Calgary

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde novembro de 2016). Por favor, adicione mais referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Calgary

City of Calgary

—  Cidade  —
Pontos turísticos de Calgary
Pontos turísticos de Calgary
Bandeira de Calgary
Bandeira
Apelido(s): Cowtown, Stampede City, Sandstone City, Heart of The New West [1]
Calgary está localizado em: Alberta
Calgary
Localização de Calgary na província de Alberta
Calgary está localizado em: Canadá
Calgary
Localização de Calgary no Canadá
Coordenadas 51° 02' 42" N 114° 03' 26" O
País  Canadá
Província  Alberta
Fundado em 1875
Incorporado em 1894
Administração
 - Prefeito Naheed Nenshi
 - Orgão Governante Conselho Municipal de Calgary
Área (2011)[2][3]
 - Cidade 825,29 km²
 - Urbana 704.51 km²
 - Metro 5,107.55 km²
População (2011)[2][4]
 - Cidade 1 096 833
    • Densidade 1,329.0/km2 
 - Urbana 1 095 404
    • Densidade urbana 1,554.8/km2 
 - Metro 1 214 839
    • Densidade metro 237.9/km2 
Gentílico: Calgariano(a)
Fuso horário MST (UTC-7)
 - Horário de verão MDT (UTC-6)
Código postal T1Y, T2A a T3S
Código de área 403, 587, 825
Sítio www.calgary.ca

Calgary é terceira cidade mais populosa do Canadá, a mais populosa da província de Alberta, e a quinta região metropolitana mais populosa do país. Localiza-se no sul da província, a cerca de 80 quilômetros a leste das Montanhas Rochosas. Sua população é de 1 096 833 habitantes, no censo de 2011, e a população da região metropolitana é de 1 214 839 habitantes.[2][3] Fundada em 1875, Calgary é atualmente um centro financeiro e comercial, onde estão localizadas as sedes das principais empresas petrolíferas do Canadá, a economia de Calgary inclui atividades que abrangem os setores de energia, serviços financeiros, cinema e televisão, transporte e logística, tecnologia, manufatura, aeroespacial, saúde e bem-estar, varejo e turismo.[5] Em 1988, Calgary tornou-se a primeira cidade do Canadá a sediar os Jogos Olímpicos de Inverno.[6]

História[editar | editar código-fonte]

Até o século XIX[editar | editar código-fonte]

Antes de ser habitada por europeus, a região onde localiza-se a cidade de Calgary anteriormente era habitada por nativos americanos da tribo blackfoot, cuja presença data de ao menos 9000 a.C. Em 1787, o cartógrafo David Thompson passou o inverno com um bando de nativo americanos peigan, acampados ao longo do Rio Bow. Este foi o primeiro registro de um europeu a passar na região. Já por volta de 1860, colonizadores passaram a caçar búfalos e a vender whiskey, ilegalmente, na região.

Calgary foi fundada como Fort Brisbois, sendo renomeada Fort Calgary em 1876. O assentamento foi criado pelo governo canadense, como uma medida de proteção dos campos canadenses de comerciantes americanos ilegais de whiskey na região.

A Canadian Pacific Railway alcançou Calgary em 1883 (enquanto esta era construída do leste canadense em direção à costa pacífica). O governo canadense, buscando povoar a região central do país, escassamente povoada, ofereceu terra livre a quaisquer pessoas ou famílias, desde que elas cultivassem a terra por um certo período de tempo. Isto atraiu muitas pessoas, especialmente imigrantes dos Estados Unidos, e em menor escala, escoceses e irlandeses. Vários chineses, que faziam boa parte da força de trabalho que construíram a ferrovia, também instalaram-se no assentamento, que se tornou a primeira cidade dos Territórios do Noroeste em 1894. Tinha, então, cerca de 39 mil habitantes.

