culturais e econômicos fundamentais para o município de Óbidos [2].

Situada na margem esquerda do Rio Amazonas, a cidade de Óbidos é uma cidade que ainda está desenvolvendo o seu pólo turístico. Além de contar mais de duas quedas da água, a cidade é cercada pela Serra do Curumu, que possui cerca de 120 metros de altura, podendo ser vista em toda redondeza [3]. Além de suas belezas naturais, a cidade é um pólo cultural pela sua história e religiosidade. Ao longo dos acessos para as cachoeiras, os visitantes podem desfrutar de visitas por capelas e Igrejas construídas há mais de 20 anos [4].

Economia e o turismo[editar | editar código-fonte]

Guias turísticos[editar | editar código-fonte]

Para se chegar até as cachoeiras, é possível contratar guias locais que auxiliam no passeio e informam sobre as características naturais da região [2].

Pesca[editar | editar código-fonte]

Além de contarem com a atividade de guias, a população local conta com atividades de pesca como sustentação local. Os ribeirinhos existentes, também organizam festivais, como o do tucunaré, peixe símbolo da comunidade, que atraem visitantes para a região [2].

Agricultura[editar | editar código-fonte]

Não só da pesca, inúmeras comunidades vivem do cultivo agrícola, como da mandioca. A farinha de mandioca, além de servir como sustento para as pessoas locais, é comercializada para outros mercados da região amazônica [4].

Referências

  1. Dices.net. Disponível em http://mapasamerica.dices.net/brasil/portugues/mapa.php?nombre==Cachoeira-Curumu&id==18610. Acesso em 16 de maio de 2018.
  2. a b c d ICMBio. Disponível em http://www.icmbio.gov.br/portal/index.php?option==com_content&view==article&id==4240&Itemid==999. Acesso em 16 de maio de 2018.
  3. a b c MENDES, Thais Soares; DE SOUSA, Raimundo Valdomiro; SILVA, Lucas Figueira. DIREITOS COLETIVOS E CONHECIMENTO TRADICIONAL: A INFLUÊNCIA DOS SABERES NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE CULTURAL DOS PEQUENOS AGRICULTORES DA COMUNIDADE Curumu EM ÓBIDOS/PA. Revista de Extensão da Integração Amazônica, v. 1, n. 1, p. 41-44, 2019.
  4. a b c DERBY, Orville A. O rio Trombetas. Boletim do Museu Paraense de História Natural e Ethnographia, 1898.