Caixa de música

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde outubro de 2012). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

Sobre[editar | editar código-fonte]

Caixa de música

Uma caixa de música é um instrumento musical mecânico criado no século XIX.

A história da Caixa de Música, iniciou-se na Suíça, A primeira caixa de música tornou-se conhecida pelo nome de carrilon à musique. O mecanismo interior incluía um cilindro giratório com puas(que são esses "pitocos") colocadas de determinada maneira, de modo a porem em movimento as afiadas palhetas metálicas de um bastidor em forma de pente, este seria o modelo á cilindro, tendo também o modelo a disco.

Como funciona[editar | editar código-fonte]

No modelo à cilindro, é a posição de cada pua em relação ao cilindro que determina qual a palheta a ser tocada e quando. As notas repetidas rapidamente são obtidas através da afinação de mais que uma palheta na mesma nota, já que uma única palheta não teria tempo suficiente para voltar à sua posição de repouso e, voltar a ser imediatamente percutida. As puas alinhadas em fila sobre o cilindro percutirão sobre várias palhetas ao mesmo tempo, produzindo assim os acordes. A tonalidade de uma palheta é correspondente ao seu comprimento, ou seja, quanto mais comprida, mais grave é o som. A colocação das puas num cilindro requer grande habilidade, pois ritmo e afinação exigem uma posição correta e exata.

Veja também[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre instrumento musical é um esboço relacionado ao Projeto Música. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.