Século XX[editar | editar código-fonte]

Com o desenvolvimento da pecuária e da plantação de trigo, incentivada pela ferrovia transcontinental que cortava a cidade, Calgary cresceu. Em 1912, quatro vaqueiros organizaram um festival de rodeio. Eles chamaram este evento como Calgary Stampede, que logo tornou-se um evento anual na cidade.

Petróleo fora sido descoberto em Alberta em 1914, mas foi somente na década de 1960, com a descoberta de grandes reservas na província, foi que o petróleo tornou-se a principal fonte de renda de Alberta, bem como de Calgary. Então, a cidade já possuía cerca de 325 mil habitantes, em 1974, e com o grande crescimento econômico propiciado pelo petróleo, a população da cidade cresceu para aproximadamente 647 mil habitantes em 1987.

História recente[editar | editar código-fonte]

Com o setor de energia empregando uma grande população, as consequências da crise econômica no início dos anos 1980 foi significativa, e a taxa de desemprego acabou disparando.[7] No final da década, a economia estava em recuperação, rapidamente percebeu-se que a cidade não podia dar tanta ênfase ao petróleo e ao gás, e a cidade tornou-se desde então muito mais diversificada, tanto econômica quanto culturalmente. O período durante esta recessão marcou a transição de Calgary, de uma simples cidade de tamanho relativamente ínfimo em um importante centro cosmopolitano e diverso. Esta transição culminou na cidade que acabou hospedando os primeiros Jogos Olímpicos de Inverno do Canadá em 1988.[8] E o sucesso destes jogos[9] colocou a cidade no estágio do mundo.

Graças, em parte, à escalada dos preços do petróleo, a economia de Calgary e da província de Alberta estava crescendo aceleradamente até o final de 2009, e a região de quase 1,1 milhão de habitantes passou a ser dona da economia de mais rápido crescimento no país.[10] Enquanto as indústrias de petróleo e gás continuaram como uma parte importante da economia, a cidade tem investido muito em outras áreas, como o turismo e na alta tecnologia de fabricação. Mais de 3,1 milhões de turistas visitam a cidade anualmente[11] por seus muitos festivais e atrações, especialmente a Calgary Stampede que é considerado o maior rodeio do mundo. As localidades próximas da montanha como Banff, Lago Louise, e Canmore estão tornando-se cada vez mais populares para os turistas, o que acaba trazendo mais turistas para Calgary. Outras indústrias modernas incluem a de fabricação de luz, alta tecnologia, cinema, comércio eletrônico, transporte e serviços.

Inundações generalizadas em todo o sul de Alberta, com o transbordamento dos rios Bow e Elbow, forçaram a evacuação de mais de 75.000 moradores da cidade em 21 de junho de 2013 e deixaram grandes áreas da cidade, incluindo o centro, sem energia.[12][13]

Centro de Calgary em 2010.

Geografia[editar | editar código-fonte]

Mapa de Calgary.

Calgary está localizada aos pés das Montanhas Rochosas, que estão localizadas a apenas 80 quilômetros da cidade. Com isto, a altitude de Calgary é alta, de aproximadamente mil metros no centro financeiro da cidade, e de 1 084 metros no seu aeroporto. Dois rios cortam a cidade: o Rio Bow, que corta a cidade no sentido oeste - sul, e o Rio Elbow, que corta a cidade no sentido sul - norte e desembocando eventualmente no Rio Bow.

O clima e o tempo em Calgary são altamente instáveis, embora a cidade possua uma reputação pelos seus invernos muito frios. A instabilidade do tempo provém do choque de duas frentes, uma polar fria, vinda do norte, e outra, quente, vinda do sul. Além disso, os ventos de Chinook, secos e amenos, que vêm do Oceano Pacífico, aumentam a temperatura da cidade em cerca de 20°C, no inverno, e podem durar vários dias.

No verão, Calgary possui temperaturas máximas de 20°C a 25°C, com médias de 16°C. No inverno, máximas de -5°C a 5°C, mínimas de -20°C a -10°C, e média de -9°C. A taxa precipitação média anual de chuva é de 32 centímetros, e a taxa precipitação média anual de neve é de 126 centímetros.

