Calau-de-monteiro

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Como ler uma infocaixa de taxonomiaCalau-de-monteiro

Estado de conservação
Espécie pouco preocupante
Pouco preocupante
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Bucerotiformes
Família: Bucerotidae
Género: Tockus
Espécie: T. monteiri
Nome binomial
Tockus monteiri
Hartlaub, 1865
Distribuição geográfica

O calau-de-monteiro ou calau-de-namibe (Tockus monteiri) é um calau africano [1], que habita zonas de savana do noroeste da Namíbia e sudoeste de Angola. Tem uma população estimada de 340,000 indivíduos e o seu estado de conservação não merece preocupação.

O calau-de-monteiro é uma ave de médio porte, com 54 a 58 cm de comprimento. A sua plumagem é branca na barriga, cinzenta-escura na cabeça, dorso e pescoço. As asas são também cinzentas, com manchas brancas e penas de vôo secundárias também brancas. A cauda é longa, cinzenta no meio e branca nos lados. As fêmeas são um pouco menores que os machos e distinguem-se pela pele facial azul-turquesa. O bico é a característica mais distintiva da espécies, muito grande e espesso, ligeiramente encurvado e vermelho-alaranjado.

Tem hábitos solitários, mas por vezes pode ser encontrado em bandos, especialmente em torno de boas fontes de alimentação. O calau-de-monteiro está muito bem adaptado ao seu ambiente árido e não necessita de beber com frequência. Por oposição à maioria das espécies da sua família, que são omnívoras, este calau alimenta-se exclusivamente de insectos e outros pequenos artrópodes, que apanha ao nível do solo.

A época de reprodução decorre entre Fevereiro e Março, apenas em anos com uma boa estação das chuvas. Neste período, o calau-de-monteiro migra até ao extremo sul da sua distribuição, na área de Windhoek, onde constrói ninhos em buracos de árvore ou nichos rochosos. Cada postura contém entre 3 e 5 ovos. Como na maioria dos calaus, a fêmea realiza a incubação sozinha, selada no ninho por uma parede de lama e é alimentada pelo macho durante cerca de três semanas.

Referências

  1. «Os Nomes Portugueses das Aves do Mundo» (PDF). europa.eu. 20 de junho de 2021. Consultado em 10 de julho de 2023 


O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Calau-de-monteiro