Caio Cílnio Mecenas

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Caio Mecenas)
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Disambig grey.svg Nota: Para o patrocínio de de atividades artísticas e culturais, veja Mecenato.
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde abril de 2010). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Caio Cílnio Mecenas
Nascimento 15 de abril de 68 a.C.
Arezzo
Morte 8 a.C. (60 anos)
Império Romano
Cidadania Roma Antiga
Ocupação político, militar, mecena
Auditório Mecenas, em Roma

Caio Cílnio Mecenas (em latim: Gaius Cilnius Maecenas) (70 a.C.8 a.C.) foi um cidadão romano da época imperial. Foi um grande político, estadista e patrono das letras. Administrou a fortuna da sua rica família (entre 74 a.C. e 64 a.C.) e foi um conselheiro hábil e de confiança do imperador Augusto, o qual se fez muitas vezes representar por Mecenas como seu tribuno, orador, patrono e amigo pessoal para várias missões políticas.

Mais tarde aposentou-se e devotou todos os seus esforços a seu círculo literário famoso, que incluiu Horácio, Virgílio, e Propércio, patrocinando-os com amizade, bens materiais e protecção política. Aos seus protegidos provou ser um amigo e um patrono eficiente e generoso.

Na actualidade seu nome é o símbolo do patronato rico, generoso das artes. Assim o nome Mecenas tornou-se de nome próprio em nome comum. Assim hoje em dia um mecenas é uma pessoa que patrocina as artes, a ciência ou o ensino, muitas vezes com benefícios fiscais.

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Caio Cílnio Mecenas
Wikcionário
O Wikcionário tem o verbete mecenas.