Administração[editar | editar código-fonte]

Calgary é administrada por um prefeito e um Conselho municipal. Os habitantes da cidade elegem o prefeito para mandatos de quatro anos de duração. Calgary está dividida em 14 distritos (wards). Os eleitores de cada distrito elegem um representante para atuação no Conselho municipal, para mandatos de quatro anos de duração.

Cerca de 60% da receita do orçamento da cidade é gerada através de impostos e licenças comerciais e de propriedades. O restante provém de verbas fornecidas pelo governo de Alberta.

Demografia[editar | editar código-fonte]

Cerca de metade da população da cidade possui algum grau de ascendência inglesa. Norte-americanos, escoceses e irlandeses instalaram-se na região entre no começo do século XX, atraídos pela promessa de terra fácil, muitos instalando-se em Calgary; bem como chineses, que trabalharam em minas e construção de ferrovias na Colúmbia Britânica, muitos dos quais instalaram-se entre 1890 a 1920.

Com o fim da Segunda Guerra Mundial, em 1945, muitos europeus que imigraram para o Canadá escolheram a cidade para instalarem-se, tais como Holandeses, franceses, alemães e escandinavos. Chineses compõem o maior grupo étnico não-branco da cidade; outras minorias expressivas são indianos, filipinos e negros.

Economia[editar | editar código-fonte]

Suncor Energy, uma das maiores empresas canadenses especializadas na produção de petróleo sintético a partir de areias betuminosas.

Calgary é uma cidade rica, é a líder canadense no setor de petróleo e gás, bem como líder na expansão econômica.[14] A elevada renda pessoal e familiar,[15][16] o baixo desemprego e o elevado PIB per capita[17] foram beneficiados com o aumento das vendas e dos preços devido a um boom econômico[18] e também ao aumento da diversificação econômica.

Calgary se beneficia de um mercado de trabalho relativamente forte na província de Alberta, e faz parte do Corredor Calgary–Edmonton, uma das regiões de mais rápido crescimento no país. Calgary é a sede de muitas das principais empresas de petróleo e gás do Canadá, e muitas empresas de serviços financeiros cresceram em torno delas. Os níveis das empresas de pequeno porte e do trabalhador autônomo estão igualmente entre os mais elevados do Canadá.[19] É também um grande centro de distribuição e de transporte, com vendas de varejo elevadas.[20][21]

A economia de Calgary está cada vez mais dominada pela indústria de petróleo e gás, embora ainda seja o maior contribuinte para o PIB da cidade. Em 2006, o PIB real de Calgary (em dólares constantes de 1997) foi de C$ 52,386 bilhões, dos quais o petróleo, gás e a mineração contribuíram com 12%.[22] As maiores companhias de petróleo e gás são as empresas: BP Canada, a Canadian Natural Resources Limited, a Cenovus Energy, a Encana, a Imperial Oil, a Suncor Energy, a Shell Canada, a Husky Energy, a TransCanada e a Nexen, tornando a cidade a localização de 87% dos produtos de petróleo e gás natural do Canadá e 66% dos produtos de carvão.[23]

Força de trabalho (2006)[24]
Taxa Calgary Alberta Canadá
Emprego 72.3% 70.9% 62.4%
Desemprego 4.1% 4.3% 6.6%
Participação 75.4% 70.9% 66.8%

A partir de 2010, a cidade tinha uma força de trabalho de 618.000 trabalhadores (uma taxa de participação de aproximadamente 74,6%) e taxa de desemprego de 7,0%.[25][26] Em 2006, a taxa de desemprego era de apenas 3.2% e estava entre a mais baixa das principais cidades do Canadá.[27]

Em 2010 a Indústria "Profissional, Técnica e de Gestão" representou mais de 14% do emprego e as áreas de "Arquitetura, Engenharia e Serviços de Design" e "Gestão, Serviços Científicos e Técnicos" obtiveram níveis de emprego muito superiores aos

