Café (semente)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Estrutura da semente:1: corte central2: semente (endosperma)3: derme (testa, epidermis),4: empacotante (endocarpo)5: camada de pectina6: polpa (mesocarpo)7: derme externa (pericarpo, exocarpo)

Café é a fruta do cafeeiro. A semente é uma pequena esfera verde, que quando atinge o estado maduro para a colheita tem um vermelho intenso. Cada fruto costuma possuir duas pequenas sementes semi-esféricas com seus lados planos virados para si. O café é constituído majoritariamente de endosperma que contém altas quantidades da subtância cafeína ( 0.8 - 2.5% ), nomeada a partir da semente. A semente possuiu grande importância comercial, como é usada para produzir o café (bebida) e é um produto de exportação significativo para muitos países.

Origem[editar | editar código-fonte]

A semente tem origem arábica e não foi utilizada para produzir bebidas amplamente até o século X,[1] quando a bebida passou a se disseminar pelo oriente médio. A Europa não teve contato com a bebida em larga escala até o século XVII através do comércio no Mediterrâneo, com as cidades de Veneza e Marseille em destaque. No século XVIII cafeterias se disseminaram na Europa e o fruto ficou muito conhecido, com o café assumindo papel social.

Com a evolução do valor da semente, o café foi levado a diversos continentes, incluindo o Brasil no século XVIII.

O Café é originalmente uma ferramenta de defesa contra predadores, pois seu gosto forte evita que a planta seja comida(espencer4).

Processamento da semente[editar | editar código-fonte]

Para transformar o fruto do cafeeiro na commodity café (bebida), a semente tem a polpa removida e seca. Esse processo pode influenciar no aroma e sabor do café.

Da semente verde, é extraído um óleo usado em cosmética,[2] indústria alimentícia[3] e produção de biodiesel.[4]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. A origem do café e a Arábia
  2. Fapesp - Aplicação do óleo de café em formulações cosméticas: avaliação da estabilidade e da eficácia fotoprotetora
  3. Embrapa - Extração e caracterização de óleo de café.
  4. UFMG - Café é matéria-prima para obtenção do biodiesel.
Ícone de esboço Este artigo sobre Agricultura é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.