Calimantã Meridional

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Mapa da Indonésia mostrando a localização da província de Calimantã Meridional

Calimantã Meridional[1] (em indonésio Kalimantan Selatan, frequentemente abreviado como Kalsel) é uma província da Indonésia. É uma das quatro províncias indonésias na ilha de Bornéu. A capital é Banjarmasin. Inclui também ilhas adjacentes, como Laut.

De acordo com o censo realizado em 2000, a província conta com uma população de 2.970.000 habitantes.

Regências[editar | editar código-fonte]

Existem 11 regências em Calimantã Meridional, listadas abaixo com suas respectivas capitais:

Há ainda uma “cidade administrativa” chamada Banjarbaru.

História[editar | editar código-fonte]

Inicialmente South Calimantã fez parte de Calimantã Central durante os primeiros anos após a independência da Indonésia. Contudo, em virtude da política governamental de incentivo à migração de grande número de pessoas da ilha de Java para Calimantã, houve confrontos religiosos entre os imigrantes javaneses, os quais são majoritariamente muçulmanos com o povo nativo Dayak, cuja religião majoritária é o cristianismo. Devido a esse problema , o governo teve que separar a antiga província de Calimantã Central em duas: Calimantã Central para os Dayaks cristãos e Calimantã do Sul, onde a maioria dos javaneses muçulmanos reside.

Referências

  1. Correia, Paulo (Outono de 2019). «Um década de nova toponímia» (PDF). a folha - Boletim da língua portuguesa nas instituições europeias. N.º 61. pp. 7–13. Consultado em 17 de janeiro de 2020 
Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia da Indonésia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.