Emprego por setor de atividade[28]
Indústria Calgary Alberta
Agricultura 6.1% 10.9%
Fabricação 15.8% 15.8%
Comércio 15.9% 15.8%
Finanças 6.4% 5.0%
Saúde e educação 25.1% 18.8%
Serviços empresariais 25.1% 18.8%
Outros serviçoes 16.5%

níveis canadenses. Embora o Comércio empregue 14,7% da força de trabalho, sua porcentagem do emprego total não é maior do que a média canadense. Os níveis de emprego são ambos bastante elevados, excedem as médias canadenses e cresceram 16% entre 2006 e 2010. Os serviços de saúde e assistência social, que representam 10% do emprego, cresceram 20% nesse período.[29][30] Em 2006, os duas maiores empregadoras do setor privado em Calgary foram a Shaw Communications (com 7.500 funcionários) e a New Chemicals (com 4.945).[31]

No Canadá, Calgary tem a segunda maior concentração de sedes empresarias no Canadá (atrás de Toronto), a maioria das sedes per capita e a maior receita por habitante da sede.[32][33]

Educação[editar | editar código-fonte]

Transportes[editar | editar código-fonte]

Transporte público[editar | editar código-fonte]

O sistema de transporte público, é operado pelo Calgary Transit, que opera uma malha eficiente de 160 linhas de ônibus na cidade, além de duas linhas de light rail, que possuem um total de 42,1 quilômetros.

Vias públicas[editar | editar código-fonte]

Um sistema eficiente e bem mantido de ruas e avenidas cortam a cidade, embora poucas vias expressas cortem a cidade.

Calgary possui um total de 400 quilômetros de linhas designadas a ciclistas, além de outros 200 quilômetros de vias especialmente planejadas para ciclistas. Com isto, incentivam os habitantes da cidade a caminharem ou a usarem bicicletas para irem ao trabalho, à escola e a outros destinos.

Um sistema de 16 quilômetros de vias elevadas, de uso exclusivo para pedestres, é o mais extenso do mundo do gênero, com seus 16 quilômetros de comprimento, conectando diversos edifícios, restaurantes, shopping centers e lojas espalhadas pela cidade.

Aeroporto[editar | editar código-fonte]

O Aeroporto Internacional de Calgary é o terceiro aeroporto mais movimentado do Canadá, em número de pousos e decolagens, e quarto em número de passageiros. Diversas linhas aéreas conectam Calgary com as principais cidades do país, bem como a um número de destinos internacionais, primariamente nos Estados Unidos.

Atrações e Turismo[editar | editar código-fonte]

A Baixa de Calgary.

O centro de Calgary compreende uma grande variedade de bares, lojas, restaurantes, centros comerciais, atividades culturais e praças públicas como a Olympic Plaza. Atracções turísticas na baixa incluem o Zoo de Calgary, o Mundo da Ciência, o Centro de Convenções, a Chinatown, o Museu Glenbow, a Calgary Tower, a Galeria de Arte de Calgary, e o Centro para as Artes Cénicas EPCOR. Com 1.01 ha, os Jardins de Devonian são um dos maiores parques interiores urbanos do mundo. No centro também fica o Parque de Prince's Island. A "17 Avenue" é conhecida pelos seus muitos bares, restaurantes, lojas e boates. Também conhecida é a "Stephen Avenue", uma rua de pedestres, conhecida pelas suas muitas lojas e pelas suas "árvores" de aço.

As atracções na parte oeste da cidade incluem o Heritage Park Historic Village, ilustrando a vida em Alberta antes de 1914 e que compreende veículos históricos ainda em funcionamento, como a locomotiva a vapor. A própria aldeia compreende uma mistura de réplicas de edifícios antigos e de estruturas históricas, realocadas, vindas de várias partes do sul de Alberta. Outras grandes atrações da cidade incluem o Canada Olympic Park {e Calçada da Fama Olímpica do Canadá), o parque de diversões Calaway Park, o centro equestre de Spruce Meadowse o Circuito de Calgary.

