Calças

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Calças

Designa-se por calças a peça de roupa que cobre as pernas, da linha de cintura até perto do calcanhar. Para ser considerado um par de calças, o tecido tem que alcançar abaixo do joelho da perna, frequentemente até ao calcanhar. Se alcança apenas por cima do joelho diz-se que a vestimenta é uma bermuda. A generalidade das calças dispõe à frente de uma abertura designada braguilha.

Existem diversos tipos de tecidos para a fabricação desse produto, como o linho, o algodão, a ou o poliéster, ou ainda combinações de vários destes materiais.

Há várias formas de prender as calças à cintura, ou de segurá-las em posição:

A História[editar | editar código-fonte]

Especulasse que a calça foi inventada na China há 3400 anos.[1]

Bragas[editar | editar código-fonte]

Os gauleses, um povo que vivia na Europa, nomeadamente no Norte de Portugal, na Galiza, em Espanha, na Gália, em França e parte da Bélgica, e que davam grande importância à aparência e ao asseio adotaram para uso diário as bragas, tipo de ancestrais das calças[2] ou das ceroulas.

Jeans[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Jeans

Anos 1970[editar | editar código-fonte]

Na década de 1970 as calças sofreram bastantes alterações, uma vez que eram usadas coladas na altura das coxas e mais soltas na altura das canelas, no homem eram usadas assim como na mulher com o cós alto.

Nesse período surgiram as calças boca de sino, que logo viraram febre no mundo inteiro. Hoje essa peça é conhecida como calça flare e está no guarda roupas das mulheres mais descoladas.

Anos 1980[editar | editar código-fonte]

Nos anos 1980 as calças vieram com novidades, para as mulheres vieram mais coloridas e soltas, podendo ir somente até a altura do tornozelo, para o homem vieram mais neutras.

Anos 1990[editar | editar código-fonte]

Na década de 1990 as calças continuaram com as tendências coloridas, porém tanto para o homem quanto para a mulher vieram calças mais despojadas e leves, rasgadas na altura dos joelhos e podendo dar o reflexo da sociedade juvenil da época.

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre vestuário ou moda é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.