Cakile

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Text document with red question mark.svg
Este artigo ou secção contém uma ou mais fontes no fim do texto, mas nenhuma é citada no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações. (desde maio de 2012)
Por favor, melhore este artigo introduzindo notas de rodapé citando as fontes, inserindo-as no corpo do texto quando necessário.
Como ler uma caixa taxonómicaCakile
Eruca-marítima

Eruca-marítima
Classificação científica
Reino: Plantae
Divisão: Magnoliophyta
Classe: Magnoliopsida
Ordem: Brassicales
Família: Brassicaceae
Género: Cakile
Espécies
(lista incompleta)

Cakile arabica
Cakile constricta
Cakile edentula
Cakile geniculata
Cakile lanceolata
Cakile maritima

Cakile é um género botânico pertencente à família Brassicaceae. O género é nativo da Europa, Ásia e América do Norte, tendo a eruca-marítima (C. maritima) sido introduzida na América do Norte, disseminando-se tanto na costa oriental como na costa ocidental do Continente.

São plantas perenes com caules erectos ou decumbente (cresce em direção ao chão mas com a ponta que cresce para cima). As espécies mais comuns na Europa e na América do Norte têm o seu habitat em zonas costeiras e, mais especificamente, em dunas. As folhas são carnudas. As flores são variam tipicamente do malva pálido ao branco com pétalas de cerca de 1 cm de comprimento, muito similares ao do saramago, também da família das brassicáceas que também podem ocorrer nas mesmas regiões, devendo-se ter atenção às folhas e caules de modo a distingui-lo destas espécies.

Referências bibliográficas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre rosídeas, integrado no Projeto Plantas é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.