O de Calgary pode ser facilmente reconhecida pelo seu grande aglomerado de arranha-céus visto a uma longa distância. Algumas destas estruturas, como a Calgary Tower e a Pengrowth Saddledome são símbolos únicos de Calgary. No total, há 10 torres de escritórios que tem 150 metros (com uma média de 40 andares) ou mais. O mais alto destes é o Petro-Canada Centre, que é a mais alta torre de escritórios no Canadá, fora de Toronto. As Torres de Bankers Hall são também as mais altas torres gêmeas do Canadá. Em 2007, Calgary tinha 220 arranha-céus completos, 21 em construção, 13 aprovados para construção, e mais 10 propostos.

Para ligar os vários edifícios de escritórios na cidade, a cidade tem também a mais extensa rede de skyway (pontes pedrestes, elevadas que ligam, por exemplo 2 edifícios) no mundo, chamada oficialmente + 15. O nome deriva do fato de as pontes habitualmente estarem a 15 pés (4.6 metros) acima do solo.

Um dos eventos mais importantes da cidade[editar | editar código-fonte]

Calgary Stampede.

Com o desenvolvimento da pecuária e da plantação de trigo, incentivada pela ferrovia transcontinental que cortava a cidade, Calgary crescia. Em 1912 quatro vaqueiros organizaram um rodeio, o qual chamaram de Calgary Stampede, que em seguida tornou-se um evento anual na cidade.

Hoje o famoso Calgary Exhibition and Stampede, realizado todos os anos na primeira quinzena de julho, é conhecido como o maior rodeio do mundo. O evento reúne peões de diferentes países em competições de montaria e laço. Eles disputam um prêmio total no valor de 775 mil dólares canadenses. O primeiro lugar, inclusive, já foi conquistado pelo brasileiro Adriano Moraes em 1994.

O rodeio pode fazer o visitante brasileiro lembrar da conhecida Festa do Peão de Boiadeiro, que acontece em Barretos, no interior de São Paulo. E o estilo da região oeste canadense, sem dúvidas vai fazer lembrar da região Centro-Oeste do Brasil. Além das concorridas competições do rodeio, durante o Calgary Exhibition and Stampede o turista pode se divertir no Stampede Cassino.

Outra atração é o parque de exposições de Stampede, o Stampede Park, que fica aberto para visitação durante o ano inteiro. Mesmo que a visita à cidade seja fora da festa dos cowboys, vale a pena incluir o parque no programa. Lá estão pistas de corridas de cavalo, rinks de hóquei sobre o gelo, instalações para eventos e feiras.

Esportes e lazer[editar | editar código-fonte]

Em grande parte devido à sua proximidade com as Montanhas Rochosas, Calgary tem sido tradicionalmente um destino popular para esportes de inverno. Desde a realização dos Jogos Olímpicos de Inverno de 1988, a cidade também foi o lar de uma série de grandes instalações esportivas de Inverno, como o Parque Olímpico do Canadá (bobsleigh, luge, esqui cross-country, salto de esqui, esqui alpino, snowboard e alguns esportes de verão) e O Oval Olímpico (patinação de velocidade e hóquei). Essas instalações servem como os locais de treinamento primário para um número de atletas competitivos. Além disso, o Canada Olympic Park serve como uma trilha para bicicletas até as montanhas nos meses de verão.

No verão, o Rio Bow é muito popular entre os pescadores. O Golfe é também uma atividade extremamente popular para os Calgarianos e a região tem um grande número de cursos.[carece de fontes?]

Estádio Scotiabank Saddledome em Calgary.

Calgary foi sede do Festival Mundial de Esqui Aquático de 2009 em Agosto, o festival ocorreu no Clube de Esqui Aquático Predator Bay, a cerca de 40 km ao sul da cidade.[carece de fontes?]

Como parte da mais ampla competição de Alberta, as equipes esportivas da cidade desfrutam de uma rivalidade popular com seus homólogos de Edmonton, principalmente as rivalidades principalmente no Hóquei.[carece de fontes?]

