Calçados Azaleia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde julho de 2011). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Azaléia
Slogan Mulher brasileira. A grande inspiração da Azaléia.
Indústria Calçado feminina
Fundação 2 de dezembro de 1958
Fundador(es) Nestor Herculano
Arnaldo Luiz de Paula
Theno José Berlitz
Arnildo Lauck
Nelson Lauck
Sede Parobé
Rio Grande do Sul,  Brasil
Proprietário(s) Vulcabras-Azaleia
Presidente Milton Cardoso dos Santos
Produtos Sapatos femininos e sandálias
Website oficial www.azaleia.com.br

Calçados Azaléia S.A é um das maiores empresas de calçado do mundo, sediada em Itapetinga, na Bahia, possuindo também unidades de produção nos estados do Rio Grande do Sul e Sergipe, e unidades de representação comercial em todo o Brasil, nos Estados Unidos, na América Latina e na Europa, além de unidades comerciais próprias nos Estados Unidos da América, no Chile, na Colômbia e no Peru.

Passado e presente[editar | editar código-fonte]

Foi fundada no dia 2 de dezembro de 1958, a partir de uma ideia de Arnaldo Luís de Paula, Nelson Lauck e Arnildo Lauck no município de Parobé, no Rio Grande do Sul. A empresa nasceu com o nome de Berlitz, Lauck e Cia. Ltda., produzindo dez pares de calçados femininos ao final do primeiro dia. No início, a empresa instalou-se em um barracão de madeira alugado, antiga cancha de bolão desativada, contando com o trabalho dos sócios e suas esposas.

Hoje, a empresa é uma das maiores indústrias de calçados do mundo, fabricando, atualmente, 460 mil pares de calçados por dia e contando com mais de trinta e cinco mil colaboradores. A Calçados Azálea exporta cerca de 18% da sua produção para mais de oitenta países e está presente em mais de quinze mil pontos-de-venda no Brasil e, aproximadamente, em três mil pontos-de-venda espalhados entre os cinco continentes.

Em 2011 a fábrica demitiu cerca de 800 funcionários e encerrou a produção de Parobé com o fechamento da fábrica. O motivo segundo a direção, seria a concorrência com os importados. A fábrica estava instalada na cidade há 50 anos.

Marcas[editar | editar código-fonte]

Femininas
  • Azaléia
  • Dijean
  • Tenis Iris
  • AZ
Infantis
  • Funny
Esportivas
Chinelos
  • Opanka

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]