Jogo de hóquei entre os times de Calgary e Montreal.

Em 1997, Calgary hospedou o World Police and Fire Games, que hospeda mais de 16.000 atletas de todo o mundo.

Equipes de esportes profissionais

Clube Liga Local Ano Campeonatos
Calgary Stampeders Canadian Football League Estádio McMahon 1945 7
Calgary Flames National Hockey League Scotiabank Saddledome 1980 1
Calgary Roughnecks National Lacrosse League Scotiabank Saddledome 2001 2

Equipes de esportes semi profissionais

Clube Liga Local Ano Campeonatos
Calgary Stampeders Canadian Football League Estádio McMahon 1945 7
Cerimônia de Premiação para a Copa Enbridge, um elemento do Torneio Nacional Spruce Meadows em 2005.

Em Calgary existem aproximadamente 20 mil hectares de parques disponíveis para o uso público e lazer.[34] Estes parques incluem o Fish Creek Provincial Park, Santuário de pássaros Inglewood, Bowness Park, Edworthy Park, Parque da Confederação, Prince's Island Park, Nose Hill Park e Central Memorial Park. Nose Hill Park é um dos maiores parques municipais no Canadá, o parque foi submetido a um plano de revitalização que começou em 2006. Seu sistema de trilha atualmente está sendo submetido a reabilitação de acordo com este plano.[35][36] O parque o mais velho em Calgary é o Central Memorial Park, remonta a 1911. Similar ao parque do Nose Hill, a revitalização ocorreu também no Central Memorial Park em 2008-2009 e foi reaberto ao público em 2010 enquanto ainda mantendo seu estilo vitoriano.[37] Um sistema de percurso de 800 km conecta esses parques e vários bairros.[38][39]

Filhos ilustres[editar | editar código-fonte]

Calgary também é internacionalmente conhecida por ser a cidade natal da família Hart, tradicional no meio do WWE, destacando-se, principalmente, Bret Hart e Owen Hart, filhos do patriarca Stu Hart, que mantinha um dojô na cidade para treinamento de lutadores conhecido como "The Dungeon".

Também é conhecida por ser cidade natal da estrela Elisha Cuthbert, que ganhou fama internacional por interpretar "Kim Bauer" na série "24 horas".

Cidades vizinhas[editar | editar código-fonte]

Norte:
Airdrie
Oeste: Cochrane
Norte
Oeste  Calgary  Leste
Sul
Leste: Strathmore
Sul:
Okotoks

Cidades-irmãs[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
O Commons possui imagens e outras mídias sobre Calgary

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. Eric Volmers (May 13, 2012). «Alberta's best in TV, film feted at Rosies». Calgary Herald Postmedia Network [S.l.] Arquivado desde o original em June 17, 2012. Consultado em January 3, 2015. 
  2. a b c «Population and dwelling counts, for Canada, provinces and territories, and census subdivisions (municipalities), 2011 and 2006 censuses (Alberta)». Statistics Canada. February 8, 2012. Consultado em February 8, 2012. 
  3. a b «Population and dwelling counts, for census metropolitan areas, 2011 and 2006 censuses». Statistics Canada. February 8, 2012. Consultado em February 8, 2012. 
  4. «Census Profile: Calgary, Alberta (Population Centre)». Statistics Canada. February 1, 2012. Consultado em May 6, 2012. 
  5. «Calgary Industries». Calgary Economic Development. 
  6. Calgary Public Library. «Calgary Timeline». Arquivado desde o original em August 20, 2007. Consultado em June 28, 2007. 
  7. University of Calgary (1998). «Calgary's History 1971–1991». Arquivado desde o original em June 1, 2007. Consultado em June 28, 2007. 
  8. Calgary Public Library. «Calgary Timeline». Arquivado desde o original em August 20, 2007. Consultado em June 28, 2007. 
  9. Staff. «The Winter of '88: Calgary's Olympic Games» CBC Sports [S.l.] Consultado em September 1, 2011. 
  10. The Conference Board of Canada (2005). «Western cities enjoy fastest growing economies». Arquivado desde o original em October 12, 2007. Consultado em March 7, 2007. 
  11. Alberta Tourism (2004). «Tourism in Calgary and Area; Summary of Visitor Numbers and Revenue» (PDF). Arquivado desde o original (PDF) em May 25, 2006. Consultado em January 6, 2006. 
  12. ,. «LIVE: Stampede confirms 101st edition will go ahead». www.calgaryherald.com. 
  13. «Alberta flooding claims at least 3 lives». cbc.ca [S.l.: s.n.] June 22, 2013. 
  14. [1][ligação inativa]
  15. «State of the West 2010: Western Canadian Demographic and Economic Trends» (PDF) (PDF). Canada West Foundation. 2010. pp. 65 & 102. Arquivado desde o original (PDF) em July 14, 2011. Consultado em February 27, 2014. 
  16. «Calgary Economy». Calgary Herald. Consultado em August 29, 2011. 
  17. «GDP per capita». Tableaudebordmontreal.com. Arquivado desde o original em November 28, 2010. Consultado em August 29, 2011. 
  18. [1][ligação inativa]
  19. «Calgary Economy». Calgary Herald. Consultado em August 29, 2011. 
  20. «Transportation & Logistics». Calgary Regional Partnership. Consultado em March 6, 2014. 
  21. «Calgary Economy». Calgary Herald. Consultado em August 29, 2011. 
  22. Calgary Economic Development (2006). «Real GDP by Industry: Calgary Economic Region, 2006». Arquivado desde o original em July 22, 2011. Consultado em March 12, 2007. 
  23. Alberta First (2007). «Calgary». Arquivado desde o original em October 13, 2007. Consultado em March 12, 2007. 
  24. «2006 Community Profiles Census Subdivision». Statistics Canada. Consultado em January 24, 2012. 
  25. Calgary Economic Development (2006). «Labour Force / Employment». Arquivado desde o original em July 22, 2011. Consultado em March 12, 2007. 
  26. [2][ligação inativa]
  27. «Labour Force Characteristics, Population 15 Years and Older, by Census Metropolitan Area». Statistics Canada. 2006. Arquivado desde o original em March 8, 2007. Consultado em March 9, 2007. 
  28. "Calgary Community Profile". Statistics Canada. 2002. 2001 Community Profiles. Released June 27, 2002. Last modified: November 30, 2005. Statistics Canada Catalogue no. 93F0053XIE
  29. [1][ligação inativa]
  30. [3][ligação inativa].
  31. «Top Calgary Employers». Calgary Economic Development. April 2006. Arquivado desde o original em August 21, 2013. Consultado em March 6, 2014. 
  32. «State of the West 2010: Western Canadian Demographic and Economic Trends» (PDF) (PDF). Canada West Foundation. 2010. pp. 65 & 102. Arquivado desde o original (PDF) em July 14, 2011. Consultado em February 27, 2014. 
  33. «Calgary Economy». Calgary Herald. Consultado em August 29, 2011. 
  34. Parks (2011-03-07). «Calgary Parks» (em inglês). www.calgary.ca. Consultado em 2016-11-14. 
  35. Parks (2011-01-11). «Nose Hill Park» (em inglês). www.calgary.ca. Consultado em 2016-11-14. 
  36. Parks (2010-11-15). «Nose Hill Park Trail and Pathway improvement plan» (em inglês). www.calgary.ca. Consultado em 2016-11-14. 
  37. Parks (2010-11-03). «Parks history» (em inglês). www.calgary.ca. Consultado em 2016-11-14. 
  38. Parks (2011-03-07). «Calgary Parks» (em inglês). www.calgary.ca. Consultado em 2016-11-14. 
  39. City of Calgary. «Calgary Pathways & Bikeways Map» (PDF). Consultado em January 25, 2011.